sexta-feira, dezembro 05, 2014

Memórias doutros Tempos

O estádio 28(depois 1º) de Maio, em Braga, é seguramente o terceiro estádio a que fui depois do então Estádio Municipal (agora D. Afonso Henriques) e do saudoso campo da Amorosa ambos em Guimarães.
E a esse estádio, onde se vê futebol muito bem de qualquer bancada, fui muitas vezes ao longo dos anos ver jogos do Vitória, da selecção nacional e também do Sporting de Braga com outros adversários que não o Vitória.
E também do Vitória com outros adversários que não o Sporting de Braga quando o nosso estádio estava interdito disciplinarmente e utilizávamos o estádio bracarense como "casa" emprestada.
Nele vi grandes jogos, dele trouxe grandes alegrias e algumas tristezas, mas é indiscutivelmente um estádio que faz parte da minha vida e da minha história enquanto adepto do futebol.
Recordo hoje quatro jogos que lá vi.
O primeiro de todos, algures em Dezembro de 1966, faz por estes dias 48 anos em que Braga (detentor da taça de Portugal da época anterior) e Vitória se defrontavam em mais uma reedição do derbi minhoto.
Bancadas cheias e vitória do Vitória, por 3-2, num jogo em que apenas recordo as alternâncias do marcador.
E não me esquecerei nunca que a primeira vez que vi o Vitória, em Braga, regressei a Guimarães com o doce sabor do triunfo.
Muitos anos mais tarde um Vitória-Porto para a Taça de Portugal.
Jogo de desempate depois de um jogo extraordinário na Póvoa de Varzim que terminara com o resultado de 3-3.
Em Braga outro grande jogo que perdemos por 3-2 depois de o Porto ter chegado a 3-0 e o Vitória conseguir reduzir para a diferença mínima.
Cabe dizer que os jogos foram nesses dois estádios porque Vitória e Porto tinham os seus interditos!
Também nesse estádio vi um Portugal-Escócia, jogo particular, que marcou a estreia pela nossa selecção A do meu falecido (e saudoso) amigo António Jesus.
Grande capitão de grande equipas do Vitória.
Guardo religiosamente uma fotografia autografada e com uma simpática dedicatória que ele me ofereceu,respeitante a esse jogo, em que veste a camisola de Portugal.
Finalmente o ultimo Braga-Vitória que vi no 1º de Maio(foi também o ultimo que lá se realizou).em Novembro de 2002, e que terminou com o triunfo do Vitória por 4-2 depois de uma exibição de gala da equipa vitoriana.
Na época seguinte o derbi, em terras bracarenses, já se disputou na "Pedreira" mas esse é lugar que não frequento.
E por isso hoje ,em véspera de mais um jogo entres os velhos rivais, é-me agradável recordar que o primeiro e ultimo jogos que vi em Braga entre as duas equipas terminaram ambos com vitórias do Vitória.
Pode ser um bom augúrio, quem sabe, para domingo...
Depois Falamos

P.S. Em 2012 voltei ao 1º de Maio para um Braga B-Vitória B que terminou 0-0.
Mas não é, evidentemente, a mesma coisa que um jogo entre as principais equipas.

11 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Acho que está na hora do ilustre blogger ir à "pedreira", talvez seja pela sua ausência que o Vitória não conseguiu lá vencer (ainda).

PS: Sei que não é só a sua falta, é também a falta de competência (ou excesso de zelo!) de personagens como Artur Soares Dias.

cards disse...

Caro Luis Cirilo, Boas memórias que você tem desse estádio...

Também tenho uma era eu muito pequeno e fui, com o meu avô e outro Benfiquistas de vila real, num autocarro para ver o jogo. O meu avó como tinha trabalhado muitos anos no Banco de Portugal em Braga ia sempre ver o Benfica a jogar em braga e nesse ano levou-me acontece que
pouco antes se entrar no estádio adormeci e não vi nada do jogo.
Conto esta história porque se nos finais dos anos 80 isto era uma pratica comum ver famílias num estádio hoje é praticamente impossível devido a alguns labregos...

Que seja um bom jogo e que termine empatado para ninguém ficar triste...

Francisco Guimarães disse...

Não concordo de todo com a falta de famílias nos estádios e o motivo que o anterior comentador referiu. É certo que de há 2 ou 3 anos para cá vai menos gente e menos famílias mas isso deve-se fundamentalmente à crise econômica que desviou os gastos das famílias para prioridades bem mais prioritárias que a ida à bola.
No entanto, pelo contrário, logo a seguir ao euro 2004 vimos em Guimaraes e não só (Braga, Coimbra, Leiria, etc) um considerável número de famílias a ir à bola, a reboque da grande melhoria do conforto nos estádios, hábito esse que ainda hoje se mantém, principalmente em Guimarães e até mais fortemente nos jogos grandes que são curiosamente os que apresentam, infelizmente, mais violência.

