sexta-feira, novembro 27, 2020

Camisolas de Maradona

 Durante uma carreira que foi longa e brilhante mas podia ter sido ainda mais longa e atingido um nível estratosférico não fossem os seus problemas com a cocaína ( o próprio admitiu que sem esse vício podia ter sido ainda melhor jogador) Diego Armando Maradona vestiu a camisola de três clubes argentinos, dois espanhóis, um italiano para lá da da selecção argentina que levou a níveis de brilhantismo jamais igualados quanto mais superados.
Começou no Argentino Juniores onde fez a formação e depois jogou uma época no "seu" Boca Juniors antes de se mudar para o Barcelona, depois do Mundial de 1982 onde o mundo começou a ver lampejos do seu génio, fazendo na Liga espanhola duas época excelentes e que só não foram melhores porque foi várias vezes vítima de um futebol violento que não era devidamente reprimido pelos árbitros.
A seguir foi para o clube-Nápoles- onde deixou a sua mais forte marca ao longo dos sete anos em que lá jogou levando o clube do sul de Itália a ganahr o que nunca tinha ganho e depois de MAradona nunca mais ganhou!
Dois campeonatos e uma taça UEFA como troféus mais significativos.
Na sequência dos problemas com a cocaína regressaria a Espanha para jogar no Sevilha onde esteve apenas uma época de rendimento regular antes de regressar à Argentina para apenas cinco jogos no Newell Old Boys, único clube onde jogou  em que não marcou um golo que fosse, antes do regresso ao "seu" Boca Juniors para as três épocas finais da sua carreira mas nas quais apenas na primeira jogou regularmente.
Mas para lá do Nápoles terá sido mesmo com a camisola da sua selecção que Maradona terá atingido os pontos mais altos da sua carreira ganhando o Mundial de sub 20 de 1980, no Japão, e depois o Mundial de 1986 no México marcando aquele que é considerado o melhor golo de sempre frente à Inglaterra num slalom espantoso em que passou por meia equipa inglesa e fazendo de uma apenas boa equipa campeã mundial.
Foram sete as camisolas que Maradona vestiu.
E todas elas podem para a eternidade dizer que tiveram a honra de serem vestidas por um futebolista simplesmente fabuloso.
Depois Falamos.

Sem comentários: