Sou espectador do Canal 11 desde o primeiro momento.
Gostei do modelo, da generalidade dos apresentadores /comentadores, de não ser um canal sujeito a interesses comerciais, de mostrar o futebol de outras perspectivas, de não ser um canal com cartilheiros dos três estarolas como noutros canais.
E tornei-me seguidor habitual do "Futebol Total", ainda nos tempos de um divertido Maniche, e continuei a seguir o programa com interesse muito especialmente depois das chegadas de Cândido Costa e de Flávio Meireles.
Um porque é de facto um comunicador fantástico e o outro porque representa muito bem o clube a que todos o associam naturalmente embora não esteja lá em representação dele nem sequer por ele recomendado.
Depois comecei a ver também o "Sagrado Balneário" que apresentado por Toni e Carraça é de facto um programa fantástico e uma viagem por grandes e pequenas histórias do nosso futebol e por muitos dos seus protagonistas. Que tem, também ele, revelado facetas até agora desconhecidas de pessoas a quem só conheciamos como profissionais de futebol.
E depois o fabuloso "Cândido on Tour".
Um programa que não me canso de elogiar pelo que representa de divulgação e promoção das verdadeiras raizes do futebol e dos seus pequenos e populares clubes algo que Cândido Costa faz de forma notável e com um poder de comunicação único.
A tudo isto acrescem transmissoes da Liga 3 e de outras competições futebolísticas que não se veêm noutros lados.
Mas mantendo-me seguidor fiel destes dois últimos programas confesso alguma desilusão com o que me parece ser o rumo do "Futebol Total" nestes últimos tempos e que vai muito na linha do que se vê noutros canais.
Uma atenção cada vez maior aos três estarolas e uma atenção menor aos restantes clubes o que me parece francamente mal dado não se tratar de um canal puramente comercial ( a RTP , dado o seu estatuto de serviço público, também não é e sabe-se do que a casa gasta...) e por isso não ter a pressão das audiências e dos shares.
E uma prova disso está na imagem que ilustra este texto.
Para lá da deplorável linguagem dos "grandes" , que devia estar vedada a um canal que é da FPF e deve tratar a todos por igual, ainda se assiste à invenção de um suposto quarto "grande" que não passa de um delírio de gente imaginativa mas infelizmente ignorante da realidade do nossso futebol.
Porque se há "grandes" ( na óptica dos passivos ainda percebo que três clubes sejam assim tratados...) então qual o critério para definir os tais quatro?
Titulos?
Então até são cinco. Benfica,Porto Sporting, Belenenses e Boavista.
Participações na primeira liga?
Benfica, Porto, Sporting e Vitória.
Número de adeptos no estádio?
Benfica, Porto, Sporting e Vitória.
Não vejo que outros critérios possam ser usados para essa definição.
Espero que o Canal 11/Futebol Total arrepie caminho e retome aquele que foi o seu percurso durante os primeiros anos e que tão bem estava a servir quem gosta de futebol.
E que de uma vez por todas se deixe dessa parolice dos "grandes" tão do agrado da comunicação social em geral mas tão pouco respeitadora da generalidade dos clubes e dos seus adeptos que não estão contaminados por esse virus da suposta grandeza.
É que para parolice, invenção de estatuto e falta de respeito pelos clubes quase todos já temos o inimitável e insuperável Continente.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário