sábado, dezembro 09, 2006

Somos Unicos

CLICAR NO X VERMELHO




















Já em várias ocasiões me tenho referido á ligação unica entre vitorianos e Vitória.
Em Guimaraes.a paixão com que o clube é seguido,é verdadeiramente exemplar em termos nacionais.
Mesmo na II Liga o Mantém médias de assistência,em casa e fora,superiores ao de todos os clubes da I Liga á excepção daqueles a que se convencionou chamar grandes.
As imagens deste video,recolhidas no D. Afonso Henriques e em vários outros estádios deste país,demonstram tudo isso.
O Vitória é uma paixão !
Para toda a vida.
Há poucas assim...
Depois Falamos

7 comentários:

Maria Manuel disse...

Sempre achei curioso e único a força do povo de Guimarães em relação ao clube de futebol, aliás são várias as histórias sobre a energia de comportamento dos adeptos. Pessoalmente nada tenho contra até porque entendo que tudo o que é energia forte deve ser glorificada e há energias da natureza únicas e uma delas é esta. Sobre tal após algum tempo de meditação tenho uma teoria única. Aquele é o povo com a missão histórica da conquista. Ora é a energia celta dos seus genes que conseguem ainda hoje ser um fenómeno energético único. Cuja primeira consciência histórica conhecida nos leva a Viriato…Homem de grande paixão.E a este outros lhe seguiram, provenientes dos mesmo local.
Mas é uma teoria...de mariz de eco-genética pura.

Luis Cirilo disse...

Cara "Lena Martins":
Tenho todo o gosto em trocar opiniões consigo,aqui ou por mail,tanto faz.
O meu endereço de mail poder-lhe-á ser dado pela pessoa que igualmente lhe deu o endereço deste blog.

freitas pereira disse...

Caro Luís Cirilo

Não dormi bem esta noite. Passei-a sobre o Atlântico, mas ao chegar a casa e ao visionar o seu filme sobre o Vitoria recuperei rapidamente. Um belo exemplo do que se pode obter duma paixão partilhada por milhares de indivíduos que sentem uma espécie de filiação a uma Terra. Não sei se se pode dizer, como quimera, que é a energia Celta. Porque não Suèva ou Goda que também atravessaram a Europa para vir até nos. Mas essa paixão pode muito bem vir de Pai para Filho (não acha Caro Luís Cirilo !). A sua paixão também me impressiona.
Gostei muito da musica, bem escolhida, mas onde emerge talvez uma ponta de nostalgia.

Não há duvida que prefiro ver todo um Povo partilhar as penas e as alegrias dessa maneira, que ver um Povo chorar junto dum cemitério, como o que eu vi, ao acaso duma viagem , quarta feira passada em Arlington, Washington.
.
Ao mesmo tempo, ao ver toda esta energia, este entusiasmo, esta dedicação, (que me fez pensar à nossa semana louca quando em Guimarães se construiu uma Praça de Touros em cinco dias e cinco noites!) precisamente, a trás duma bandeira, deixei-me abandonar a um sonho no qual, no meio dessa multidão , do norte a sul do pais, emerge um Homem que saberia canalizar esta energia, esta comunhão de laços históricos, as qualidades intrínsecas deste Povo, com uma capacidade de esforço gigantesca, de crenças arreigadas, que já mostrou no passado ser capaz de abrir o livro das terras desconhecidas, sem temer o infinito, e que o levasse ao combate dos nossos tempos : o do desenvolvimento e do progresso em todos os sectores da sociedade Portuguesa.

Oh, não seria um Homem que viesse fazer um discurso do alto das escadas do nosso belo Castelo, para nos dizer que, " Portugal pode ser se nos quisermos uma grande e prospera Nação". Não, mas que seria capaz de mostrar o caminho para lá chegar !

Belo filme sem duvida. Belo sonho também, não acha ?

Luis Cirilo disse...

Meu caro Freitas Pereira:
A minha paixão pelo Vitória,que é seguramente uma paixao para toda a vida,foi de facto transmitida de Pai para filho mas também,como suponho que saberá,de Avô para neto.
Desde a mais tenra idade,até onde a minha memória alcança,que sou apenas e só vitoriano.
Como aliás quase toda a gente em Guimarães.
Foi uma paixão que felizmente soube transmitir aos meus filhos também eles vitorianos de antes quebrar que torcer.
Como ja tenho tido oportunidade de escrever noutras ocasiões,esta ligação fortissima entre Guimarães e o Vitória,é uma marca genética dos vimaranenses que a todos nós orgulha.
Não tenho a minima dúvida que é um caso unico em Portugal.
Devo dizer-lhe que também partilho desse sonho de um Lider que esteja´altura da História deste povo e,essencialmente,das muitas aspirações por cumprir que o nosso Portugal encerra.
Francisco Sá Carneiro seria,não duvido,esse Homem.
Não o deixaram !
Mas acredito que ele ainda surgirá,como sempre surgiu aliás,nos piores momentos da nossa História.

freitas pereira disse...

Meu Caro Luis Cirilo :

Estamos de acordo sobre o impacto do Vitoria nas gentes de Guimaraes. Eu vi muitos jogos no Bemlhevai e na Amorosa, mas nao tive a oportunidade de ir ao D.Afonso Henriques.

Sobre Francisco Sà Carneiro deixei um comentàrio num PS); no 'blog' "Tempos Interessantes" ,ultimo "post" do "Comboio dos Fracos" .

Luis Cirilo disse...

Caro Carlos: é sempre um prazer reencontrar-te.ainda por cima no meu blog que,pelos vistos,tens a paciencia de ler.
espero que apareças por cá muitas vezes.
Um grande abraço

Alby disse...

Bom miudalena! tem tudo haver, bom és bué de inteligente,oportunidade não te falta, essa sena de troca de maridos e mulheres e de flmes com lágrimas nos olhos já passaram à muito...mas troca lá o que quizeres podias era dar o teu número já para a gente conversar.
Mas o melhor club da nação é o Benfica e quanto a paixões deslargem-se dessa noia de serem intlectuais vocês até vão a almoços cheios de povo feio e mal cheiroso , há espera do tintol e de bacalhau com natas que é mais fino...vocês são os comicos nem no Chapitô