domingo, março 05, 2017

Sugestão de Leitura

Li, com imenso interesse, o livro do Professor Cavaco Silva sobre o seu primeiro mandato (haverá também um livro sobre o segundo mandato) presidencial no qual narra imensos episódios desse período que ajudam a explicar, e de que maneira, os anos que se lhe seguiram.
Devo dizer, antes de mais,que gosto dos políticos que depois de cumprirem os seus mandatos dão públicas contas da sua actividade não só para os cidadãos possam formular um juízo correcto do que foi o seu desempenho mas também para ajudarem a que a História seja feita.
Também nesse aspecto Cavaco Silva tem sido exemplar.
Depois de ter sido ministro das finanças nos governos de Sá Carneiro publicou "A política económica do governo de Sá Carneiro".
Após dez anos como primeiro ministro publicou "As Reformas da Década", um livro que muito boa gente devia ler para não escreverem algumas barbaridades que por aí se leem,e "Uma Autobiografia Política" em dois volumes onde narra pormenorizadamente a sua acção como primeiro ministro de Portugal.
Natural pois, que após deixar a Presidência da República, publique também as suas memórias desse período.
Este livro que agora acabo de ler divide-se em três partes:
Uma com memórias mais pessoais, que vão desde a sua infância até à Presidência da República, passando pela Universidade,pela família, pela União Europeia, pelas campanhas presidenciais.
A  segunda parte, a mais substancial do livro, é dedicada às reuniões de quinta feira com o primeiro-ministro José Sócrates e traduz a visão do autor sobre a forma como Portugal foi governado até chegar a uma situação de bancarrota e ser obrigado a pedir ajuda externa.
É um retrato duro ,às vezes caustico e extremamente critico, do que foi a actuação de Sócrates como líder do governo, as suas teimosias em soluções erradas, as mentiras que frequentemente contava ao PR para esconder a real situação do país, as más escolhas que fez nas escolha de alguns membros do governo.
Na terceira parte Cavaco Silva escreve sobre algumas iniciativas temáticas que teve enquanto Presidente e que foram da inclusão social ao Mar, passando pelas comunidades portuguesas no mundo, pelos jovens e pela economia dinâmica entre outras.
Um livro muito interessante e que gostei muito de ler.
Obviamente que não é um livro escrito por um historiador isento e imparcial mas sim uma obra de um autor que viveu por dentro, e como principal protagonista, os tempos históricos sobre os quais se debruça.
Acho é que gostando-se ou não do autor, concordando-se ou não com a sua visão dos acontecimentos, não pode é deixar-se de aceitar que é uma obra extremamente importante para perceber um determinado período da nossa História mais recente e também por isso vale a pena ser lida.
Depois Falamos

P.S. Directamente do mundo de fantasia onde parece viver o ex primeiro ministro José Sócrates classificou o livro como sendo não uma prestação de contas aos portugueses mas sim um ajuste de contas do autor com ele próprio.
Como em tantas outras coisas Sócrates está enganado.
O livro é uma prestação de contas.
Ajustes de contas com Sócrates fará a Justiça!
E espera-se que o mais depressa possível.

Sem comentários: