terça-feira, agosto 09, 2022

Hipocrisia

"Os croatazinhos e os capangas de Lisboa que se desiludam". (Bancada)

A hipocrisia é algo de detestável. 
E a propósito de o site "Bancada" ter tido a gentileza de citar um texto meu aqui publicado é oportunidade para de forma clara denunciar três hipocrisias que por aí andam. 
1) A claque ilegal do Benfica chamada "No Name Boys" tem de há muito uma relação de proximidade com uma claque do Hajduk Split. 
A hipocrisia aqui está no facto de o clube negar a existência da claque quando é sabido que a apoia de diversas formas. 
2) Há muito boa gente, e outra não tão boa assim, que defende peregrinamente que quando uma equipa portuguesa joga nas competições europeias deve ter o apoio de todos os portugueses. 
Essa tese aparece com especial incidência quando se trata de um dos chamados"grandes" mas também se aplica aos outros e é defendida das redes sociais aos paineis televisivos passando por articulistas de jornais. 
Todos eles exímios pregadores de moral. 
Moral para os outros é claro. 
Amanhã o Vitória defronta no seu estádio uma equipa estrangeira. 
E a claque ilegal do clube Benfica já anunciou que estará ao lado dos seus "irmãos" croatas no apoio à equipa estrangeira contra a equipa portuguesa. 
Algo nunca visto. 
Mas ainda não vi os autores da tese peregrina a condenarem firmemente esta atitude dos ilegais. 
Não que ao Vitória e aos vitorianos faça qualquer diferença esse anunciado apoio mas o silêncio dos pseudo moralistas é uma hipocrisia. 
Fosse uma claque do Vitória a anunciar apoio a um adversário estrangeiro do Benfica,Porto ou Sporting e já as lágrimas de crocodilo jorrariam numa proporção inigualável. 
3) A comunicação social, chefiada pelos Bento Rodrigues da vida, anda sempre muito atenta a todos os fenómenos de violência que possam (quase sempre com uma imaginação prodigiosa) associar a Guimarães, ao Vitória e aos vitorianos. 
Curiosamente estão absolutamente calados sobre este episódio vergonhoso de uma claque ilegal, mas organizada, de um clube português se prestar ao papel de "cavalo de Troia" apoiando quem vai defrontar uma equipa portuguesa naquilo que dificilmente poderá deixar de ser entendida como um fenómeno indutor de violência. 
Aliás bem expresso nas provocações constantes de um site de apoio ao Hajduk Split e em que são feitas referências mentirosas aos adeptos do Vitória. 
Mas a tudo isto a CS fecha os olhos e cerra os ouvidos. Não lhes dá jeito. 
Claro que se amanhã em Guimarães houver algum problema, e esperemos bem que não, podemos contar com aberturas de telejornais. 
A hipocrisia de sempre!
Depois Falamos.

Sem comentários: