quarta-feira, dezembro 10, 2014

Cinco Baixas





Quatro são absolutamente certas.
André, Hernâni, Bruno Gaspar e Álvez.
Mas também Bouba, que terminara o jogo em Braga denotando grandes dificuldades , parece estar em sérias duvidas para a próxima jornada o que pode obrigar Rui Vitória a fazer cinco alterações (meia equipa) relativamente ao onze titular da ultima jornada.
É muito, preocupa, mas não é dramático porque dentro do velho principio do grande Quinito (não joga o Quim, joga o Zé) há alternativas e com valor dentro do grupo de trabalho.
Como já houve para Moreno, Defendi e Douglas.
Começando por Bruno Gaspar a sua substituição pode passar por Plange (que me parece ser a opção mais provável) ou por Amorim já recuperado de uma longa lesão.
Bouba, se  se confirmar a impossibilidade, tem em Cafu um substituto perfeitamente à altura pelo que em relação a este dois lugares não me parece que existam especiais preocupações.
Já com André é diferente.
É o capitão, está num excelente momento, e toda a equipa gira em volta dele e da sua liderança dentro do terreno de jogo pelo que a sua ausência se reveste de alguma delicadeza.
Para o substituir existem várias possibilidades.
Cafu, numa perspectiva mais "conservadora" (mas só se Bouba puder jogar) face aos problemas que o contra ataque do Rio Ave pode causar, Bruno Alves que é o mais "parecido" com André na forma de jogar e no posicionamento em campo ou Crivellaro numa perspectiva mais ofensiva mas aí será preciso encontrar espaços para ele e Bernard poderem coexistir nas mesmas zonas do terreno.
O que poderá ter influência na escolha de quem vai substituir Hernâni.
À partida parece que Caiado estará na calha mas a opção pode passar por colocar Bernard na direita e aí sim dar lugar no meio campo a Bruno Alves e Crivellaro.
Ou então (mas aí parece-me uma solução mais...radical) colocar Tomané sobre a direita e dar uma oportunidade a Areias como ponta de lança mantendo Bernard no sitio habitual e optando entre Bruno Alves ou Crivellaro.
É pela substituição de Hernâni que, de facto, passam as maiores interrogações dada a forma como ela pode influencias as mexidas na restante equipa.
Quanto a Álvez terá em Tomané o substituto natural excepto naquela opção "radical" (mas curiosamente a que mais me agrada) de dar uma oportunidade a Areias e colocar Tomané numa posição onde até me parece render mais.
Há outros nomes que poderiam ser considerados nesta equação (Gui, Ricardo Gomes, Moreno e...Barrientos) mas parecem-me muito pouco prováveis.
Por isso, em jeito de antevisão, vou deixar aqui duas equipas partindo do principio de que serão cinco as ausências.
A que me parece mais provável e aquela que eu, adepto de bancada gostaria de ver.
A mais provável: Assis, Plange, Josué, João Afonso, Traoré, Cafu, Bernard, Crivellaro, Caiado,Tomané e Alex.
A "minha": Assis,Amorim,Josué,João Afonso,Traoré, Cafu,Bruno Alves, Crivellaro, Bernard, Areias e Tomané.
Domingo se saberá qual das duas está mais perto da realidade.
Depois Falamos

4 comentários:

Sic Gloria Transit Mundi disse...

Ora aqui temos uma bela oportunidade de uma rotação da equipa, colocando em campo jogadores que nos podem ser muito úteis dentro de alguns meses (ou mesmo semanas), se houver razia em Janeiro.
Agrada-me a opção de Bruno Alves no meio campo e de Areias e Tomané na frente! Este pode ser um jogo bom para isso!
Mas no fundo, o que me importa são os 3 pontos, porque se não joga o Chico, joga o Zé!

luis cirilo disse...

Caro Rui:
É realmente uma oportunidade para jogadores menos utilizados poderem mostrar os seus atributos.
Penso que RV vai mudar o menos possível em termos de arrumação de jogadores em campo pelo que provavelmente vai ser mesmo uma de sai o Quim e entra o Zé. Importa,como dizes, é ganhar

Alberto Pires disse...

e nesta altura cheios de impedimentos é que o julio mendes vem falar de saídas de jogadores e treinador. que sentido de oportunidade tão lamentável

luis cirilo disse...

Caro Alberto Pires:
É como diz. É tempo de unir esforços e congregar vontades e não de alarmar o grupo e os adeptos.