terça-feira, julho 10, 2018

Adiós

Foram nove anos.
439 jogos.
451 golos.
4 Bolas de Ouro
4 Botas de Ouro.
4 Ligas dos Campeões
3 Mundiais de clubes.
2 supertaças europeias.
2 campeonatos de Espanha.
2 Taças do Rei.
2 supertaças de Espanha.
Um sem número de recordes que seria fastidioso enumerar aqui.
Uma contribuição inigualável para aumentar o prestigio do clube em todo o mundo.
O melhor jogador da História do Real Madrid.
Mas nem isso foi suficiente para que o clube espanhol tratasse o seu melhor jogador com a consideração e respeito que lhe eram devidos , cumprisse as promessas  livremente feitas e o fizesse sentir-se desejado em Madrid.
Afinal o repetir do que se passou com Raul González, Iker Casillas, Fernando Hierro, Hugo Sanchez e o próprio Alfredo Di Stéfano, cinco dos maiores jogadores da História do clube, que também se viram obrigados a deixarem o Real Madrid ,apesar de tudo que tinham feito pelo clube, por não se sentirem nele desejados.
Digamos que a ingratidão faz parte do ADN do Real Madrid.
Ronaldo, que gostava muito de jogar no Real Madrid mas não precisa do Real Madrid para nada, tomou uma atitude digna e saiu pelo seu pé certo de que noutro colosso do futebol europeu continuará a marcar golos, a ganhar títulos, a disputar "Bolas de Ouro" e Ligas dos Campeões.
Quanto a Florentino Pérez, que percebe muito de construção civil mas pouco de futebol, continuará com a sua política de contratações galácticas, de negócios de muitos milhões, de priorizar o mercado publicitário e o merchandising à componente desportiva e seguramente que já deve ter outra contratação "estrela" preparada de um qualquer jogador que nem aos calcanhares de Ronaldo chegará em termos de rendimento.
Dir-me-ao que mesmo assim tem ganho Ligas dos Campeões (quatro nos últimos cinco anos) e que esse é o principal sucesso desportivo a que um clube pode ambicionar.
É verdade que sim.
Como também é verdade, e ele vai perceber isso da pior maneira, que muitos desses sucessos se deveram à categoria excepcional de Ronaldo que resolveu jogos sozinho, que com os seus golos disfarçou planteis mal feitos, que com a enorme mais valia que constituiu no Real Madrid ajudou a disfarçar muitas lacunas.
Os caminhos agora separam-se.
Ronaldo vai para a Juventus, um clube que o quis e lhe mostrou isso de todas as formas possíveis, e seguramente que vai continuar a ser o fabuloso jogador que se conhece.
O Real Madrid ( e Florentino Perez) ficarão com Lopetegui, provavelmente contratarão Neymar, deixarão de ganhar a Champions e verão a hegemonia interna do Barcelona aumentar.
Cada um terá o que merece.
Depois Falamos,

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Agora é Ciao! arriverderci :)

luis cirilo disse...

Cara il:
Pelos vistos é.
Que seja feliz