terça-feira, outubro 27, 2020

Açores: O Recomeço?

As eleições regionais dos Açores no passado domingo  tiveram como pequeno vencedor, mas grande derrotado, o PS que ao perder a maioria absoluta perdeu também a maioria de esquerda no Parlamento regional sujeitando-se agora, curiosa e saborosa ironia, a que uma geringonça de centro direita lhe arrebate o poder.
E portanto para lá das patéticas, hipócritas e amnésicas declarações dos socialistas regionais, acompanhadas por um Bloco de Esquerda que para pouco mais do que para capacho serve e por um António Costa que com a falta de vergonha que o caracteriza se agarra agora à matemática que destruiu em 2015, declarando que ganharam as eleições e portanto lhes compete formar governo o que fica é a certeza que está nas mãos do centro direita acabar com 24 anos de governação socialista no arquipélago e encetar um novo ciclo de poder.
Não será fácil.
Porque implica juntar num projecto comum cinco partidos -PSD, CDS, PPM, Chega e Iniciativa Liberal- que tendo seguramente pontos de vista comuns em muita coisa terão também assinaláveis divergências nalguns outros que poderão complicar o entendimento para dar corpo a uma nova maioria.
Mas quem se puser de fora desse acordo, e o líder regional do PSD -José Manuel Bolieiro- já disse estar disposto a falar com todos sem excepção, ficará com o pesado ónus de impedir a mudança e servir como o "idiota útil" que vai permitir a continuação de um governo socialista que todos em campanha consideraram não servir os Açores e todos prometeram substituir.
Constituir um govero de centro direita nos Açores pode significar não só um recomeço para o arquipélago, depois de mais de duas décadas de estafado governo socialista, como também um importante sinal para o todo nacional com vista a futuras eleições legislativas que o calendário aponta para 2023 mas o andamento das coisas pode antecipar face às linhas de fractura na falecida geringonça.
PSD, CDS, PPM, Chega e Iniciativa Liberal tem uma oportunidade única de começarem a dar a volta a um texto que está alevar pelo mau caminho já habitual nos governos socialistas que nos arruinaram em fases diferentes das últimas décadas.
Esperemos que saibam estar à altura da responsabilidade, tenham o bom senso de se entenderem e não inviabilizem a mudança por questões menores e que o país não perceberá.
Depois Falamos.

Sem comentários: