sexta-feira, outubro 09, 2020

Bairrista

O dr. Fernando Alberto, hoje falecido, foi uma personalidade que marcou de forma indelével a sua Terra, as muitas instituições que serviu , o distrito de que foi o mais notável dos governadores civis em democracia e o PSD de que foi militante desde a primeira hora e onde teve durante décadas uma influência enorme nomeadamente nos tempos de Francisco Sá Carneiro e depois com Aníbal Cavaco Silva de quem foi apoiante desde a primeira hora e conselheiro próximo durante os anos de governo.
Nunca quis fazer parte de governos (e não foi por falta de convites para ser ministro), foi deputado apenas na assembleia constituinte e nunca mais quis voltar a S.Bento, "reduziu" a sua ocupaçao de cargos partidários ao PSD de Guimarães e à liderança da distrital de Braga que ocupou por mais de uma década.
Vimaranense dos quatro costados, vitoriano de sempre, fez do seu amor a Guimarães a razão para nunca dela querer sair porque , como ele próprio dizia, fazia-lhe falta ouvir os sinos da Basílica de S.Pedro.
A História dirá com justiça o quanto foi importante para Guimarães a sua acção cívica e política iniciada bem antes do 25 de Abril, o quanto o seu poder de influência beneficiou a sua Terra, a importância que a sua acção teve em vários períodos nomeadamente na crise do têxtil do Vale do Ave em que não fora ele e a sua acção reivindicativa enquanto governador civil e a as consequências da referida crise teriam sido ainda piores.
Soube sempre, e creio que tinha muito gosto nisso, colocar os interesses de Guimarães acima de quaisquer outros e em defesa deles não tinha qualquer problema em afrontar fosse quem fosse. Conheci o Dr. Fernando Alberto desde miúdo.
Fui colega e amigo do filho mais velho (o José Alberto tragicamente falecido num acidente de viação anos atrás) no ciclo e depois no liceu; joguei andebol com o Miguel (que também partiu demasiado cedo) no DFH; o meu pai, que se fosse vivo teria exactamente a idade do Dr.Fernando Alberto, foi amigo dele desde a juventude e estiveram juntos na fundação de instituições como Assembleia de Guimarães e a Unidade Vimaranense entre outras.
A minha Mãe era amiga da sua Esposa.
Partilhei com ele a militancia política no PSD durante mais de 40 anos e a "militância" no Vitória durante toda a vida.
Pese embora todos estes pontos comuns quis o destino, e as opções de cada um, que quer no PSD quer no Vitória estivessemos muitas vezes em lados opostos o que face ao calor com que cada um defendia as suas opções levou até ao quase corte de relações.
Mas as razões para as divergências agora não importam para nada até porque, felizmente, anos atrás com a mediação diplomática do André Coelho Lima tudo ficou resolvido e voltamos a ter um relacionamento cordial.
Estive com ele pela última vez, tanto quanto me recordo, no congresso do PSD de 2018 realizado na antiga FIL em Lisboa onde tive oportunidade de o cumprimentar e trocarmos breves impressões sobre o evento e o partido.
Onde,como quase sempre, tínhamos estado em lados diferentes com ele a apoiar Rui Rio e eu Pedro Santana Lopes.
Mas o tempo das divergências já lá ia.
Hoje o Dr Fernando Alberto partiu para a sua última viagem.
Deixando na família, nos amigos , na sua Terra , nas instituições que serviu e no PSD uma vazio impossível de preencher.
Mas também a memória de um grande bairrista que devotou toda a sua vida pública à terra que tanto amava e que deixou um belo exemplo para as gerações vindouras.
Que descanse em paz.

Sem comentários: