quinta-feira, julho 27, 2006

Presidente de Portugal


Anibal Cavaco Silva,como se esperava,tem sido um excelente Presidente da República !
Profundo conhecedor de todos os dossiers da governação,europeiista convicto e politico com profundo sentido de Estado,depressa "apreendeu" os segredos do exercicio do cargo e tem-no desempenhado de forma geralmente apreciada.
As taxas de aprovação que as sondagens revelam,invulgarmente altas para um presidente em inicio de mandato,comprovam que os portugueses se identificam com o entendimento que Cavaco tem da função presidencial.
A escolha do tema da "Inclusão" para a sua primeira volta a Portugal,ou a serena postura perante a carreira da selecção nacional,fugindo ao populismo fácil da ponte aérea para a Alemanha,foram dois momentos que seguramente contribuiram para essa popularidade merecida.
Por outro lado,a relação de cordialidade formal que tem mantido com José Sócrates,é um sinal claro de que não fará ao actual primeiro ministro aquilo que Mário Soares lhe fez a ele,ou seja,uma permanente guerrilha institucional que podia deleitar uma esquerda orfã mas que em nada servia a Portugal.
E tendo,Cavaco Silva enquanto chefe do governo,sido vitima desse tipo de actuação,que aliás condenou em várias oportunidades,era impensável vir a repeti-la uma vez no exercicio do cargo presidencial.
Desiludam-se ,pois, aqueles que por estratégia,incapacidade própria ou até tradição esperam apanhar uma boleia em Belém para arribarem a S.Bento.
Se há exemplo que Cavaco deu em toda a sua vida politica,foi o de ter corridos sózinho em busca dos objectivos que lhe interessavam.
A seguir o pelotão ia engrossando,mas ele ia á frente.
E na bicicleta de Cavaco nunca houve lugar para penduras...
Depois Falamos

Sem comentários: