quarta-feira, dezembro 20, 2006

Um Mundo Demasiado Rápido


É hoje comum dizer-se que se vive demasiado depressa.
Muitos compromissos,muita agitação,muita falta de tempo para coisas essenciais como,por exemplo,cultivar amizades
Telemoveis,sms,mails,msn,tantos meios de comunicação que o contacto pessoal,o dar dois dedos de conversa,o simples tomar café e falar estão a ficar vertiginosamente desactualizados.
Fazem-se negocios por telemovel,namora-se por sms,fala-se de tudo no messenger e os contactos pessoais,a personalização dos assuntos,o simples gesto de escrever pelo próprio punho uma simples carta,parecem coisas dos século passado.
Quanto mais meios de comunicação existem mais as pessoas se isolam,se fecham no seu mundo,deixam de ser personalidades próprias e passam a ser numeros de telemovel,endereços de mail,sites e blogues !
Vem tudo isto a propósito da quadra que atravessamos (pois,o Natal...) e que é verdadeiramente propicia á chamada febre SMS.
São aos milhões.
Tenho o hábito,e um telemóvel que o permite,de guardar os sms que recebo e a que atribuo um significado especial.
Quantas vezes ao relê-los recordo situações,pessoas,momentos bons,enfim tudo aquilo que da Vida vale a pena lembrar.
Pois faz agora um ano,criei no telemovel uma pasta para guardar os sms de Boas festas,dos amigos ,da familia,das pessoas que me são queridas,dos simples conhecidos .
Todos os sms que recebi e que tivessem a ver com o Natal de 2005 e os votos para o 2006 então a aproximar-se.
Guardei trezentas e tal mensagens.
Um destes dias fui relê-las.
Recordar quem mas tinha mandado e fazer um pequeno balanço de como ao longo do ano que passou tinham evoluido os meus relacionamentos com todas essas pessoas.
Constatei tristemente que com algumas,muitas mais do que gostaria,ao longo de 2006 não estive,nao falei ao telefone,nao troquei um simples sms ou um mail !
Um ano de silêncio,
Não por zangas,não por amuos,nada de especial.
Apenas porque o mundo está a girar cada vez mais depressa e,nessa vertigem,vamos perdendo oportunidades de estreitar relações,de reforçar amizades,de darmos e recebermos um pouco mais.
Agora,quando a febre sms voltar (está eminente) vou procurar mandar um sms a todos os que me mandaram ( e respondi naturalmente) em 2005,assumindo perante mim mesmo o compromisso de ao longo de 2007 procurar falar,nem que seja por sms ou mail,com todos eles.
Sei que não vou conseguir totalmente o objectivo,mas também sei que vou recuperar algum do tempo perdido.
Até porque a vida são dois dias e,na minha provecta idade,desconfio que já passou mais de um...
Depois Falamos

2 comentários:

Maria Manuel disse...

É curiosa a sua meditação. Solidão, isolamento, desmaterialização do Homem, perda de individualidade...tudo horrores dos tempos modernos.
Um dia destes dei comigo a meditar sobre tamanha correria e questionava-me sobre a razão de tal. Perguntava-me quem nos mandava andar tão rápido e tão ofegantes! Conclui nessa data que uma das razões seria a de sermos apenas 20% da população em efectiva actividade.
Hoje e por causa da época e no sentido da sua meditação penso que tudo isto tem também razão no cómodo que é não conhecermos os outros.
Dar prendas no Natal é fácil e só acontece uma vez no ano...nos demais dias podemos estar tranquilos, pois não temos que nos preocupar com os outros. Esses são entidades terceiras, piões numa trama pouco relevante e com os quais não nos devemos preocupar, o importante são os nossos umbilicalismo.
Bom! é Natal... e o conveniente agora é cantar e andar de chapéu vermelho... e lembrarmo-nos de todos quanto existem nas nossas listas de contactos e desejar um Bom Natal e um próspero Ano Novo, fica bem e pelo menos nesse dia nos damos ao trabalho de lhes desejar alguma coisa.

Bom! que sejam todos felizes este Natal

freitas pereira disse...

O comentário de Maria Manuel e a meditação do Caro Luís Cirilo, incitou-me a lembrar-lhe um autor que ele conhece e que já foi citado neste "blog", e que disse:

"Faça que o sonho devore a sua vida, afim que a vida não devore o seu sonho"

Antoine de Saint Exupèry