segunda-feira, dezembro 04, 2006

Francisco Sá Carneiro


Completam-se hoje 26 anos sobre a morte de Francisco Sá Carneiro.
Crime ou acidente ?
Convicto de que se tratou de atentado,(desde a primeira hora) tenho pena de nestes 26 anos decorridos o País ainda não ter sabido resolver esta questão.
Apurar a que deveu a morte do seu então primeiro ministro.
Mas não é disso que quero falar hoje.
Prefiro recordar o estadista de excepção,o lider visionário,o homem livre,o politico que orientou a sua vida pública no sentido de conseguir o melhor para Portugal.
Porque sabia que Portugal merecia.
A ele,ao seu carisma,ao fascinio que exercia sobre quem contactava,se deve boa parte das razões porque aderi á JSD em Janeiro de 1975.
Numa sociedade portuguesa em ebulição,com o esquerdismo na moda,com pesados anátemas sobre quem não fosse de esquerda,desde logo senti profunda admiração por quem,não só pensava diferente,como tinha a coragem de o dizer.
Incompreendido e rejeitado por muitos dos barões do partido,vitima de cabalas,insultos e invenções,sujeito a cisões no PPD,nunca se desviou do seu caminho,nunca abdicou daquilo em que acreditava.
Tenho ainda hoje uma profunda admiração por Francisco Sá Carneiro.
Como português tenho imensa pena que tenha partido tão cedo.
Tenho a certeza que com ele no governo durante muito mais tempo,Portugal estaria hoje bem melhor do que está.
Tive a felicidade politica de poder assistir,ao vivo,a alguns comicios em que Francisco Sá Carneiro foi orador.
Ainda hoje recordo,com alguma emoção,como uma pessoa de pequena estatura podia "preencher" tão grandes espaços.
Depois a vida ensinou-me que há pessoas assim...
Mas na altura foi uma surpresa,uma descoberta,uma revelação.
Acredito que hoje,neste Portugal do século XXI,vale a pena continuar a seguir o exemplo de vida,de pensamento e de acção de Francisco Sá Carneiro.
No País,e no PSD,ainda não vi melhor.
Depois Falamos

2 comentários:

Maria Manuel disse...

Lembro-me da noticia da morte de Francisco Sá Carneiro como se fosse hoje. Tinha apenas 12 anos. Não tive a sorte de viver os movimentos ideológicos desse tempo na primeira pessoa, apenas me lembro de toda essa mudança pela pessoa do meu pai, homem de luta e guerra. Contudo hoje sinto um certo cepticismo quanto a tudo o que foi vido e hoje dito. Não duvido da grandeza e da energia de Sá Carneiro contudo essa foi definitivamente mistificada atentos à tragédia a que foi alvo. Não sei se seria o Homem de que se fala se tivesse vivido até hoje. Um Homem por mais genial que seja é sempre uma decepção pois o reverso do génio é a desilusão do genial. Talvez se hoje vivesse fosse apedrejado como tantos outros Homens grandiosos. Acreditar na lenda é importante o perigoso é viver agarrado a ela. Sá Carneiro é incontestavelmente um líder, num tempo próprio e numa circunstância especifica. O tamanho é de longe o menos relevante. Contudo este não pode continuar a ser o ponto de partida e chegada de toda a referencia ideal...
Respeito e honro o líder, mas não concordo em ficar a ele agarrada como se nada mais existisse.
Há Homens hoje tão grandiosos como ele.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Não há muito a acrescentar ao que está dito no post. Também acredito, que ele e Amaro da Costa foram assassinado. Também acho inacreditável que não seja investigada a fundo e a tempo a morte de dois estadistas. Também penso que Portugal poderia ser melhor se ambos tivessem vivido mais tempo. Não acredito em milagres, mas sei que homens excepcionais podem fazer a diferença.
Como diria o outro, se olharem para o Portugal de hoje, vocês sabem do que é que eu estou a falar...