quinta-feira, novembro 20, 2008

2ª Volta

Na segunda volta do campeonato,como é normal,o Porto terá de visitar o D.Afonso Henriques.
No passado sábado,no Dragão,o Vitória e os seus adeptos foram alvo de um conjunto de atitudes que qualificam bem o seu mentor e ordenante.
É o vale tudo ao serviço das mesquinhas vinganças de quem não entende que cada um tem o dever de zelar pelos seus interesses.
E se defendi,e defendo,que nem todas as posições do Vitória foram as melhores a verdade é que nada justificava a forma canalha como fomos tratados no estádio do clube cujos administradores se remuneram generosamente a si próprios pelas vitórias que os jogadores obtém no relvado.
E então o que se passou ?
A saber:
1) Convite ao presidente do Braga para se sentar ao lado(duvidosa honra) de Pinto da Costa no camarote.
2) Na habitual revista dos stewards na entrada do estádio centenas de vitorianos foram obrigados a descalçar-se coisa nunca vista em estádio de Portugal. Pelo menos !
3)Bilhetes escandalosamente caros.
4)Portas de acesso á sala de imprensa fechadas o que obrigou Cajuda a uma deslocação muito maior.
5)Hino da "Champions tocado no final(á cautela...) da partida.
A nada disto vi,infelizmente, a direcção do Vitória dar resposta.
A mesma direcção aliás que não devia ter aceite participar na farsa encenada no camarote presidencial do estádio do FCP !
Mas muda e queda lá entrou,esteve e saiu.
Foi pena.
Porque nunca lá devia ter ido.
Mas há uma segunda volta que exige uma resposta digna da parte do Vitória.
Sem violência,sem atropelos á lei,sem quebra de códigos de boa conduta desportiva.
Como ?
É fácil.
Impedir a entrada no camarote presidencial do nosso estádio ao condenado por corrupção Pinto da Costa (se ele tiver a lata e a coragem de por cá aparecer é claro...) dando aliás sequência ao estipulado pelos orgãos jurisdicionais do futebol.
De modo a que o referido senhor perceba que é mais fácil entrar com a Carolina numa audiência Papal no Vaticano do que aceder a um lugar onde não tem direito a estar e os vitorianos não o querem ver.
Colocar os bilhetes para público ao preço legalmente mais caro possivel ou,isso seria o ideal,não vender um unico bilhete a adeptos do Porto.
Nem que para isso cada sócio tivesse de pagar um bilhete extra.
E tornar pública,de imediato,uma deliberação de suspensão de qualquer relacionamento que não institucional com o Braga enquanto o referido clube for presidido por aquela espécie de arma de arremesso.
Um dia o próprio perceberá que não passa de um boomerang mas isso é problema dele...
Medidas simples,legais e que não violam nenhum código de conduta.
Mas que a nós vitorianos lavarão de alguma forma a lama depois de toda aquela porcaria do "Dragão".
Haja vontade.
Depois Falamos

P.S. Em tempo:Claro que qualquer dirigente do FCP ou do FCP SAD que queira aceder ao camarote presidencial(ou a qualquer outro espaço por convite) deverá ser revistado á entrada incluindo o descalçar-se !
Não são mais do que os vitorianos que foram ao Dragão !

18 comentários:

Vimaranes disse...

Concordo em absoluto com as "medidas" a tomar no encontro da segunda volta mas duvido e muito que haja coragem da nossa direcção para o fazer. Depois do comportamento que tiveram depois das provocações e humilhações orquestradas por Pinto da Costa, está visto que somos liderado por cobardes.

Anónimo disse...

Caro Dr. Luis
Só espero que estas atitudes não tenham apanhado os vitorianos de surpresa. E que tudo isto os tenha ajudado a compreender que há razão, afinal, para que não se deixe morrer o "apito dourado". Só quem não conhece a "peça" poderá acreditar que o "homem" não é capaz de tudo. Um dia dizia-me um amigo, que o conhece bem: "acredite que tudo o que de mau acontece no futebol português, tem a assinatura de Pinto da Costa". Mas não esperem por ele em Guimarães, porque em situações dificeis, o seu grito de alerta é sempre o mesmo: "Coragem! Fujamos..."

José Rialto disse...

Tal como o Luís Cirilo também eu considero não ter sido a mais correcta, a atitude da Direcção do Vitória em relação à polémica que surgiu durante o defeso e que envolveu o FCPorto.

E obviamente que também estou completamente de acordo com tudo aquilo que também a si o indignou.

Já tive oportunidade de comentar este assunto noutro blogue, mas nunca é demais repeti-lo aqui.

O comportamento da direcção do FCPorto, no passado fim-de-semana, é inaceitável, é indigno, e é vexatório, e considero de todo em todo impensável outra atitude por parte da nossa Direcção que não seja o corte imediato de todas as relações com aquele clube.

Haja dignidade!...

rei dolce disse...

