quarta-feira, outubro 21, 2020

5 Notas Finais

O Boavista-Vitória da passada segunda feira, terminado com um precioso triunfo vitoriano, merece algumas notas finais a acrescentar aquilo que já foi dito sobre esse clássico do futebol português.
1) É um jogo em que o triunfo vale mais que três pontos face ao histórico dos confrontos entre os dois clubes  pelo que ao vencer a partida o Vitória conseguiu o seu mais importante objectivo à entrada de um ciclo que se adivinha difícil. Não fez a exibição que se sabe ao seu alcance mas garantiu os três pontos e isso era o essencial para este jogo.
2) João Henriques tendo pegado na equipa uma semana antes, após o insólito e muito mal explicado abandono do rapaz que o antecedia no cargo, olhou o jogo de forma pragmática sabendo que em oito dias não poderia colocar a equipa a actuar conforme a sua ideia de jogo e por isso importava explorar o potencial individual existente  e aquilo que de bom a equipa vinha fazendo nalguns aspectos.
3) O Vitória fez uma primeira parte de nível muito aceitável dominando o jogo e não dando ao adversário grandes hipóteses de contrariar esse domínio. Fez um golo, podia ter feito mais um ou outro, e o resultado ao intervalo era justo. Na segunda parte o Boavista "cresceu", subiu as suas linhas causando perturbações ao meio campo do Vitória, e a equipa vitoriana recuou em demasia mas sem dar ao adversário grandes hipóteses de virar o jogo ao ponto de Bruno Varela se ver obrigado a fazer apenas uma defesa e de relativa dificuldade.
4) Talvez por não conhecer ainda (em oito dias era impossivel) o plantel na perfeição o treinador João Henriques não foi feliz nas substituições que nada trouxeram de positivo à equipa e terão contribuído, especialmente a saída de Edwards, para que o domínio boavisteiro na segunda parte não fosse contrariado. Seguramente que as próximas semanas permitirão ao técnico ficar com uma visão global de todo o plantel e aperfeiçoar todos os aspectos da sua intervenção no jogo.
5) Zié Ouattara teve uma estreia promissora, a equipa tem a defesa menos batida do campeonato, Marcus Edwards já deu um ar da sua graça, Jorge Fernandes tem estado muito bem no comando da defesa, Quaresma assume um protagonismo no jogo que beneficia a equipa, André André tem estado  bem nas operações de meio campo. São ilacções positivas que se tiram deste jogo, ou que ele confirmou, e que permitem expectativa sinteressantes para as próximas jornadas.
Até porque o plantel tendo lacunas também tem potencial e há jogadores que até agora não foram utilizados, ou pouco o foram , que podem trazer acréscimos de qualidade.
Agora importa olhar para o próximo jogo com ambição total.
Porque é daqueles que também vale mais que os três pontos.
Depois Falamos

P.S. Espero que João Henriques na análise que estará a fazer do plantel, e até levando em linha de conta os tais jogadores que ainda não foram utilizados, olhe seriamente para Óscar Estupinan que incompreensivelmente treina à parte. É jogador do clube, está inscrito na liga, fez uma boa época na Turquia, é ponta de lança dos que marca golos e pode reforçar a posição 9 que está claramente aquém das necessidades. E por isso, tal como temos a melhor defesa, também temos o pior ataque da Liga a par de Gil Vicente, B SAD e Rio Ave. E dos pontas de lança que "contavam" para o rapaz que foi embora não vamos poder esperar muitos golos. Bruno Duarte fará alguns mas Holm e Foster, jovens com potencial, ainda não tem a experiência necessária pelo que é prematuro exigir-lhes que se tornem de imediato os goleadores de que a equipa necessita.

Sem comentários: