quarta-feira, março 08, 2017

Desfaçatez

O país futebolístico que apesar de todas as evidências em contrário ainda acredita que o nosso futebol  possa ser regenerado dos males quase seculares que o afectam foi por estes dias surpreendido com mais uma inacreditável prova da bajulice e servilismo da Liga ao Benfica.
Quando o benfiquista Pedro Proença, que por responsabilidade de todos os outros clubes preside à Liga, se lembrou de inopinadamente inventar um troféu para oferecer ao seu clube.
E foi assim que o Benfica recebeu uma taça em prata maciça por ser tri campeão nacional!
Não sei se é de rir pela palhaçada se de chorar pelo que isto significa.
Sei é que em nenhum país do mundo se atribuem troféus por vitórias em tri campeonatos.
Sei é que em nenhum país do mundo se inventam apressadamente troféus para oferecer a um clube a dez jornadas do fim da Liga e quando esse clube disputa com outros o titulo.
Sei é que em nenhum outro país do mundo os restantes clubes aceitariam que uma Liga que é de todos, e que todos tem a obrigação de tratar em plano de absoluta igualdade, tenha estes comportamentos miseráveis perante o clube de que o seu presidente é adepto.
E tenho muita dificuldade em perceber que os restantes clubes que jogam nas competições profissionais, e que são semana após semana espremidos com multas e mais multas pela Liga (e quantas vezes sem se perceber o porquê...) , aceitem sem nada dizerem que parte desse dinheiro seja canalizado para oferecer uma gigantesca taça em prata maciça ao Benfica.
Em Portugal vivemos no século XXI e em democracia.
No futebol português não só não chegamos ainda ao 25 de Abril como cada vez desconfio mais que ainda estamos em pleno feudalismo medieval.
Depois Falamos

6 comentários:

Saganowski disse...

Cambada de bacocos!!!
Enquanto os clubes da Liga (excluindo os 3 estarolas do costume) não se unirem e decidirem criar um campeonato separado, em que esses 3 não entram, nada pode mudar!
Eu acredito que o retorno financeiro e o impacto nos media de um campeonato com 15 + o campeão da 2ª Liga seria, isso sim, muito mais competitivo e interessante.

E os 3 estarolas que jogassem entre eles um mini-campeonato no estádio do Algarve em Agosto! Sendo apenas eles os 3, a coisa ficava resolvida num mês ou mês e meio.
E estando quase todo o país a banhos no Algarve, o estádio estaria sempre cheio, pois aí estariam estarolas de todo o lado "a banhos"!

Assim é que era!!!

Francisco Guimarães disse...

Deixemo-los recuar a esses tempos, hão-de recuar tanto que quando derem por ela quem manda é o Dom Afonso Henriques!

luso disse...

Segundo correio da manhã, foram 808 mil euros já cobrados aos clubes em multas, só considerando esta temporada.
É realmente muito dinheiro, que pelos vistos não teria melhor aplicação, que não fosse esta taça honorífica.
Curiosamente não se ouviu grande reação a essa inacreditável atitude do gerente da Liga, e mandatário do Benfica.
Há falta de liderança no futebol português. Essa é que é essa.

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

Isto é tão ridículo que até parece que é para os apanhados... Só que no final, não aparece o Guilherme Leite a mostrar as câmaras escondidas e a revelar a partida!
Acho bem que se entregue o troféu no final do campeonato, no último jogo, assim fica logo a questão arrumada. Agora, quase no final de uma época, virem entregar um troféu referente ao tri-campeonato, é coisa que não lembra a ninguém... não me lembro se foi entregue o troféu do bi-campeonato, se não foi, provavelmente ainda vai ser entregue!
Haja paciência.

Abraço
Miguel

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Era bom era. E podia ser que eles aprendessem. Mas,por muitas razões,não é possível.
Caro Francisco Guimarães:
Isso era bom. O Rei Afonso a mandar. Mas não é possível.
Caro luso:
Pois há. E muito falta de brio e amor aos clubes que dirigem por parte de muitos dirigentes.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Realmente parece uma cena dos apanhados.
Mas não é.
Sinceramente o estado do nosso futebol exala um cheiro nauseabundo.