segunda-feira, dezembro 29, 2014

Uma Taça Menor

Este fim de semana começou a fase de grupos da taça da liga que levará ao apuramento de quatro equipas para as meias finais da prova.
É uma competição relativamente recente, que ainda não granjeou a simpatia das generalidade dos adeptos e que por isso merece uma atenção "distraída" da maioria deles.
São varias as razões que justificam isso.
Desde logo um regulamento absurdo, feito à medida de três clubes e que institucionaliza a existência de filhos e enteados, de clubes que tem privilégios em relação a outros.
Depois tem sido ganha quase sempre pelo mesmo, não por acaso o "filho dilecto", e isso contribui para o desinteresse da competição dada a previsibilidade da mesma.
Finalmente a taça da liga dá uma...taça, um prémio monetário e nada mais o que lhe retira o interesse que teria se o seu vencedor,por exemplo, fosse apurado para a Liga Europa como acontece nalgumas congéneres europeias.
Mas seja como for existe e tem de ser jogada.
Vitória e Sporting defrontam-se hoje, no pontapé de saída do seu grupo de cinco equipas (outra aberração a existência de dois grupos de quatro e dois de cinco equipas), num jogo marcado por alguns factores recentes.
O robusto triunfo do Vitória no jogo de campeonato disputado semanas atrás.
A habitual telenovela natalícia dos leões ( é um clube com um Natal tradicionalmente "animado"...)com a originalidade de o treinador ter sido dispensado pelo presidente mas sem formalização da dispensa pelo que até ao fim do jogo será treinador do SCP e depois logo se vê...
A convocatória por Marco Silva de todos os jogadores contratados pelo presidente (alguns deles em primeira convocatória!) naquilo que será um verdadeiro teste à sua qualidade.
A ridícula decisão anunciada em comunicado pelo SCP de que não venderia bilhetes para o jogo por causa de uns incidentes ocorridos fora do estádio (e que nada tiveram a ver com o jogo nem com adeptos do Vitória) numa anterior deslocação a Guimarães.
O folhetim jornalistico (só em Portugal e nesta imprensa "lambe botas" a 3 clubes isso seria possível)sobre a não ida do presidente no autocarro da equipa como se isso tivesse algum interesse .
E finalmente a decisão anunciada pelo SCP de que na taça da liga alinharia com suplentes e jogadores da B como forma de contestar o regulamento da prova.
Uma coisa é certa.
Com todas estas nuances uma coisa é certa:
Vitória e Sporting vão jogar hoje no estádio D.Afonso Henriques.
E quem vai jogar são...Vitória e Sporting.
O que equivale a dizer que seja qual for o resultado será o resultado de um jogo entre...Vitória e Sporting.
E sei bem porque escrevo isto.
É que se o Vitória voltar a ganhar, como se espera, não faltarão jornaleiros e paineleiros a justificarem a derrota do SCP com alguns dos factores atrás enunciados nomeadamente a decisão leonina de jogar com uns e não com outros jogadores.
Problema deles.
Porque o Vitória entrará em campo com respeito pela prova que disputa, pelos espectadores que pagam bilhete, e com a ambição natural de ir o mais longe possível na competição.
Depois Falamos

3 comentários:

jo man disse...

Boas Festas, fizeram por merece-las...
https://twitter.com/bancadadeleao/status/549700214177943552/photo/1

Leão de Stª Engrácia disse...

Correu bem, amigo ! Aquele abraço de leão.

luis cirilo disse...

Caro jo man:
Percebo,com fair play, o gozo de terem ganho. Mas chamarem-me benfiquista é que não. É que os vitorianos são apenas vitorianos.
Caro Leão:
Ganhou quem foi mais eficaz. É futebol. Um abraço vitoriano