segunda-feira, dezembro 01, 2014

Filhos e Enteados

Ás vezes reflicto sobre a sorte(?) que tem aqueles cidadãos que não gostam de futebol, não lhe ligam nenhuma, e por isso não convivem com a realidade do sector mais injusto que existe na sociedade portuguesa 40 anos depois do 25 de Abril.
Porque nada mudou tão pouco, do antigo regime para a democracia, como o futebol e os que nele ocupam o poder para seu exclusivo beneficio atropelando as mais elementares regras da ética desportiva e da verdade das competições,
Na ditadura, desportivamente falando, existiam três senhores feudais.
Benfica,Sporting e Porto.
Na democracia três senhores feudais continuam a existir.
Benfica, Porto e Sporting.
A única alteração foi que o Porto ultrapassou o Sporting e se colou ao Benfica no que ao controle do "sistema" diz respeito. Porque tudo o resto ficou igual.
A jornada de ontem foi apenas mais uma em que isso se confirmou.
Em Coimbra o Benfica venceu por 2-0 com o segundo golo a ser obtido em flagrante fora de jogo.
Nas bancadas os seus adeptos, habituados à mais absoluta impunidade, arremessaram cadeiras, atiraram petardos e tochas, obrigaram à interrupção do jogo por mais de cinco minutos e ainda ficaram admirados por a PSP lhes ter distribuído umas bastonadas em que só se perderam as que não lhes acertaram!
Aguardo, sentado, o castigo que o clube de Lisboa vai sofrer.
E cá estaremos para o comparar com os castigos que o Vitória tem sofrido.
No Dragão o Porto venceu o Rio Ave por 5-0 e por isso falar de árbitros parece ridículo.
Acontece que aos 79 minutos o resultado estava em 1-O e Olegário Benquerença(outro que nunca mais atinge o limite de idade...)já tinha perdoado um penalti ao Porto por evidente mão de Herrera e já tinha perdoado os merecidos vermelhos a Casemiro( com tempo é outro Paulinho Santos que ali se está a fazer) e Brahimi num caso por constantes faltas grosseiras e no outro por pontapear um adversário sem bola por perto.
E se o árbitro tivesse cumprido de forma isenta as leis do jogo de certeza que o resultado seria outro.
Em Alvalade, no parente mais pobre do trio de senhores feudais, realce para a forma trapalhona como William Carvalho marcou a falta que dá origem ao primeiro golo (deu dois toques sucessivos na bola mas o "enorme" Soares Dias deixou andar...) e em mais uma agressão de Maurício ( este tipo deve ter uma impressionante falta de neurónios...para além de ser fraco jogador) que passou completamente impune embora tenha sido nas "barbas" do fiscal de linha.
E é assim que neste futebol mentiroso e sem verdade desportiva se constroem campeões nacionais e se apuram clubes para a Liga dos Campeões.
Com a cumplicidade (quase) total de uma comunicação social, desportiva e não só, completamente enfeudada aos ...senhores feudais.
Um nojo!
Depois Falamos.

P.S: Querem uma prova? Vejam as reportagens da RTP sobre os incidentes de Coimbra e reparem se alguma vez aparece na narrativa a palavra Benfica.
Nem uma.
Para a RTP deviam ser adeptos sem clube...

11 comentários:

Luis Costa disse...

Meu caro,
Acho que faz muito bem em esperar sentado, se bem que pode ir alternando com o deitado, porque nada se vai passar com esse clube.
Aliás para a grande maioria da CS não se passou nada, e os que deram alguma atençao a isso, deram conta de disturbios de adeptos, mas não sabem quem são !

Isto mais uma vez demonstra como somos grandes e como a maioria da CS suja, nos tentar "deitar abaixo" de forma a não fazermos "sombra" a esses senhores.

Anónimo disse...

Este é um dos temas recorrentes que o Sr. Luís Cirilo aborda nos seus textos. Eu acho que faz muito bem. Porque água em pedra dura tanto dá até que fura. Estou do seu lado nesta nobre missão que é fazer chegar os 25 Abril ao futebol, onde, quanto a mim, nunca chegou.
Percebo a razão de estar constantemente a lembrar esse desnivelamento que existe entre esses 3 e os restantes, que em nada contribui para haver jogo limpo.
Temos de apostar numa melhor formação dos árbitros, das polícias e dos dirigentes para que haja mais rigor, imparcialidade e transparência no futebol.
Nas bancadas a história é outra. Por norma, e infelizmente, o adepto faz-se por conta própria e cada um tem a sua mania, que é mais ou menos tolerada pelos outros semelhantes. Às vezes, nem tanto.
Há escolas de futebol, mas não há formação de adeptos que os ensinem a puxar pelas equipas e a evitar confrontos nas bancadas. Geralmente, as claques assumem essa função, na maioria das vezes, de forma deficiente porque só lhes interessa fazer mais barulho. Regra geral, as grandes equipas, pelo menos as mais inteligentes, têm as melhores claques. Quando acontece barracada, seja no campo ou na bancada entre os próprios adeptos, como parece ter sido o caso, significa que algo recente ou no momento presente feriu o orgulho dos apoiantes.
Para este desentendimento ter acontecido exclusivamente na bancada benfiquista ocorre-me, assim por alto, do afastamento da Liga Europa e da Liga dos Campeões com uma das razões que pode ter contribuído para os incidentes. Não havendo razão aparente, é caso de ponderarmos uma doença do foro psiquiátrico, o que é muito estranho porque até hoje eles disfarçaram muito bem.

Quim Rolhas

JRV disse...

No jogo entre as equipas do porto e de vila do conde, ficou ainda por assinalar um penalti cometido pelo Danilo. Convém ainda referir que no lance do primeiro golo, há uma falta evidente sobre o Marcelo, que o apitador decidiu ignorar. Foi uma arbitragem absolutamente patética, um roubo monumental, mas para a história fica uma vitória para os corruptos de contumil. É triste.

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

ainda ontem fiz um comentário no seu Blog, sobre a indiferença que a comunicação social tem tido com o nosso Vitória, mas fi-lo de uma forma injusta, pois, pelo menos 2 vezes esta época já fomos notícia de abertura de noticiários. Uma pela carga policial no jogo contra o Porto, e outra pelas célebres facadas no adepto do Sporting!
Claro que assim sendo, a generalidade das pessoas fica com a ideia de que nós somos um bárbaros, e desvalorizam tudo de bom que cá se faz... A Comunicação Social está podre em Portugal. Ontem, numa reportagem da TVI sobre os atletas paralímpicos, a jornalista interrogava o Secretário de Estado do Desporto, se conhecia os nomes de alguns atletas, e mostrava-se muito admirada por este não saber o nome de nenhum deles. Mas a culpa não será também da CS, que só transmite aquilo que quer, ou que lhes dá interesses? Claro que sim! E Claro que, voltando ao nosso Vitória, a CS não dá o relevo que esta equipa está a ter neste campeonato, preferindo dar relevo às situações negativas que se passam aqui e em qualquer lado.

Miguel

luis cirilo disse...

Caro Luis Costa:
Infelizmente é como diz. Com jeito nem multa levam.
Caro Quim Rolhas:
É uma luta antiga da qual não me canso mas em relação à qual tenho poucas expectativas. Porque o "polvo" é demasiado forte e pese embora haver muita gente a pensar o mesmo a verdade é que nada pode ser feito se os restantes clubes não derem o seu "grito do Ipiranga" (como fizeram em Espanha) e impuserem um futebol mais verdadeiro. Infelizmente a esmagadora maioria dos clubes, incluindo o nosso, parece que vive bem nesta mentira continuada.
Caro JRV:
Foi evidente para todos menos para o Olegário Benquerença.
Caro Miguel:
É como diz.
Está tudo "viciado" e a comunicação social é largamente cumplice disso. Ás vezes acho que se por absurdo pudessemos ter na nossa equipa o Ronaldo, o Messi,o Neuer, o Rooney,o Ozil,o Iniesta, o Neymar,o Bale e mais alguns desse calibre mesmo assim não ganhavamos o campeonato. O "sistema" havia de arranjar forma de nos impedir.

Sic Gloria Transit Mundi disse...

Reparei que no relato da Antena1, a certa altura rebenta um petardo e o jornalista exclama:"E lá vão 4!"...

luis cirilo disse...

Caro Sic Gloria:
Mais grave do que isso é ouvires relatos do Benfica. Se ainda houvessem cimeiras do "liquido escocês" ias ter muito que explicar...

Sic Gloria Transit Mundi disse...

Caro Luís,

As Cimeiras do "líquido escocês" deixam saudades! Seria bom aproveitar a época de férias que se avizinha para retomar essa tradição...

Quanto aos relatos do Benfica, foi um lapso... mas...depois falamos!
Terei todo o prazer de o explicar numa próxima Cimeira!

luis cirilo disse...

Caro Sic:
Infelizmente não me parece provável o reatar das cimeiras

lobo disse...

Domingo ao meio dia estava a ver as notícias no telejornal da cm TV , para variar estavam a falar nos 3 de sempre quando o burro do jornalista vira se para o comentador e diz que o Benfica ia isolado na liderança.......o que vale e que la o comentador que não conheço disse ,que quem ia na frente era o vitória, e o nabo fica com cara de parvo ,estas coisas tem que motivar os jogadores ,isto mete me nojo ,e ódio pelos 3 , e pela CS...enfim

luis cirilo disse...

Caro lobo:
não tenha nem duvida.
A comunicação social enoja com tanto subserviência e tanto frete aos clubes do regime. Mas então relativamente ao SLB é demais.