sexta-feira, dezembro 12, 2014

Lendas da B.D.- Spiderman e Superman

Fui um leitor, e coleccionador, entusiasta de Banda Desenhada na minha juventude.
Li e guardei centenas de revistas com as aventuras dos mais diversos super heróis,muitas delas ainda a preto e branco, que cá chegavam através de uma editora brasileira (a EBAL) que tinha os direitos para Portugal dessas publicações.
Naturalmente que como em tudo na vida se criam preferências.
E as minhas foram para o Super Homem e o Batman, da DC Comics, e para o Homem Aranha e o Demolidor da Marvel.
No caso do Super Homem fui então um coleccionador atento.
Quer das revistas do Homem de Aço, quer do Superboy , quer das organizações de justiceiros de que faziam parte.
O Super Homem da Liga da Justiça e o Superboy da Legião dos Super Heróis.
Mas gostava também do Batman, porventura a personagem cuja transposição para o cinema teve mais sucesso (e há agora na Fox uma série, "Gotham", com uma abordagem muito interessante ao personagem), e das suas aventuras sempre com inimigos muito marcantes (Joker, Pinguim,Enigma)e personagens em volta dele com "vida própria" como Robin ou a Mulher Morcego.
E naturalmente o Super Homem com quem partilhava muitas aventuras.
Quer os dois defrontando inimigos comuns quer no âmbito da Liga da Justiça.
O Homem Aranha e o Demolidor apareceram depois.
O primeiro com grande sucesso, que se estendeu ao cinema,à televisão e aos desenhos animados, e o segundo com menos visibilidade mas também com histórias muito interessantes.
Todos eles, com excepção do Demolidor que teve direito a apenas um filme protagonizado por Ben Affleck, tiveram e vão continuar a ter presença no grande ecrã tal o sucesso de bilheteira que constituem e as possibilidades de negócio que a as produtoras anteveêm quer em novos filmes quer na participação conjunta de super heróis nos mesmos filmes.
Deixei de ler B.D. há muitos anos.
Até porque as histórias começaram a enveredar por vias de complexidade, acompanhadas aliás pelo desenho das mesmas, que me tornaram menos interessante a leitura e a fizeram quase exclusiva para os especialistas.
Que, ao contrário do meu filho mais velho, não sou em definitivo.
Mas continuo a assistir aos filmes que retratam os super heróis e ás séries televisivas como "Gotham" ou "Arrow" baseadas nas suas histórias.
Talvez como forma de manter presente um passado que me é grato.
Depois Falamos

5 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo, Também gosto muito Da série Arrow não perco um epísódio. Pena agora ela voltar somente em Janeiro...Gotham ainda não a vi. Já viu a nova série do mundo da BD The flash?A 1 temporada tem sido muito boa.

Francisco Ferreira disse...

Também "fui leitor e colecionador entusiasta da Banda Desenhada"
Comecei, com a ajuda do meu pai pois ainda nem na escola andava, com o Papagaio e Mosquito, na minha opinião o melhor jornal de "quadradinhos". Seguiram-se O Diabrete, Mundo de Aventuras, Cavaleiro Andante, Zorro, Jornal do Cuto e outros que de momento não me ocorrem mas que guardo num cantinho da minha estante. A estas relíquias seguem-se Tio Patinhas, Patos Donald's e similares adquiridos pelos meus descendentes mas que a mim não me entusiasmaram.

Na minha opinião lendas da B.D, são Tintim, Tarzan, Príncipe Valente, Asterix, Cuto, Tommy,o rapaz do Circo, Capitâo Meia Noite, Serafim e Malacuecoetc.,.

Grandes desenhadores dos quais quero destacar 2 Eduardo Teixeira Colho e Carlos Alberto e a sua famosa História de Portugal que na n/Cidade,e penso que em todo o país teve um enorme sucesso.
"Tem repetidos" era a frase que mais se ouvia de novos e velhos, na rua e nos cafés.
Belos tempos.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Ainda não vi essa série. Em que canal dá?
Caro Francisco Ferreira:
É curioso que ganhei o meu gosto pela BD precisamente com as colecções do jornal "O Mosquito" queo meu Pai guardava da sua juventude e ainda hoje tenho.
Depois li o "Zorro", "O Mundo de Aventuras" e outras entre as quais o referido "Jornal do Cuto" de que possuo a colecção completa. Claro que Tintim, Tarzan,Lucky Luke, Astérix,também foram leiuturas obrigatórias. Bons tempos tem toda a razão.

cards disse...

eu vejo na net. a traves de um site brasileiro.por exemplo o Arrow já vai no episódio 9 da 3 temporada. esta temporada esta a ser muito boa.
The flash está a ser bom também. São as duas única series que vejo.

Deixo aqui o site onde vejo filmes e as duas séries
www.filmesonlinegratis.net

luis cirilo disse...

Caro cards:
Muito obrigado pela indicação.
Vou seguramente utilizar esse link.