sábado, fevereiro 15, 2020

Tradição

Os jogos entre Vitória e Porto são para mim sempre muito especiais.
Porque são jogos a que assisto há mais de cinquenta anos, porque tenho grandes memórias de alguns deles e outras nem tanto, porque deve ser o adversário que já vi defrontar o Vitória em mais estádios diferentes.
Essencialmente porque o primeiro jogo que vi do Vitória foi com o Porto, ainda no saudoso campo da Amorosa , e o Vitória ganhou.
Foi aliás o único jogo que me lembro de ver da equipa principal (das reservas e dos escalões de formação vi muitas dezenas) no campo da Amorosa porque logo na época seguinte passou a usar o então estádio municipal.
Mas além desses dois estádios vimaranenses já vi o Vitória jogar com o Porto nas Antas, no Dragão, na Póvoa de Varzim, em Braga, em Fafe, em Felgueiras, em Aveiro e , é claro, duas vezes no Jamor em finais de taça de má memória.
E muitos desses jogos ...foram grandes jogos.
É o que se espera do jogo de amanhã.
Duas equipas em bom momento, o Vitória vindo do mais expressivo triunfo de todo o campeonato até ao momento (7-0 ao Famalicão em Famalicão) e o Porto acabadinho de derrotar o Benfica que lidera a liga, disputarão um jogo de enorme importância para ambos.
O Vitória numa luta pelo acesso à Liga Europa via quinto lugar que envolve, neste momento, um número inusitado de equipas e até de equipas que na sua maior parte nem costumam andar envolvidas nestas disputas como são os casos de Famalicão, Santa Clara, Rio Ave , Gil Vicente e os "clássicos" Vitória Futebol Clube e Boavista que há bastantes anos se encontram arredados dessas andanças. 
Isto dando de barato que , infelizmente, o Vitória já vê Sporting e Braga a uma distância que dificilmente será recuperável o que significa que terceiro e quarto lugares já tem donos falta saber por que ordem.
Por seu turno o Porto, que há duas jornadas estava a sete pontos do Benfica, sabe agora que depois de ele próprio ter derrotado o líder e de este ter hoje sido derrotado pelo Braga um triunfo em Guimarães o deixará a um escasso ponto da liderança com tudo que isso traz de motivação extra para o jogo de amanhã.
Espero e desejo que seja um grande jogo e que o Vitória vença sendo ou não a melhor equipa em campo.
Que vença pelo mérito ou pela sorte do jogo mas que vença com verdade desportiva porque só assim vale a pena vençer.
Depois Falamos.

Sem comentários: