domingo, março 27, 2022

Naturalizados

É uma discussão sem fim aquela em volta de saber se cidadãos estrangeiros naturalizados devem representar as selecções de Portugal. 
Há modalidades em que isso é prática corrente ( e depois aparecem campeões europeus e mundiais "portugueses" que não falam a nossa língua e cujos nomes são bem difíceis de pronunciar) e outras como o futebol em que essa prática existe mas a título excepcional. 
Ou quase. 
Pessoalmente sou desde sempre contra essa prática porque por melhores que os atletas sejam as selecções devem ser o retrato do país desportivo real e não de importações que valorizam os clubes mas a isso se devem limitar. 
Nos últimos anos alguns grandes jogadores brasileiros naturalizados jogaram ( e jogam) por Portugal e à nossa selecção deram um contributo inegável mas que do meu ponto de vista, mesmo com perda de rendimento desportivo, não devia ter acontecido. 
Refiro-me essencialmente a Deco e Pepe. 
Como em tempos muito mais recentes a Otávio e a essa invenção chamada Dyego Sousa ( 2jogos e 0 golos)cuja convocatória nunca se percebeu. 
Ou até Liedson (15 jogos e 4 golos) que se descobriu português em fase muito avançada da carreira. 
Ou seja todos eles jogaram por Portugal porque em bom rigor nunca tiveram oportunidade de o fazer pelo Brasil. 
Agora, ao sabor das modas e dos interesses de clubes e empresários, aparecem mais nomes de brasileiros candidatos a jogarem por Portugal. Galeno do Porto e Matheus do Braga são os mais promovidos nesse sentido mas há outros. 
Espero que sem sucesso algum porque a selecção nacional tem portugueses em quantidade e qualidade para dispensar naturalizados. 
Nesta fotografia aparece Matheus Nunes. 
Que é um caso completamente diferente dos restantes referidos. 
Não por ser um grande jogador a caminho de ser excepcional (pode chegar ao patamar de Deco) mas porque sendo brasileiro de nascimento e depois naturalizado português o seu percurso de cidadania é muito diverso. 
Nasceu no Brasil, veio para Portugal em criança e quando chegou a adulto, tendo já a dupla nacionalidade há anos, optou por jogar por Portugal. 
Recusando uma convocatória de Tite para a selecção do Brasil. 
E por isso considero que Matheus Nunes tem todo o direito a jogar por Portugal. 
E que bom é para a nossa selecção poder ter um jogador com a sua categoria.
Depois Falamos.

Sem comentários: