terça-feira, julho 04, 2006

Uma Cidade,Duas Bandeiras










A pouco mais de 24 horas de um jogo que vai parar o país,não deixa de ser curioso reflectir sobre o embandeiramento de Portugal.
De Norte a Sul,do litoral ao interior,não há terra por mais pequena que seja,na qual não se vejam nas janelas,varandas,telhados,etc, bandeiras de Portugal nuim inequivoco sinal de apoio á selecção nacional.
O fenómeno iniciou-se no Euro 2004,e pensou-se que seria passageiro,fruto do evento se realizar dentro de portas,mas não.
Veio para ficar.
Com uma novidade; se já no euro aqui ou ali se via isso,agora o fenómeno das bandeiras nas janelas dos carros assume proporções epidémicas.
O futebol conseguiu,honra lhe seja feita,o reencontro dos portugueses com um dos mais importantes simbolos nacionais ,a sua bandeira,e de uma forma que me parece duradoura.
Ao ponto,esse algo preocupante,de algumas crianças pensarem que a bandeira nacional é a bandeira da selecção,a exemplo das bandeiras dos clubes.
Importará,nessa matéria,não exagerar !
Mas se o fenómeno é nacional,em Guimarães tem uma especificidade muito própria.
Nas janelas e varandas,a bandeira nacional é na maioria dos casos acompanhada pela bandeira do Vitória numa curiosa mistura de amor á pátria,ao clube e ao futebol.
E afinal "Portugal é Guimarães,o resto são conquistas " !
Depois Falamos

Sem comentários: