terça-feira, agosto 16, 2022

Formação

Defendo há muito que o nosso principal mercado para abastecer a primeira equipa deve estar na formação. 
Por isso se criou em 2012 a equipa B e por isso se criou mais tarde a equipa de sub-23 da qual, devo dizê-lo, nunca fui grande entusiasta mas reconheço ter dado contributos válidos para "alimentar" a B e depois a A. 
Formar, rentabilizar desportivamente, rentabilizar financeiramente deve ser o caminho embora este último objectivo deva surgir sempre como consequência da valorização desportiva e não como socorro da tesouraria queimando etapas. 
No passado domingo, frente ao Estoril, foi com satisfação que constatei que no "onze" inicial estavam quatro jovens oriundos da formação (André Almeida, André Amaro, Helder Sá e Miguel Maga) mais Bamba que não vem da formação mas fez o tal percurso dos sub-23 para a B e desta para a primeira equipa. 
Tal como no banco estavam Celton Biai e Janvier com percursos idênticos ao de Bamba.e Dani Silva que veio,também ele, da formação. 
E ainda há Tomás Handel, Afonso Freitas, Antal Bencze, Jota Pereira, Gonçalo Nogueira e Jason Bahamboula. 
Ou seja mais de um terço do plantel da primeira equipa é oriundo da formação e das equipas B e de sub 23. 
E tenho pena que jogadores como Gui e Herculano tenham saído demasiado cedo sem o clube poder tirar cabal proveito da sua valorização desportiva. 
Mas no que toca a aproveitar a formação creio estarmos no bom caminho há muito tempo e muito em especial desde 2012 com a referida criação da equipa B. 
Em bom rigor para os clubes portugueses dificilmente haverá outro. 
Ainda bem que o Vitória o encetou muito a tempo.
Depois Falamos.

Sem comentários: