sexta-feira, julho 28, 2006

Shalom

Compreendendo a necessidade da existência do cinzento,embora prefira o preto e branco (afinal são as cores do Vitória !),aceitando os que vivem realizados no politicamente correcto, tolerando os que estão sempre de acordo com as maiorias,por mais episódicas que sejam,gosto de ter posiçoes claras naquilo que considero fundamental.
Equivale este introito a dizer que no actual conflito no médio oriente sou claramente a favôr de Israel.
Por três razões fundamentais e uma mais ligeira.
Em primeiro lugar por razões civilizacionais: Israel é hoje a linha da frente da civilização, como a entendemos ,contra a barbárie representada pelo fundamentalismo islâmico.Ao contrário de guerras anteriores com a OLP e a Fatah em que o facto politico se sobrepunha ao religioso,hoje o que está em causa é,essencialmente,a questão confessional.
E nessa matéria,aquilo que nos parece hoje uma questão,apesar de tudo distante,se Israel caisse nada impediria o fundamentalismo de alastrar por todas as nações do Norte de Africa até chegar ás portas da Europa.
E aí o caso mudaria muito de figura.
Repudio totalmente um conceito de civilização (???)em que as mulheres são seres de terceira categoria,burkhas incluidas,em que o codigo penal prevê chicotadas,amputações,decapitações e morte por apedrejamento em que os direitos humanos nem figura de retórica são.
Em segundo lugar porque Israel,com os defeitos e erros que também tem,é uma democracia em que se realizam eleições e em que o povo tem o direito de mudar de governo se assim o entender.
Da Siria e do Irão,principais instigadores do outro lado da guerra,e do quintal do Hezbollah em que o sul do Libano se tornou,ninguém pode dizer o mesmo,bem pelo contrário.
E,pode ser defeito meu,mas entre democracia e ditadura ainda prefiro a democracia.
Em terceiro lugar porque me indigno com o tendenciosismo mediático anti Israel e anti Estados Unidos que perpassa por grande parte dos meios de comunicação ,nomeadamente televisivos.
Estou farto de ver imagens de mortos e feridos libaneses,de hospitais do sul do Libano cheios de vitimas de guerra,mas do outro lado também há mortos,feridos,vitimas,etc,etc.
Só que raramente são mostrados.
E convirá aqui recordar que,muito antes da guerra,ja os suicidas islâmicos tinham semeado a morte e o terror nas principais cidades de Israel.
Por outro lado,irritam-me e muito,os comentários de alguns pseudo intelectuais da esquerda mal lavada deste País,os tais que vivem permanentemente á custa do Orçamento de Estado,fazendo filmes que ninguém vê,escrevendo livros que ninguém lê,encenando peças para as moscas assistirem,e que na sua sanha anti israelita e anti americana fazem de todos nós pseudo estupidos predispostos a acreditarem nas baboseiras que proferem.
Falo dos Boaventura Sousa Santos,dos Eduardo Prado Coelho,dos Vicente Jorge Silva e afins que vão enxameando as paginas dos jornais,as ondas de radio e os ecrans de televisão com a sua insuportável verborreia assente numa vaidade sem mérito e numa arrogância sem sustento.
A quarta razão,muito mais ligeira mas com fundamento,assenta numa premissa simples:
Se Francisco Louçã é contra Israel,eu tenho de ser a favôr.
Sei que os psiquiatras tem de ganhar o seu sustento,mas de preferência sem ser á minha custa !
Depois Falamos

2 comentários:

António Jorge Lopes disse...

Sem trazer qualquer nota original à discussão, limito-me a dizer o seguinte: faço minhas as tuas palavras.
Abraço

Rui Miguel Ribeiro disse...

Subscrevo quase por inteiro o Post. Dizer que o Louçã fala a verdade só é justificável por estarmios na silly season. A esquerda portuguesa é anti-semita e justificam tudo o que de mais bárbaro possa ser feito contra IsRael (e já agora contra os Anglo-Saxónicos a quem devemos a nossa liberdade).
Israel comete erros, mas há 58 anos que luta diariamente pela SOBREVIVÊNCIA. tem a norte um vizinho fraco (Líbano) que não consegue desarmar um exército privado (Hezbollah) que tem apoio e serve os interesses de potências terceiras (Irão e Síria). Porque será que nunca mais se falou do programa nuclear iraniano? How convenient!
Só tenho pena de ter muitas dúvidas que Israel consiga exterminar os terroristas e os rockets do Hezbollah, que ANTES do ataque israelita, ia caindo sobre a Galileia.