Quanto à violência sempre houve, sempre existiu, como sempre existiram inergumenos e labregos.
Uma das recordações que a minha mãe tem da sua infância nos anos 50 era dos finais dos Vitória X Braga em que o Toural se enchia de "homens de chapéu com guarda-chuvas e braços no ar, à pancada com os que vinham de Braga".
Só que hoje qualquer safanãozito ou arrufo entre adeptos tem logo direito a selfie, YouTube e claro a cópia dessas imagens pelos jornalistazecos de hoje que mais não fazem do que navegar na net à procura do inoquo para o salientar e mostrar trabalho!!!
Há hoje menos gente nos estádios, pois há mas os motivos para mim são outros.

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Fui uma vez a esse estádio.
Ver um jogo da selecção nacional.
Não tenciono voltar e estou certo que o Vitória lá ganhará muitas vezes apesar da minha ausência.
Espero é que não apareçam mais árbitros como esse.
Caro cards:
Há mais de 30 anos lembro-me de ver um Braga-Benfica no 1º de Maio. Onde vi uma cena que me marcou para toda a vida. O Braga marcou e umas pessoas à minha frente levantaram-se a festejar. Pouco depois o Benfica empatou e as mesmíssimas pessoas voltaram a festejar! Percebi,olhando á volta,que não eram caso único.
Caro Francisco:
Eu acho que a quebra de assistências tem a ver com três razões:
1)Dificuldades económicas.
2) Emigração de muitos jovens para outros países em busca de oportunidades.
3) Grosseira falta de verdade desportiva na nossa Liga. Hoje com a exaustiva cobertura televisiva já toda a gente percebeu que há filhos e enteados. E pagar para ir a um espectáculo com regras falseadas é quase masoquismo.

Anónimo disse...

O Estádio 1º de Maio era muito mais intimidador do que este da «pedreira».
O falso eco de estádio cheio do AXA é talvez o maior trunfo do Braga para este jogo. Caso os jogadores do Vitória consigam abstrair-se e focar-se na equipa, o 4-2 é perfeitamente alcançável e continuarmos no 2º lugar.
Sr. Luís Cirilo, ganhar esta noite em Braga significa que ainda podemos sonhar em ser campeões. Só a Vitória interessa.

Quim Rolhas

cards disse...

Caro Luís cirilo ter apoiar 2 clubes é sempre bom nunca ficamos tristes ...

cards disse...

não sei qual é a causa principal de haver poucas pessoas nos estádios, só posso falar do caso do vitória que por vezes mete os preços a 5 euros e mesmo assim o Bonfim parace muito vazio

Francisco Guimarães disse...

São exactamente essas razões que eu considero as três principais.
É claro que há que pense que a violência possa ser uma razão, ou o facto de as pessoas não serem do clube da terra e ficarem em casa aver os seus outros amores.
Essas razões também existem mas não são as principais, pois sempre existiram, sempre houve violência e sempre houve Leirienses sportinguistas ou Pacenses porristas, para além dos Bracarenses benfiquistas, etc,etc.
As principais, essas 3 que enumerou, essas sim fizeram dimunuir a afluência nos últimos anos, sendo que a número 3 já anda a afastar público à muito mais tempo, com ou sem crise econômica e emigração.

Anónimo disse...

Esse estádio também já nos serviu de quase passagem para o JAMOR!!

No jogo com o Merelinense onde ganhamos 2 0.
Apenas outra boa memória que guardo

Cumps

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
O 1º de Maio é um estádio onde se vê bem de qualquer bancada.
Quanto ao jogo empatamos e foi um resultado que se aceita. Pode ser que a próxima jornada nos traga boas novidades.
Caro cards:
É o seu ponto de vista. Nunca será o meu.
Quanto ao Bonfim é pena que não registe hoje as assistências do passado. E quando uma cidade como Setúbal não consegue" dar" mais ao seu principal clube é muito mau sinal.
Caro Francisco:
Por isso mesmo acho que é mais que tempo de os clubes se porem "finos". Porque a ausência dos estádios levará no médio/longo prazo a um progressivo desinteresse pelas transmissões televisivas. E quando as televisões perceberem que o espectáculo futebol já não é o que era, em termos de audiências, então os clubes estarão com problemas muitíssimo sérios. Mais do que o preço dos bilhetes ou fenómenos esporádicos de violência acho que os clubes(e a LPFP) deviam atacar já o problema de duas formas. Uma reduzindo a conflitualidade verbal entre dirigentes que não só desprestigia o futebol como induz a violência entre adeptos. O recente desanuviar de relações entre SLB e FCP, se durar, pode ser um bom passo nesse sentido. A outra é fazerem um esforço sério na defesa da verdade desportiva. Infelizmente não acredito que alguns estejam interessados nisso.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É bem verdade.
Eu estive lá.
E não deixa de ser irónico que a ultima vez que lá jogou uma equipa da 1ª liga essa equipa tenha sido o Vitória.