Caro Dr. Cirilo,
Depois de toda a diplomacia que costuma usar nestas matérias, finalmente fala o que sente ( ainda bem). Por mim, enquanto Portista já aqui deixei a minha opinião sobre o acontecido. Quanto ás medidas que propõe, venham elas, aliás, acredito que a direcção do FCP e os seus adeptos já contam com elas, vêm na sequencia dos comportamentos da pré – época.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

pode ser que levem 5 novamente como no ano passado!!!!

Já agora qual era o preço dos bilhetes?

João Carvalho disse...

Faltou enunciar o corte de relações institucionais com o Porto enquanto esse senhor for seu presidente. Mais grave do que qualquer falta de respeito institucional foi o ofender os socios do vitoria na sua honra e dignidade. E a defesa dessa honra devia ser a 1ª prioridade da direção. Sobe pena de se não o fiserem termos de arranjar quem o faça.

WhiteShadow disse...

Muito bom post, caro Luís Cirilo.

Esperemos para ver mas eu continuo a pensar que a indiferença pode ser também uma boa arma (a mim tocou-me positivamente que um suposto "grande" como o FCP se desse a tantos trabalhos para atingir o Vitória). E para mim, sem dúvida, a maior resposta de todas deve ser dada... em campo, no relvado, com a conquista dos 3 pontos.

Anónimo disse...

Bem realçado o comportamento "má rés" dessa gentalha azul e branca...

nunca vi coisa semelhante.

espero que, na 2ª volta, todos saibamos o que fazer.

vamos vitória.

Rui Osório disse...

Como WhiteShadow disse e muito bem até me senti grande com tantas medidas. Destes senhores não é de esperar outra coisa, se fosse ao contrário o Bimbo da Costa iria até ao fim do Mundo para impedir que o Vitória ou qualquer outro clube fosse à Liga dos Corruptos.
Quanto ao jogo da segunda volta bilhetes o mais caros possíveis e o máximo da revista possível, todos nus como na esquadra, assim não entram tochas...
Quanto à Direcção do Vitória, neste caso mais uma vez desiludiu-me, o nosso Presidente apenas disse "Perguntem ao Pinto da Costa" sobre um eventual corte de relações, muito pouco para o que se passou...

luis cirilo disse...

Caro Vimaranes:
Sinceramente também duvido.
É nestas alturas que se sente a falta de um presidente com protagonismo e independência dos poderes instituidos.
Caro Anónimo:
De surpresa não.Mas admira-me´,apesar de tudo,a impunidade das atitudes.
Nomeadamente aquela de obrigar as pessoas a descalçarem-se para entrar no estádio.Essa é de tal gravidade que nunca poderá ser esquecida por nenhum vitoriano.
Caro José Rialto:
De acordo.Mas já passaram quase oito dias e é demasiado tarde para uma reacção digna.
Caro Rei Dolce:
Existem alturas em que a indignação supera a diplomacia.
Esta é uma delas.E eu tenho alguma moral para falar porque escrevi,no tempo certo,que o Vitória não tinha seguido o melhor caminho em relação ao FCP.
Agora este comportamento de PC e seus capangas não tem perdão.
Caro Anónimo:
Até podemos levar 10.
Cientes de que a superioridade moral ninguém a tira ao Vitória.
Embora para PC moral seja um termo de significado duvidoso.
Caro João:
Pois,realmente a direcção devia ter outro comportamento.
Mas não tem.
Provavelmente por razões que nunca saberemos.
Caro White Shadow:
O desprezo pode ser uma boa arma mas para gente daquela laia pouco adianta.
O que adianta ,isso sim,é tratá-los da forma que escrevi no post.
E.essencialmente,ganhar o jogo que é o que mais os chateia.
Só que ganhar não depende apenas de nós,enquanto tratá-los como merecem é um direito que nos assiste.
Caro jota:
Na segunda volta,para além de darmos tudo para ganhar o jogo,devemos mostrar-lhes que somos diferentes.
Nomeadamente impedindo o condenado por corrupção de entrar em sitios onde está proibido.
Caro Pantic:
A minha maior desilusão em tudo isto é de facto o comportamento da direcção do Vitória.
Infelizmente começo a pensar que não merecem a massa associativa que o clube tem.

Unknown disse...

boas dr. Cirilo...

A direcçao do Vitória neste jogo, antes de mais nada, havia de ter entrado com um bom premio de jogo, para ter-mos ganho em campo, porque quem vai a guerra, tem q ir com tudo, nao so com comentarios de vices antes dos jogos...

na 2ª volta, apesar de concordar consigo no seu post, posso resumir isso tudo na seguinte frase:

é dar os convites a direcçao do fcp e sad, para a bancada nascente inferior(junto a mim e aos meus) ou pro meio das claques do Vitória... isso sim, era uma grande atitude.

PS: na foto q tem como blogger, troque a camisola para a cor Preta, ou Branca. Pq o vermelho lembra-me logo futebol... :):):)
(sem ofender, e com todo o respeito)

saudaçoes Vimaranenses.

Unknown disse...

boas dr. Cirilo...

A direcçao do Vitória neste jogo, antes de mais nada, havia de ter entrado com um bom premio de jogo, para ter-mos ganho em campo, porque quem vai a guerra, tem q ir com tudo, nao so com comentarios de vices antes dos jogos...

na 2ª volta, apesar de concordar consigo no seu post, posso resumir isso tudo na seguinte frase:

é dar os convites a direcçao do fcp e sad, para a bancada nascente inferior(junto a mim e aos meus) ou pro meio das claques do Vitória... isso sim, era uma grande atitude.

PS: na foto q tem como blogger, troque a camisola para a cor Preta, ou Branca. Pq o vermelho lembra-me logo futebol... :):):)
(sem ofender, e com todo o respeito)

saudaçoes Vimaranenses.

guimaraesfanatics

luis cirilo disse...

Caro GMRFANS:
Não posso estar mais de acordo consigo quanto á questão do estimulo á equipa.
E quanto ás declarações do vice presidente que,em boa verdade,perdeu uma rica oportunidade de estar calado.
Agora mandar os tipos do FCP para as bancadas vitorianas nem era mal pensado não senhor.
Mas eles não iam.
Quanto á camnisola achei piada á observação.
Embora o vermelho não seja exclusivo do clube mouro.

Anónimo disse...

Continuem a falar mal do Vitor Magalhães mas não se esqueçam do legado por ele deixado: Cajuda, Nilson, Geromel, Mohmba, Luciano Amaral, Desmarets, Ghilas, todos eles claras mais valias para o clube.
Esta direcção limita-se a ir buscar suplentes dos suplentes do SLB; suplentes ao Maritimo e brasileiros (com óbvia excepção do Douglas) de qualidade duvidosa.
E a reacção (ou falta dela...) à humilhação a que fomos sujeitos no dragão??
E a excessiva colagem a Luis Filipe Vieira e ao SLB???!
E o défice orçamental que, apesar de termos um plantel de trazer por casa, não para de aumentar??
Vale a pena pensarmos todos nisto... Abraço e VITÓRIA SEMRE!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Creio que Luciano e Momha já foram contratados por esta direcção.
Mas os outros que referiu foram claramente boas apostas a que ainda podia ter juntado Saganowski,Svard,Luis Mário,Wesley e mais um ou outro.
Nem todos tiveram exito total mas eram inquestionavelmente bons jogadores.
Agora claro que estamos de acordo quanto á branda atitude perante a s tropelias do FCP ou a incompreensivel colagem ao SLB.
Há alturas em que é preciso fazer rupturas e opções.
E nessa matéria penso que não tem havido coragem.
A ver vamos...

Anónimo disse...

Considero que estas atitudes devem ser denunciadas e estamos fartos de chicos espertos que devem julgar que ainda andamos no tempo dos "xitos"... Confundir atitudes de bem receber, desportivismo e cordialidade para com adversários com manias menos pr
oprias, são "useiras" no clube do senhor PC. O que é mais grave é que este estado de coisas é passado sem mácula e sem qq atitude por parte de quem tem que olhar por este desporto e este negócio (LIga e FPF). Se a má-criação não se pode punir - porque é intrinseca a alguns destes senhores do FCP - já estas entidades deviam evitar estas situações e pugnar pelo respeito.
Sobre o presidente do Braga, parece-me que foi enganado... Não me parece que se quisesse pôr contra o Vitória mas acabou por ser metido no saco do enxovalho e foi mais ridiculo que a própria atitude de PC 8se o convite teve o objectivo que todos pensamos). penso que neste caso Salvador foi usado e talvez na altura não s tivesse apercebido...

Sou contra cisões e cortes de relações entre clubes. Podem é os clubes protestar em sede própria a exigir respeito pelos adversários e pq não solicitar que quem dirige a Liga possa aplicar cartão amarelo a este tipo de coisas...

Para mim, seria muito mais interessante que o vitória fosse alertando para estas situações e para que possa, com outros clube, protestar contra estas atitudes de chicoespertismo.De outra forma, mesmo com extremo rigor e cumprindo leis e regulamentos , estará a poirtar-se - de uma forma subrepticia - como os que agora critica.

Um abraço,
Ricardo

fapcastro disse...

Caro senhor, a recepção que tiveram no dragão foi demasiado simpática paera o que vcs fizeram no defeso! Eo mais incrivel é que vc continua a mandar atoardas para o ar em que os acefalos adeptos vimarenses acreditam! Diz o senhor que Pinto da Costa foi condenado por corrupção; pode-me dizer qual o tribunal que o acusou?? fala vc em honra, bem... vindo de um adepto do guimaraes não deixa de ser cómico. Relembro as recepçoes que os energumenos adeptos do vitória fazem... nao têm vcs legitimidade para constestar nada. Não é aí nessa cidade (intolerante) que nem sequer deixam inaugurar uma caa do FCporto? estavam á espera de quê? batatinhas? deviam era terem levado no focinho...
depois falamos

Rui Miguel Ribeiro disse...

Excelente post. Se todos tivessem a atitude que PC e comandita merecem, talvez o futebol português estivesse melhor. Agoar o nível a desceu o FCP até se nota nalguns comentários e não é só neste blog...