sexta-feira, dezembro 26, 2014

O Pirómano

Ao contrário do que alguns possam pensar não tenho rigorosamente nada contra nenhum clube.
Nenhum!
Tenho respeito por todos embora naturalmente goste menos de uns do que de outros por razões de rivalidade, de história e de outros factores.
Já o mesmo não posso dizer dos dirigentes de alguns clubes porque aí há alguns de que não gosto mesmo nada e que do meu ponto de vista, parcial como é evidente, andam a mais no futebol e estragam mais do que constroem.
É o caso do actual presidente do Sporting.
Que chegou à cadeira que outrora foi do visconde de Alvalade, e onde ao longo dos anos se sentaram grandes presidentes (embora outros nem tanto assim...), com um discurso renovador e que prometia ser um factor de mudança num futebol que precisa largamente de enormes mudanças.
Mas depressa se instalou a desilusão.
É mais do mesmo.
Para pior.
Egocêntrico,demagogo, vaidoso, ditatorial, convencido que é o supra suma do dirigismo desportivo, propenso a confundir a instituição com ele próprio, depressa se revelou mais um perigoso pirómano disposto a pegar fogo a tudo que possa arder.
No clube é o que se sabe.
Em dezoito meses já despediu dois treinadores (o terceiro está por um fio), já "comprou" barulho com o balneário todo,ameaçou jogadores com processos disciplinares(correu-lhe muito mal com Nani ao que se sabe) hostilizou grande figuras do clube como Manuel Fernandes, exibe-se nas vitórias e esconde-se nas derrotas, comunica com os jogadores por facebook e entrou numa lógica ridícula de conferências de imprensa quase diárias em que o único fito é glorificar-se a ele próprio.
Na Liga, para além de ter votado em Mário Figueiredo naquele simulacro de eleições de que a esmagadora maioria dos clubes se afastaram, apoiou-o até ao fim naquela que foi a pior liderança da Liga de todos os tempos.
Chamado a ajudar a consertar o desastre, como fizeram quase todos os outros clubes, não apareceu e fez-se representar por" peões de brega" (é a tal questão de gostar ou não de dizer as coisas na cara a que se referia acertadamente Marco Silva)que se limitaram a transmitir a discordância do "dono" mas sem apresentarem uma única alternativa que ajudasse a resolver problemas.
Agora, talvez influenciado pela quadra natalícia, resolveu arranjar mais um número de circo com a não venda de bilhetes a adeptos do clube para o jogo da taça da liga na próxima 2ªfeira.
Usando uma argumentação ridícula, descabida, e que apenas demonstra o desnorte que vai naquela cabeça e a demagogia em que se sustenta toda a sua acção enquanto presidente de uma instituição que merecia muito melhor.
Não é difícil prever que o seu fim (pode enganar muita gente durante muito tempo mas não engana toda a gente sempre) será mais ou menos idêntico ao do seu célebre antecessor Jorge Gonçalves conhecido como o "bigodes".
Mas esse,ao menos, tinha alguma piada.
Este é simplesmente ridículo.
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...

Este Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, é uma desilusão completa, Sr. Luís Cirilo. Bem diziam os vizelenses ao Marco, quando foi no jogo da Taça, para ele pôr o Bruno a jogar por ele estar sempre no banco. É o que dá as claques porem alguém da confiança deles na presidência dos clubes. Não se dão ao respeito quando abrem a boca.
São clubes cansados porque o presidente cansa. Tanto cansa que provavelmente vai despedir um treinador mediano para lá pôr o Inácio que tem métodos desajustados. Nessa hipótese tudo ficaria resolvido até a panela levantar fervura. A manter o Inácio como director desportivo e vir, por exemplo, ao Vitória buscar o treinador, o bicho ia pegar porque não vejo aqui compatibilidades entre estas duas personalidades.
Nesta altura, tudo é possível.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Só não estou de acordo com a comparação deste pirómano com o Jorge Gonçalves. É que esse cometeu erros, mas sabia assumi-los e não era arrogante como este. Bruno de Carvalho quer ser presidente, empresário, treinador, e adepto de bancada. Coitado do clube que tem de aturar esta criatura. Mas os sportinguistas que o elegeram, que o aturem...

luso disse...

claro que num jogo da taça da carica, disputado à segunda feira à noite, e que o sporting parece já ter destinado aos jogadores da equipa B, quem viria de Lisboa?
Como é óbvio, ninguém.

Assim, BC aproveitou a oportunidade para lançar uma manobra de diversão, e afastar a discussão daquilo que verdadeiramente importa aos seus adeptos, que é a sua incapacidade de dar a volta aos resultados desportivos

cards disse...

Caro Luis Cirilo,
aqui à tempos o senhor escreveu um texto onde dizia, amisou menos isto, odstinho de Bruno Carvalho swráo mesmo dos seus antecessores, corrido da presidencia por fanta de sucesso desportivo.
Na altura escrevi dizendo que Bruno de Carvalho, teria mais margem de manobra que os seus antecessores, mas passado 2/3 meses desse seu texto reconheço que você tem 100%, se o sporting não vencer a taça de Porugal e a derrota com a Doyen for muito pesada, talvez o seu reinado acabe mais cedo

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Não sei o que vai acontecer no SCP,embora sendo nosso adversário directo não me desagrade de todos esta turbulência, mas estou certo que Rui Vitória nunca trocaria o nosso clube por aquele vespeiro leonino. Era mais um para queimar.
Caro Anónimo:
Sim. o "Bigodes" não tinha esta arrogância. Mas diz bem;quem o pôs lá que o ature.
Caro luso: Eles já na Liga vem poucos que fará num jogo nestas condições.
Mas claro que é uma manobra de diversão como diz e bem.
Caro cards:
Estou certo que este SCP não vai ter sucesso desportivo. O campeonato...já era. A Taça,embora com sorteio favorável,está longe de estar ganha. A taça da liga , se BdC cumprir o que disse (jogar com jogadores da B e juniores), nem é objectivo é e a Liga Europa destina-lhe mais dois jogos. Veremos como reagirão os adeptos quando perceberem que debaixo de tanta "parra" não há nem uma "uva".

João Silva disse...

Só falta mesmo o BdC deixar o cargo por razões pessoais e profissionais, para o arauto da verdade vir com a sua prosa, a debitar postas de pescada.

Ai mas o arauto também. ..?? Ah, sendo assim peço desculpa.

luis cirilo disse...

Caro João Silva:
Não peça desculpa.
Não é sua culpa a distribuição de inteligência não ser equitativa. Certamente terá outras qualidades.