domingo, junho 25, 2006

As Jotas que vamos tendo...


Fiz todo o meu percurso politico no âmbito do PSD !
Admito,um dia quem sabe,até nem ter filiação partidária mas tenho a certeza absoluta de que nunca me filiarei noutro partido.
Ao fim de 31 anos de militância laranja,com grandes e inolvidáveis momentos,já não faria sentido nenhum mudar de rumo,de opções e convicções,de ideologia e companheiros de percurso.
Comecei,em 19 de Janeiro de 1975 (há datas inesqueciveis mas não irrepetiveis...) dois dias antes de um comicio do PPD em Guimarães com a presença de Francisco Sá Carneiro.
Fui,ao tempo, o militante nº 16 da secção concelhia da JSD.
Era o tempo em que as figuras nacionais preponderantes da Jota eram António Rebelo de Sousa e Guilherme de Oliveira Martins.
Pois...é a vida !
Conheci de lá para cá,enquanto militante da JSD e depois do PSD,todos os presidentes que passaram ao longo dos anos pela direcção da Jota.
Antonio Lacerda Queiroz,Pedro Pinto,Carlos Coelho,Pedro Passos Coelho,Jorge Moreira da Silva,Pedro Duarte,Jorge Nuno Sá e o actual Daniel Fangueiro.
Todos terão dado o seu melhor,todos contribuiram e contribuem para a afirmação da JSD e para o reforço do partido.
Com estima pessoal por quase todos,não deixo de pensar que os mais determinantes foram Pedro Pinto na afirmação interna da JSD e Pedro Passos Coelho na afirmação externa.
Mas é apenas uma opinião.
Ao longo dos anos e dos lideres,como é normal aliás,nem sempre tenho concordado com posiçoes,atitudes,opções,caminhos por onde a Jota tem seguido.
Aqui e ali,tenho até discordado frontalmente.
Mas reconheço,com satisfação,que dentro da sua irreverência e incoformismo,ás vezes cavalgando o idealismo próprio da idade dos seus dirigentes,a JSD tem sido ao longo dos anos uma organização que tem sabido manter-se dentro dos limites da responsabilidade,da coerência e do bom senso.
O facto de em determinadas matérias ter posições mais ousadas,vanguardistas e reformadoras que o próprio PSD não é inconveniente,bem pelo contrário, obriga o partido a pensar determinadas matérias que sem a Jota lhe passariam claramente ao lado.
Penso,que com divergências e confrontos de percurso,PSD e JSD são uma história de sucesso !
Já da JS,Juventude Socialista,é impossivel dizer o mesmo.
Nao tem,nem terão nunca (e é facil perceber porquê),o papel que a JSD tem na juventude portuguesa e dificilmente deixarão de ser olhados pelo PS como um incómodo...necessário.
Sem o percurso e a história da JSD, a JS vive apenas das (por eles) chamadas "causas fracturantes",modo de vida inventado por Sérgio Sousa Pinto com grande sucesso pessoal diga-se de passagem,em que a unica preocupação é encontrar assuntos e temas que lhes permitam espaço mediático,protagonismo e de algum modo fazerem prova de vida perante a sua real inexistência de facto !
Foi assim com o aborto,com o casamento de homosexuais,com a liberalização da droga e agora com a defesa da eutanásia.
Causas,com excepção do aborto e não como eles o defendem,que nada dizem á esmagadora maioria dos portugueses,em nada contribuem para a resolução dos seus problemas concretos,em nada estimulam os portugueses a aproximarem-se da politica e os jovens das juventudes partidárias.
Apemas mediatismo de borla e carreiras politicas minimamente compensadoras.
Também por isso,graças a Deus,a JS é o que é e não passa disso.
Alias a crise é tão grave,para eles,que o PS quando quis um lider e primeiro ministro com passagem pelas juventudes partidárias ,escolheu José Sócrates.
Que iniciou a sua vida politica na ...JSD !
É a vida...
Depois Falamos

Sem comentários: