terça-feira, dezembro 16, 2014

Dia Lince

Hoje é dia dos linces.
Um lindo dia em suma.
Porque vão ser libertados na natureza, na região de Mértola, os dois primeiros linces ibéricos criados na no centro nacional de reprodução do lince ibérico (em Silves) naquilo que constitui a reintrodução no seu habitat de uma espécie que se encontrava extinta em Portugal há muitas décadas.
Sabe-se tratar-se do felino mais ameaçado de extinção em todo o mundo, sabe-se que esta espécie (o lince ibérico) apenas existe na Peninsula  Ibérica, sabe-se que em Portugal desapareceu há muito e apenas nalgumas regiões de Espanha subsistiu em liberdade mas reduzido a poucas dezenas de animais.
Nos ultimos anos, fruto de uma colaboração entre Portugal e Espanha nesse sentido, foi intensificada a reprodução em cativeiro da espécie para posteriormente ser feita a sua libertação em áreas seleccionadas de molde a permitir à natureza refazer um caminho que o homem tinha interrompido.
Hoje serão libertados, como atrás foi dito, os dois primeiros animais em território nacional a que se seguirão nos próximos meses mais dez dando sequência à libertação anteriormente feita de alguns exemplares na Extremadura espanhola.
É um processo delicado e que vai merecer um acompanhamento minucioso por parte dos especialistas.
Depois de assegurado aquilo que é essencial á sobrevivência dos linces, uma população estável de coelhos selvagens que são o seu principal alimento, há agora as preocupações adicionais como o informar ( e sensibilizar) as populações para o novo "vizinho" bem como assinalar a presença deles para quem demanda a região onde estabelecerão o seu habitat.
E uma dessas acções informativas passa pela introdução de um novo sinal de trânsito destinado precisamente a avisar os automobilistas para o facto de estarem a circular  por estradas passíveis de serem atravessadas por linces.
É que o principal risco para os linces em Espanha tem sido precisamente o de serem atropelados por automóveis ao atravessarem estradas nos seus percursos de caça.
Só este ano já se registaram vinte casos!
Hoje é pois um dia com significado profundo em termos de conservação da natureza e protecção das espécies ameaçadas pela acção do homem ao longo dos anos.
Espera-se que se revista de sucesso e que o lince ibérico possa voltar a ser um membro de pleno direito, e sem ameaças de extinção, da fauna portuguesa.
Depois Falamos.

2 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Ai o que eu queria que determinadas "espécies" da "fauna" futebolística portuguesa já estivesses extintas!
(não, não estou a falar dos clubes em si, mas sim de quem os favorece...)

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Somos dois