domingo, novembro 30, 2008

A Vitória Certa


A vitória de Pedro Rodrigues no congresso da JSD tem um significado politico que não pode,nem deve,ser ignorado.
É,desde logo,a consagração de uma liderança e o reconhecimento de um trabalho feito em circunstâncias dificeis.
Dificeis,ente outras razões,porque a JSD tem vindo a perder peso institucional (em 1999 tinha catorze deputados e actualmente tem...um)e porque o actual lider no decorrer da sua liderança já vai no terceiro presidente do PSD !
Quer queiramos quer não,e com todo o respeito pela autonomia da orgasnização,cria sempre alguma dificuldade mais que não seja na articulação de estratégias.
Mas a vitória de Pedro Rodrigues foi também um claro sinal de rejeição,dado pelos congressistas, aqueles ex dirigentes da JSD que tem dificuldade em interiorizarem que tendo mais de 30 anos não deve imiscuir-se na vida interna da organização.
Eu sei,e compreendo,que á falta de peso político noutros quadrantes dá sempre jeito fazer passar a ideia que ainda se controla a organização de juventude.
Enganaram-se.
Já não controlam.
Finalmente,e é uma consequência que não me desagrada,a vitória dele representa também a derrota daqueles que no distrito de Braga (que é o meu e também do Pedro Rodrigues)entendem que "vale tudo" para aingirem os seus fins e defenderem os seus interesses.
Não vale !
Está feita a prova.
E não me refiro exclusivamente á JSD.
Bem pelo contrário.
Depois Falamos

5 comentários:

Luis Melo disse...

Sim, apesar das muitas dificuldades (algumas delas, as que o Luis enumerou) o Pedro tem conseguido superar as expectativas.

Anónimo disse...

Ambos conhecemos bem o Pedro Rodrigues, eu inclusive já lhe ganhei algumas batalhas políticas (como me arrependo desses tempos...), mas também já perdi algumas integrando listas do Pedro. Mas, de tudo isto, mesmo quando estavamos em campos opostos, sempre tive um enorme respeito pelo Homem que é o Pedro.

É uma pessoa extremamente competente, inteligente e cortês, mesmo (e sobretudo!) com os que com ele não partilham a opinião.

Não sendo certamente obra do acaso o facto de ter chegado a assistente do Dr. Sousa Franco na Fac. de Direito da Universidade de Lisboa.
Tamanho ultraje pensarão por certo alguns invejosos, os de sempre, e por sinal, nossos bem conhecidos de Guimarães....!

O sucesso não é para quem quer, é para quem pode e ele(s), como o tempo o tem demonstrado, bem quis(eram) mas não pode(ram)!

Para terminar, concluindo, lembro-me perfeitamente de umas eleições para a CPC da JSD Guimarães, salvo erro, de 2002 ou 2003,

Aí integrei a lista do Pedro Rodrigues, na semana que antecedeu o acto eleitoral, ocorreram várias vicissitudes que vieram a terminar, como corolário lógico, no dia da votação: o supremo, o autêntico cacique!!

Nem nos tempos de Coimbra assisti a algo parecido e olhe que vivi muita coisa.!

Ainda assim, num universo eleitoral bastante alargado, perdemos por vinte ou trinta votos...

Nada mau, fomos dignos, justos e verdadeiros,

Como o Pedro Rodrigues nos ensinou a ser.


P.S.- Temos de compreender e desculpar certas atitudes de alguns militantes que, apesar de já "idosos" e com trinta e poucos anos, continuam a imiscuir-se nos assuntos da JSD...

O Luis Cirilo sabe tão bem quanto eu que a vida não lhes tem corrido como eles certamente esperavam...

luis cirilo disse...

Caro Luis Melo:
De acordo.Mas ainda pode fazer mais e melhor.
Caro Sérgio Agostinho:
Inteiramente de acordo com a tua apreciação ao Pedro Rodrigues.
E a nós que em Guimarães já vivemos muita coisa,na JSD e no PSD,dá-nos um particular orgulho e satisfação ver a afirmação dele como presidente da Jota.
É que bem nos lembramos,ó se lembramos,da forma como ele e os que o apoiavam foram tratados nessa altura que referes.
Só que a verdade é como o azeite e por isso hoje o Pedro está onde está e de outros não reza a história...
Quanto aos Jotas tardios de facto a alguns a vida politica não tem corrido bem.
Só que a outros,a nivel nacional,tem corrido bem melhor do que aquilo que merecem.
É a vida !

Anónimo disse...

É de mim ou Pedro Rodrigues está a sete meses de também passar a fronteira dos 30?

João Carvalho disse...

Foi uma vitória do Pedro, da JSD e do PSD. Que belo exemplo que foi este congresso e que grande ironia ver que hoje em dia a "JOTA" que tão vilipendiada foi por alguns "iluminados" do nosso partido se tornou no principal centro de credibilidade e politica com conteudo do "universo" do PSD. Como os tempos mudam!

PS(D): Caro Sergio Agostinho, que prazer ver o meu amigo por estas bandas. Vá dando noticias que nunca se sabe quando seão precisos os boms militantes para combates futuros.