domingo, dezembro 07, 2014

Excelente Jogo

Foi um derbi digno desse nome.
Intenso, disputado, com resultado incerto até ao fim e bem jogado especialmente na primeira parte que teve momentos de excelente futebol.
Teve também as suas polémicas mas disso falaremos mais adiante.
Há 15 dias em Guimarães , para a Taça, ganhara o Braga mas jogara bem melhor o Vitória e o resultado foi completamente injusto como reconheceu quase toda a gente com excepção daqueles que como o treinador do Braga tem notórias deficiências a vários níveis.
Hoje o jogo foi bem mais equilibrado.
Mas mesmo assim a haver um vencedor teria de ser o Vitória porque foi a equipa que mais oportunidades flagrantes construiu durante os 90 minutos.
Nomeadamente um remate à trave de Bernard, um remate de Hernâni salvo em cima da linha por um defesa e um remate de Alex defendido in extremis pelo guarda redes bracarense.
Na outra baliza apenas uma espantosa defesa de Assis a remate de Rafa e um livre no primeiro minuto que o mesmo Assis sacudiu para canto.
Por isso considero que a haver um vencedor só podia ser o Vitória mas o resultado acaba por ser justo porque em boa verdade o equilíbrio foi a nota dominante num bom jogo de futebol.
Quanto á arbitragem é preciso separar as duas partes do jogo.
Na primeira um excelente trabalho de Carlos Xistra sem qualquer reparo a fazer.
Na segunda parte já não.
Parece que o intervalo lhe fez mal (não sei se lhe meteram fotografias por baixo da porta...) e voltou para uma segunda parte "caseirinha" em que teve várias decisões erradas sempre a favorecerem o Braga e a prejudicarem o Vitória não só neste jogo como para a próxima jornada.
Nada a opor ás expulsões por segundo amarelo de Hernâni (foi ingénuo ao levantar-se e "crescer" para o adversário) e de Bruno Gaspar mas muitas queixas na dualidade de critérios com que mostrou outros amarelos.
Nomeadamente a André ,que à primeira falta foi amarelado enquanto esse critério não foi seguido com jogadores do Braga, mas essencialmente com a tremenda injustiça dos amarelos a Traoré (não fez qualquer falta) e a Tomané (que sofreu falta e ainda foi punido) em dois lances em que inventou um livre perigoso contra o Vitória e perdoou idêntico castigo ao Braga em sítio bem perigoso.
Se a isso somarmos um livre perigoso perdoado ao Braga por falta sobre Bernard e um fora de jogo inexistente a Hernâni num lance em que se podia isolar percebe-se bem que houve uma amostra de "Xistrema" felizmente insuficiente para influenciar o resultado.
Não foi o resultado que o Vitória queria e merecia mas creio que a equipa e Rui Vitória estão de parabéns por mais uma boa exibição e um resultado que considero como bem positivo.
E aguardo com muita expectativa a próxima jornada. 
Podemos voltar ao segundo lugar ou ficarmos a um ponto de Porto e Benfica dependendo do resultado entre eles.
Mas para isso temos de ganhar ao Rio Ave.
O que com maior ou menor dificuldade acontecerá estou certo.
Depois Falamos.

P.S. Se no relvado fomos superiores nas bancadas os adeptos vitorianos foram muitíssimo superiores na forma como apoiaram a equipa.

11 comentários:

Anónimo disse...

Mais 3 que vão encostar.
Mas como diria o velho Quinito...

King_vsc disse...

Sr. Luís Cirilo, costumo ler o seu Blog com bastante regularidade e com interesse, principalmente no que ao nosso Vitória diz respeito.
Relativamente ao derby, tenho a dizer que o treinador dos “arcebispos” é um autentico incendiário. Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, tentou e consegui condicionar o árbitro na análise dos lances e consequente amostragem dos cartões aos jogadores da sua equipa, dizendo: «O Vitória de Guimarães é a equipa que provoca mais amarelos ao adversário. Que eu saiba, o futebol é um jogo de contacto. Espero que o árbitro esteja atento».
Por várias vezes o sr. Xistra “esqueceu-se” de marcar as faltas e em alguns casos, a amostragem do respetivo cartão aos pupilos do Sérgio Conceição. A dualidade de critérios foi nítida e para além das duas destacadas por si (André André e Tómané), o cartão ao Bruno Gaspar também é injusto, porque o jogador Vitoriano vai correndo na frente do Rafa, há ali um jogo de braços (recíproco), em que o jogador do Braga ao ver que não tinha qualquer hipótese de conquistar a posição, simplesmente se atira para o chão (cá está o tal jogo de contacto)!
Relativamente às palavras premonitórias do Sérgio Conceição quanto à posição da sua equipa no final do campeonato… Penso que está na profissão errada!
E mais não digo, porque para incendiário, já basta ele!

Boa continuação, Sr. Cirilo.

Anónimo disse...

Eu gostei muito do jogo de ontem, apesar de termos perdido, teoricamente, a oportunidade de virmos a ser Campeões.
Vistas as coisas como deve ser, sem rodeios, o empate para cada lado é injusto. Porque o Braga merecia ter perdido por ter criado menos perigo de golo à boca da baliza do que o Vitória. Porque o Vitória merecia, pelo menos, os 3-0 no final da primeira parte.
A entrada de Tomané para o lugar do lesionado Alvez, na primeira parte, foi provavelmente o principal erro de Rui Vitória. Já agora, queria saber a opinião do Sr. Luís Cirilo sobre esta opção, pois parece-me que Tomané está cada vez mais arredado daquele lugar.
Quanto ao Sérgio Conceição há que dizer que é um treinador muito perigoso. Utiliza o insulto e o deboche como armas psicológicas recorrentes. Para ele, a agressividade deve ser estar 3 dias sem pinar como fazia no Porto. É chamar filha da puta a uma garrafa de água e enviar um Salvador para dentro do campo treinado para a fazer jogo sujo ao cair do pano. Felizmente, não valeu de nada porque foi expulso, arrastando a ingenuidade de Hernani. Este foi o grande erro do Sr. Xistra, gter ajuizado os dois comportamentos nos mesmos pratos da balança.
Se um dia este Sérgio Conceição chegar a treinador de um FCP e as claques estiverem em sintonia com aquilo que ele diz e pensa, vão ter sérios problemas de comportamento nas bancadas porque vai junta-se a pólvora ao rastilho.
Embora o meu lado racional diga que o Vitória perdeu ontem a flagrante oportunidade de ser Campeão, pese o facto de ter feito um excelente jogo, é possível ainda sonhar com o deslize dos dois primeiros nos próximos desafios que prometem ser bem complicados.
Cada vez mais estou a gostar desta equipa do Vitória como nenhuma outra que lhe antecedeu. Para mim, Sr. Luís Cirilo, é a melhor equipa mais barata que o Vitória teve em toda a sua história. Assim a jogar, Porto e Benfica não nos ganharão no Dragão e na Luz.
O próximo jogo com o Rio Ave não será fácil por causa das ausências de 4 jogadores fundamentais: Hernani, André André, Alvez e do grande Bruno Gaspar, que ontem foi o melhor em campo a par de Rafa. Provavelmente, o Bouba Saré estará em duvida porque me pareceu que saiu a mancar. Precisamos para Domingo um estádio cheio para dar força a quem joga e ultrapassar estas ausências importantes e amealhar mais 3 pontos.

Quim Rolhas

Francisco Guimarães disse...

Como consequência deste jogo Rui Vitória fica de certeza sem poder contar com André, Hernâni e Bruno mas pode também ficar sem Bouba e Jonahtan, este ultimo cortesia do caceteiro mor do SCB o famoso Pedro "Tíbia" (Tíbia, Perónio, etc,etc).
Muitos acharão uma dor de cabeça ficar sem esses 5 jogadores para o jogo com o Rio Ave, eu acho que não.
A verdadeira dor de cabeça vai ser depois desse jogo pois como a história já nos demonstrou todos os que são chamados a substituir titulares, titulares se tornam!
Como poderá Rui Vitória colocar de novo na equipa Moreno ou até Defendi quando Josué e João Afonso se mostram tão eficazes? E mesmo Douglas? Entrará assim facilmente para o lugar de um cada vez mais seguro Assis?
Por isso as forças do mal podem expulsar e aleijar quem quiserem pois outros se levantarão com a mesma ou mais intensidade para o combate.
Esta equipa vale como um todo! É a marca de Rui Vitória!

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, esqueceu-se do lance do Rafa que rematou ou cruzou e a bola passou pela frente da linha de baliza. Quanto aos adeptos dos 11 autocarros contra 17 nossos no jogo da taça, apenas cantavam Braga é m.... e guimarães allez. Se isto é apoio, parabéns. Para a próxima não fique no sofá, vá para o meio deles, sei que se sentirá bem, porque o local é bem apropriado para um adepto da sua estirpe!Como diz o Sérgio Conceição, e você já sabe, no final o ScBraga fica sempre à frente!Parabéns por terem uma equipa com jogadores do CNS em 3* lugar!

Anónimo disse...

Sinceramente o empate não me satisfaz, gosto sempre de ganhar ao Braga. Mas acho que não vamos conseguir o 4/5 lugar, porque não vamos aguentar até ao final da liga esta classificação. Isso era no tempo do Pimenta, que tínhamos jogadores de categoria, estes a beira de um Ademir ou Cascavel ou Roldão, são muito fracos.

Anónimo disse...

Cirilo,

Sabe dizer-me quantos adeptos do Vitória se deslocaram ao Municipal da Pedreira?

Obrigado.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
São três baixas (que podem ser quatro)importantes mas não jogam uns...jogam outros.
Caro King:
O treinador do Braga prossegue como treinador o percurso que já se conhecia como jogador. Conflituoso e malcriado q.b.
Tem você razão no seus comentários e no não valer a pena perder tempo com o sujeito.
Caro Quim Rolhas.
Objectivamente devo dizer que é um resultado adequado ao que se viu embora a existir um vencedor só pudesse ser o Vitória.
Creio que após a lesão de Álvez só podia ser Tomané a entrar porque pese embora estarmos de acordo quanto a ele ser bem mais útil noutra posição a verdade é que alternativa seria Caiado. E por isso RV fez o que tinha a fazer.
Quanto ao SC acho que nunca treinará nenhum clube acima do Braga incluindo obviamente o nosso. Aquele estilo decalcado de Jorge Jesus não tem cabimento num futebol cada vez mais exigente com a imagem. Quando for despedido do Braga, o que acontecerá durante esta época, vai ter dificuldade em arranjar trabalho acima da II liga ou, quando muito, dos que na 1ª liga jogam para não descer.
Domingo é um jogo crucial para nós. Não jogam uns ...jogam outros mas os adeptos tem de lá estar em peso. Porque qualquer resultado no "dragão" nos serve desde que façamos a nossa obrigação. Claro que um empate conjugado com o nosso triunfo nos coloca numa posição bem agradável.
Caro Francisco:
Para o próximo jogo temos a certeza de três ausências e o temos de mais uma ou duas. Penso que a preocupação de RV será colmatar as ausências forçadas e não andar a promover regressos que neste cenário significariam uma revolução quase total no onze inicial.
Penso que Assis, Josué e João Afonso continuarão a ser merecidamente titulares.
Caro Anónimo:
Percebo o anonimato do seu comentário. Há alturas de lucidez, presumo que raras, em que deve ter vergonha do que escreve. A esse estádio, pago por nós todos, não faço tenções de ir nunca.
Embora, e nisso é a única coisa que tem razão, me sinta muito bem no meio dos adeptos do Vitória dos quais faço parte desde que me conheço.
Quanto ao SC acho que nem a época acaba onde está. Porque o futebol praticado pelo Braga é pouco mais que miserável e bambúrrios de sorte como no jogo da Taça não vão acontecer sempre.
Quanto aos nossos jogadores são realmente muito bons. E são nossos!
Acho que mesmo com as dificuldades de compreensão que denota consegue perceber o que isso quer dizer.
Caro Anónimo:
Se acha os nossos jogadores fracos receio bem que não saiba do que está a falar.
Caro Anónimo:
Não sei a quantidade mas apreciei a qualidade. Foram os que mais se ouviram durante o jogo.

Anónimo disse...

O Rio Ave seria difícil de qualquer maneira, pela maneira que joga, pelo treinador que tem, e pela excelente equipa que apresenta. Não é nenhum drama os que faltam:
- Bruno Gaspar ---» Nii Plange
- André André ---» Bruno Alves
- Bouba ---» Cafu
- Hernâni ---» Knezevic

Todos eles com sede de mostrar serviço e motivados até ao tutano.
2ª feira estamos em 2º lugar outra vez, e iremos à Luz discutir o 1º lugar, não tenho dúvidas. Se queremos ser campeões temos de ultrapassar os adversários, um de cada vez. Ninguém disse que ia ser fácil... mas assim é que dá gosto !

Mike_the_Bike disse...

Foi um jogo devíamos ter ganho, mas enfim, o empate até pode ser um bom resultado. Pior mesmo, foram os cartões e os impedimentos para o jogo com o Rio Ave, onde aí sim, vamos ter que fazer das tripas coração, jogar para o resultado, temos mesmo de ganhar... sempre com a nossa identidade, mas o importante será mesmo a vitória.
Mais uma vez a comunicação social continua a desprezar o Vitória, os resumos dos jogos só mostram a bola no posto do Bernard, "esquecendo-se" de todos os outros lances em que tivemos clara ocasião de golo. O outro a chamar papagaio ao Rui Vitória, é uma das anedotas do fim de semana, nem merece comentário, mas se ele bebesse um pouco da humildade do nosso "papagaio", só lhe ficava bem!

Miguel

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Esperemos que Bouba possa jogar.
Quanto aos outros é evidente que fazem falta, caso contrário não seriam titulares, mas serão substituidos sem qualquer drama.
Há opções para todos os lugares.
Caro Miguel:
Vamos certamente continuar a fazer o nosso caminho. Indiferentes a esse papagaio e a outros papagaios nomeadamente televisivos. O jogo de domingo é essencial e os adeptos tem de garantir à equipa um enorme apoio de principio a fim.
O adversário tem valor e está muito bem treinado pelo Pedro Martins. Jogo bem difícil pela certa