segunda-feira, dezembro 22, 2014

O Sucessor Desejável

O PSD/Madeira sempre foi um bastião eleitoral debaixo da liderança de Alberto João Jardim ao ponto de em quase quarenta anos de governo terem obtido mais de quarenta vitória eleitorais em todo o tipo de eleições.
E por isso acompanho com natural curiosidade o processo que vai levar à substituição de AJJ na liderança do partido e, espera-se, do governo lá para 2015.
Considero um mau indicio o aparecimento de seis candidaturas ao lugar.
Porque se por um lado traduzem a vitalidade do PSD/M por outro demonstram profundas divisões entre pessoas e projectos que com a excepção de Miguel Albuquerque estiveram sempre em volta do actual líder regional.
E acho, mera opinião de quem vê de longe, que devia ter sido feito (não sei se foi tentado) um esforço em ordem à sucessão de AJJ ter sido mais consensual, menos conflitiva, mais convergente no esforço para ganharem as regionais de 2015.
Mas as coisas são o que são.
Foram seis candidatos a votos e como nenhum obteve a maioria absoluta terá de ser disputada uma segunda volta entre Miguel Albuquerque (que com mais de 47% dos votos quase arrumou a questão)e Manuel António Correia(28%) os dois candidatos mais bem posicionados.
Os outros tiveram ,à excepção do vice presidente do governo regional Cunha e Silva (cerca de 15%),votações residuais na qual se realça o resultado ridículo (0,7%) de Jaime Ramos um dos mais poderosos dirigentes do partido durante décadas.
Agora na segunda volta vai haver,como é normal, o realinhar de posições e votos em torno dos dois candidatos sendo para mim claro que a estrutura de poder em volta de AJJ (com maior ou menor participação do próximo logo se verá)apoiará Manuel A. Correia enquanto as bases estarão maioritariamente com Miguel Albuquerque.
Que, aliás, quase derrotou AJJ quando se candidatou contra ele em 2012.
Penso, à distância, que o melhor para o PSD/M é a vitória de Miguel Albuquerque.
Que foi um excelente presidente de câmara do Funchal , tem uma boa imagem pública e o necessário distanciamento destes últimos anos de Jardim para assegurar uma evolução por caminho próprio sem necessidade de fazer uma revolução.
Veremos o que decidem os militantes madeirenses.
Na certeza que depois de ter vendido a primeira volta em dez das onze concelhias muito dificilmente a vitória escapará a Miguel Albuquerque.
Mas...
Depois Falamos

Sem comentários: