quinta-feira, dezembro 04, 2008

4 de Dezembro

Imagem: www.psd.pt

28 anos depois continua por saber toda a verdade sobre Camarate.
Pese embora a sabedoria popular,logo no dia,não tivesse a minima duvida que se tratara de um atentado.
É também essa a minha convicção.
Sempre foi.
E o muito que tenho lido sobre o assunto,nomeadamente quando integrei uma das comissões parlamentares de inquérito,só reforça essa convicção.
O lider morreu em Camarate mas ficou a obra e o exemplo.
Do político e do Homem.
E esse é um património a que o PSD deve recorrer sempre nos seus momentos mais dificeis.
Como o actual.
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

Embora me inclinasse, como a maioria, para a tese do atentado, a verdade é que há acidentes. As minhas dúvidas ficaram esclarecidas quando o ministério público decidiu não investigar, boicotar a investigação e 'melhor' já tinha as conclusões antes da investigação.

O sistema que hoje se vê implantado tinha de acabar com pessoas como Sá Carneiro que queriam um Portugal culto e rico e não esta miséria de analfabetos em que os republicanos, socialistas e laicos transformaram o rectãngulo.

'Republicanos, socialistas e laicos' do PS e do PSD. Afinal basta ver a ganga de interesses que aparece nas notícias. A vergonha desapareceu completamente e nem lhes interessa se o povinho sabe. Sim, porque o povo é estúpido, mas não tanto...

Luis Melo disse...

Não partilho da sua opinião quanto á causa da quedo do avião.

Até prova em contrário, quero acreditar que se tratou de um acidente.

Mas Sá Carneiro deixou a sua marca. Portugal soltou-se de uma eventual "ditadura militaro-comunista" por causa dele.

Concordo quando diz que devemos sempre, em momentos dificeis, recordar o que foi, quem foi, o que fez, o que pensava, o que dizia Francisco Sá Carneiro

Anónimo disse...

Olá Luis,
Escreve-lhe o amigo Ricardo. Deixo a seguir, um pequeno texto sobre Camarate que escrevi em 30 de Outubro do ano de 2007:
"
CAMARATE!
Francisco Sá Carneiro desapareceu tinha eu um ano e meio de vida, e penso que devo ter começado a ser do PPD/PSD, quando ainda muito criança via em cima da secretária do meu pai, uma pequena estatueta de gesso e perguntava quem era aquele senhor.
Era uma estatueta de Francisco Sá Carneiro.
Já muito adolescente, e numa altura em que devorava livros sobre política, e tentei buscar pedaços da história que não tinha tido oportunidade de viver (principalmente o inicio dos anos 70, a revolução, o período que se seguiu até ao 25 de Novembro, e todo esse período sofro até aos governos do Prof. Cavaco Silva), fascinei-me com a personalidade, carácter e pensamento político do fundador do PPD.
Este fim-de-semana encontrei um livro antigo de Augusto Cid sobre Camarate, que desfolhei tendo lido partes desse trabalho, dei comigo a pensar, como é que tantos anos volvidos este terrível crime continua por julgar.
Tomei conhecimento através dos jornais, que José Sá Fernandes em nome das famílias das vítimas, pediu ao Governo e à Assembleia da República a procura de um local onde fosse reunido todo o espólio existente, criando assim um Museu sobre Camarate.
São dezenas de volumes de processos judiciais (já com documentos deteriorados devido às deficientes condições de arquivo do Tribunal de Loures), relatórios das comissões de inquérito, destroços do avião (que se encontram num hangar do aeroporto de Lisboa), filmes, radiografias das exumações.
Não compreendo, talvez até por falta de estudo do problema, por falta de acesso a mais elementos, também por falta de tempo ao qual uma vida profissional intensa e necessariamente compatibilizada com as funções de autarca não será alheia.
Volvidos todos estes anos e depois do desenvolvimento exponencial da ciência forense, depois do aparecimento de novos procedimentos e novas técnicas no estudo de acidentes de aviação, que fazem com que seja quase sempre possível esclarecer com grande minúcia as causas pelas quais os aviões caem, aparece uma pergunta:
- Porque é que não há investigações mais profundas sobre este capítulo, porque é que não vêem a Portugal grandes especialistas internacionais fazerem um trabalho profundo, minucioso, isento, coordenando disciplinas, visando conclusões que até hoje não apareceram.
Passou já muito tempo, mas talvez esse tempo nos tenha traduzido os mecanismos capazes de explicarem, o que verdadeiramente se passou na noite de 04 de Dezembro de 1980.
Para quando o julgamento de Camarate ?
Ricardo Campos , 30/10/2007
"

Rui Rodrigues disse...

O PSD precisava de outro Sá Carneiro.
Grande politico,grande estadista e Homem de valores.
Sem medos,sem tabus,sempre pensando em Portugal.
Quando nos lembramos dele e olhamos para a actualidade só apetece chorar.
De raiva.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Para mim foi atentado.
Caro Luis:
como sabe penso de ourtra forma quanto á queda do avião.
Mas da mesma quanto á importância de Sá Carneiro.
Caro Ricardo:
Também eu não percebo que passados 28 anos ainda ñão se saiba sem margem para duvidas porque caiu o avião em que viajavam o primeiro ministro e o ministro da defesa.
Caro Rui:
Como o compreendo !