sábado, dezembro 20, 2014

Uma Derrota Justa

Foto: Record
Serenamente há três comentários a fazer.
O primeiro para reconhecer que o Estoril ganhou com inteira justiça e a expressão do resultado até podia ter sido pior para as cores vitorianas face ao conjunto de oportunidades que a equipa estorilista criou junto da nossa baliza.
O segundo para realçar que estar em terceiro lugar nesta altura da Liga , com apenas duas derrotas, continua a ser excelente e foi este grupo de trabalho que o conseguiu.
Se os aplaudimos entusiasticamente quando ganham temos também de ser compreensivos quando as coisas não correm bem até porque sete titulares de hoje jogavam o ano passado no CNS. E a experiência não se compra na farmácia.
A terceira, pedagogicamente,é que é preciso ter cuidado com alguns discursos.
Muitos são jovens, estão a acabar a formação como jogadores e como homens, e a permanente oferta que deles é feita na praça pública (ainda por cima dando-lhes o estatuto de "pérolas quando são talentos mas ainda não confirmados na totalidade) pode contribuir para os destabilizar e por a pensar noutras coisas que não o que é a sua obrigação que é estarem totalmente concentrados no Vitória.
É humanamente compreensível que queiram dar o "salto"para outras realidades, nomeadamente financeiras, mas não devem ser instigados a isso pelo próprio clube que representam.
Acho que nessa matéria as sensatas declarações que Rui Vitória vem fazendo deviam ser escutadas com mais atenção.
Quanto ao jogo propriamente dito terá constituído uma das piores exibições do Vitória nesta época.
Menos seguro a defender do que é habitual, pouco dominador no meio campo e com uma absoluta falta de poder de "fogo" no ataque que se traduziu num remate em toda a primeira parte e em dois na segunda e sem perigo especial.
Olhando para os dezoito convocados percebia-se que se as coisas corressem normalmente daria para ganhar, ou segurar um empate, mas dificilmente permitiria dar a volta a um jogo que corresse mal ou em que nos víssemos em desvantagem conforme aconteceu.
Aquando da dupla substituição, em que me pareceu que RV já estaria a tentar segurar o empate porque terá percebido que não dava para mais, ficou-se com a sensação de que se o Estoril chegasse à vantagem o jogo estaria resolvido porque ao trocar Tomané por Ricardo Gomes a equipa ficou sem ter no banco alguém que pudesse reforçar o centro do ataque numa emergência.
Como veio a acontecer.
Mérito ao Estoril, que o teve e muito, senhor de uma equipa com alguns jogadores interessantes como Kleber, Kuka, Tozé ou Diogo Amado e esperança que a paragem da Liga dê para a equipa vitoriana regressar em Janeiro revigorada e reforçada com as aquisições já feitas e com a recuperação dos lesionados.
Gostei do trabalho do árbitro Tiago Martins.
Em cima das jogadas, com critério uniforme, decidiu bem os lances mais polémicos.
Depois Falamos

P.S. Um pequeno reparo. Sem Álvez estava convencido que RV voltaria a chamar o ponta de lança Areias. Porque oferece, na área, soluções diferentes das de Ricardo e Caiado os dois avançados que estavam no banco.

7 comentários:

Eduardo Ferreira disse...

Concordo integralmente com a sua análise. Para substituto do Tomané também escolheria o Areias, o Ricardo já teve muitas oportunidades e não me lembro de um jogo em que estivesse bem no centro do ataque.

Anónimo disse...

Derrota justa por perdermos por 1-0 quando poderíamos ter perdido por 2 ou 3? Gosto das suas palavras de fair-play para servir de citação em diários desportivos. Perdoe-me o desabafo em jeito de afronta, Sr. Luís Cirilo, mas falar assim para me animar porque perdemos de uma maneira quase amadora, a jogar para o empate, sem marcar, quando sabemos que a equipa pode render mais do que o jejum de golos a que está sujeita desde os últimos três jogos, é uma injustiça endémica. Alguém tem culpa? Claro. Desresponsabilizando treinador e jogadores, até parece que me sinto culpado por estar a pensar que o Vitória tinha obrigação de fazer mais, Sr. Luís Cirilo.
Acha que o bacalhau me vai saber da mesma maneira no dia de consoada se ainda estiver a diferir esta derrota!? Claro que não. Daqui há muitas ilações a tirar.
Na minha opinião, este jogo não foi preparado convenientemente. Houve alheamento. Más opções, mau discurso e, acima de tudo, desconhecimento posicional dos jogadores mais criativos do Estoril. Parecia que a relva dava choques. O nosso ataque praticamente não se viu na primeira parte. E a nossa defesa, que para mim teve um guardião Assis em boa forma, fez o que pôde para evitar que o cântaro se partisse mais vezes. Só não evitou a cabeçada de Kléber que deu cabo de tudo. Houve mérito do Estoril em conseguir marcar, mas porque o Vitória consentiu. Principalmente porque preparou uma equipa para defrontar um Boavista ou um Penafiel... não o Estoril que ganhou tarimba na Europe League!
Uma equipa como a nossa, tinha que ter ganho no Estoril e teve oportunidades tão boas que morriam na praia por não haver um um ponta de lança fixo, caralho!
É isto que me deixa fodido, Sr. Luís Cirilo. A equipas como o Estoril ganha-se a marcar mais golos e não jogar para o empate a zero.
A 10 minutos do fim, o treinador do adversário ainda deu uma ajuda a Rui Vitória, retirando os dois elementos mais perigosos, a ver se chegávamos ao empate ou se permitíamos o segundo, mas nem assim isso teve repercussão.
Talvez fruto das exibições televisionadas do Vitória através da SportTv, desta vez o Couceiro fez bem o trabalho de casa e hoje teve o payback. Utilizar o mesmo onze de jogo para jogo em equipas de potencial esgotado como a nossa consegue ser desmanchado por qualquer treinador inteligente. Depois é isto que acontece.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Concordo parcialmente, com a análise, só lhe faltou dizer, que a equipa de arbitragem, apitou demasiadas faltas atacantes à equipa do Vitória. Ao contrário, não teve o mesmo critério! - Mas claro! isto, deve-se ao fato, da equipa do Estoril, ter maior idade...

Anónimo disse...

É um problema... Já todos perceberam que esta equipa joga sempre da mesma forma. Se Rui Vitória insiste em manter sempre tudo igual, vai ser difícil ganhar mais jogos esta época. Para vencer esta equipa do Vitória basta pressionar a defesa e não deixar jogar no meio campo. E depois todos marcarem Bernard e Hernâni quando têm a bola, porque o jogo passa sempre por eles. E até podem deixar André jogar, porque, por norma, não sobe muito no terreno e sabem que não temos ponta-de-lança... quem marca golos no Vitória são os médios e os extremos e à vezes os defesas. E esta equipa não sabe chegar à baliza adversária com 3 toques, por isso há muitas oportunidades para lhe cortar o jogo..
Foi uma vitória tática. Qualquer treinador inteligente já percebeu que, para nos ganhar, basta fazer o que o braga fez na taça. E não é preciso ter uma grande equipa. Basta rigor tático para ganhar o jogo. Marcar golos contra o vitória? É arranjar cantos e faltas com a manha habitual e depois lançar a bola para o lado direito da defesa que na maior parte das vezes está sem ninguém... Ou um contra-ataque rápido, porque a equipa é muito lenta a recuperar.
Rui Vitória tem de mudar a tática, treinar o acerto de passe e o rigor tático, e inspirar-se um pouco naquele livro em que se baseou para escrever o seu. Temos de ter um plano, estar confiantes e saber adaptar-nos ao terreno...
A equipa é a mesma, e até pode jogar bem. O problema são os adversários...
Miguel Silva

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, se amanhã o Scbraga ganhar ao Paços de Ferreira, o VsClube será relegado para 4lugar e o Scbraga ficará em 3 lugar. Até há data a carreira do Vsc tem sido meritória, com um plantel de jogadores jovens e maioritariamente do cns. Queria lembrar ao Rui Cordeiro da Silva que o scbraga eliminou o Benfica da taça e não levou goleada épica. Cumprimentos.

Paulo Pinto disse...

Esta foi a minha resposta a alguém que disse que os meninos ontem só jogaram ao pião:
"Amigo eles jogam, muito, bem ao pião. O problema e que estão sempre a ler que vão ter uma PlayStation (vendidos aos 3 estarolas ou estrangeiro). E vêem o pai (presidente) andar sempre a leiloar. Até o professor deles (treinador) já ofereceu às galinhas. Noutra casa, e com esta classificação, blindavam tudo e iam buscar 2/3 homens de barba rija (reforços) para ajudar os meninos. Ahhh... Aí o céu era o limite...
Saudações VITORIANAS."

luis cirilo disse...

Caro Eduardo:
É o que me parece mais lógico. Até porque o Ricardo não me parece ser ponta de lança.
Caro Quim Rolhas:
É evidente que os nossos adversários preparam cada vez melhor as suas estratégias para anularem os nossos pontos fortes.E por isso há vários jogos que não marcamos em lances de bola parada só para dar um exemplo.
Por outro lado não me canso de insistir na tecla de que Tomané rende mais a jogar numa posição mais lateral e aparecendo na área do que como ponta de lança em cunha. É certo que sem Álvez as opções eram ele e...Areias mas RV preferiu apostar num jogador que nem é "carne" nem é "peixe" (não é ponta de lança clássico mas também não ´extremo)e nem sequer convocou o jovem ponta de lança. Uma coisa é certa:desde a "tragédia" na Madeira que não via uma exibição tão fraca. Talvez seja tempo de tocar a reunir e não a dispersar. Mas aí já entram outros factores sobre os quais não vale a pena perdermos muito tempo. Sei é que é preciso fazer alguma coisa para que retomemos o bom caminho.
Caro Anónimo:
Acho que o árbitro esteve bem. desculparmo-nos com ele é enganarmo-nos a nós próprios.
Caro Miguel:
Concordo de forma geral com a sua análise. A nossa equipa tem falta de agressividade na zona da verdade e assim será cada vez mais dificil ganhar jogos.Até porque, como diz e bem, já toda a gente sabe como manietar os nossos pontos fortes.
Caro Anónimo:
É sempre motivador ver os braguistas obcecados com quem é maior e melhor que o clube deles.
Caro Paulo Pinto:
O problema passa muito por aí. Estratégia e comunicação. Infelizmente erradas