terça-feira, dezembro 16, 2014

Carta a um Engenheiro!

Foto: MP JACOBEU

Caro Fernando Santos:
Peço desculpa, desde já, por não escrever esta carta em Braille que é a linguagem que mais se adequa à forma como ás vezes parece ver o nosso futebol e os nossos jogadores, mas não dominando essa forma de escrita tenho de me restringir à  que sei.
Gostaria de lhe recordar, embora desconfie de que de tal seja conhecedor, que o sucesso de uma selecção como a nossa depende muito da escolha acertada dos jogadores para cada compromisso só depois sendo relevante o trabalho do seleccionador que excepto em fases finais de europeus e mundiais mal tem tempo para preparar a equipa para cada jogo pelo que depende essencialmente da qualidade e do estado de forma de quem convoca.
Portugal tem desde 1996, com excepção do Mundial de França em 1998, marcado presença em todas as fases finais de campeonatos da Europa e do mundo numa série absolutamente invulgar de oito presenças consecutivas e nove em dez oportunidades (faltamos em França muito por força de uma arbitragem vergonhosa num Alemanha-Portugal)o que marca uma ruptura altamente positiva em relação ao que era hábito.
Conseguimo-lo com os treinadores António Oliveira, Humberto Coelho, Luís Filipe Scolari e Paulo Bento.
Mas essencialmente com gerações de notáveis futebolistas.
Ricardo Carvalho, Rui Costa, Deco, Pauleta, Fernando Couto, Vitor Baía, Jorge Andrade,Sérgio Conceição, João Pinto, Maniche, Nuno Gomes, Paulo Sousa, Simão, Costinha, Quaresma, Tiago, Nani entre outros.
A que o talento extraordinário dos "Bola de Ouro" Figo e Ronaldo dava ( e no segundo caso continua a dar) a qualidade extra necessária a superar os desafios mais difíceis.
É uma saga que importa continuar por todas as razões fáceis de enunciar mas também pelo facto de o próximo Europeu ser em França onde reside uma vastissima comunidade portuguesa que bem merece ver a selecção reeditar ( e se possivel superar) a grande prova feita em 1984 debaixo de circunstâncias muito "sui generis".
Para isso há que escolher bem.
E isso significa escolher os melhores independentemente da camisola que vistam.
Até porque a "guarda de honra" a Ronaldo já não é o que foi e a selecção está cada vez mais dependente do seu capitão para vencer os jogos mais decisivos.
Por um lado porque não há tantos futebolistas portugueses talentosos como anos atrás e por  outro porque as convocatórias para a selecção tem sido feitas com critérios altamente discutiveis em que o peso das camisolas e dos empresários se tem frequntemente sobreposto ao talento dos jogadores.
Como foi fácil de constatar naqueles casos bem conhecidos de jogadores que evoluiam nas férias entre muitos outros exemplos possíveis!
Por isso caro engenheiro, e também treinador de futebol, foi com alguma expectativa que acompanhei a sua chegada à selecção.
Pelo curriculo, pela personalidade, pela trajectória profissional esperava uma mudança de rumo no sentido de serem realmente os melhores a vestirem a camisola de Portugal sem qualquer dependência do clube onde jogassem ou dos empresários que os representassem.
Um dos seus primeiros gestos como seleccionador (ir ver o Maritimo-Vitória) reforçou essa esperança mas foi por pouco tempo.
Vieram as convocatórias e, com excepção da louvável recuperação de alguns proscritos por Paulo Bento, foi mais do mesmo. 
Convocados pelo nome, convocados pelo clube onde jogam e deixando de fora alguns que bem mereciam ter integrado as convocatórias.
Depois...bem, depois passei a vê-o acoitado na mesma cadeira do mesmo estádio onde o seu antecessor tanto gostava de ir (consta até que não ia a mais nenhum)e cujo clube proprietário faz gala de jogar com dez ou onze estrangeiros na equipa titular e desprezar os futebolistas portugueses. 
Em bom rigor costuma jogar um que só os tais factores extra qualidade futebolistica fizeram internacional.
E a esperança num tempo diferente quase desapareceu.
A ultima machadada deu-a dias atrás na Póvoa de Lanhoso.
Quando a convite de uma Associação de Invisuais (que são aqueles que não veêm porque não  podem devido a deficiências físicas e não porque não querem devido a outras "deficiências...) e falando com crianças foi por uma delas questionada sobre as razões da não convocação do capitão vitoriano André André.
A que respondeu com a frase que enterrou definitivamente a minha esperança de ver em si um seleccionador muito diferente do seu antecessor.
"E quem tiro?" !!!
Quem tira?
Mas a selecção tem lugares cativos ou para cada jogo são convocados os melhores no momento?
Há quotas por clubes do "sistema"?
Ou o facto de o André jogar no Vitória, que não é do "sistema", impossibilita a sua convocatória pese embora o alto rendimento evidenciado e que mereceu até a sua eleição como segundo melhor jogador da Liga em Outubro/Novembro?
Uma desilusão completa.
A que nem as convocatórias do "prodigioso" Éder, do inexperiente Cédric, ou do "fora de validade" Hélder Postiga conseguiram acrescentar qualquer factor de desânimo extra.
Porque a injustiça em relação a André e a revelação de que o actual seleccionador é mais um que vem mexer no acessório para manter o essencial (outra forma de dizer que mudam as moscas mas a .....é a mesma)já são por si só desilusão bastante.
Por isso caro Fernando Santos espero que apesar de tudo, especialmente por Portugal, pelos portugueses e pelos jogadores, a selecção seja apurada para o Europeu e "rezo" a todos os santos para que a eficiência de Ronaldo se mantenha.
Porque caso contrário acho que não vamos lá.
Quanto a André André, um dos melhores jogadores portugueses da actualidade, terá de esperar por uma inevitável mudança de camisola para poder chegar à selecção que tanto merece.
E aí tenho a certeza que o caro engenheiro resolverá de imediato o terrível problema do "quem tiro?" e encontrará o lugar de André na selecção sem precisar da ajuda miraculosa de um oftalmologista ou de uma qualquer Multiópticas .
E pode ficar tranquilo.
Porque André não é dos que evolui nas férias, não se chama Licá,Josué ou André Almeida, e não deixará ficar mal quem nele confiar.
Pena o tempo que se está a perder e o contributo que podia dar à selecção e não dá.
Mas a culpa não é dele que já fez mais que suficiente para merecer ser convocado.
É mesmo sua caro engenheiro.
Depois Falamos.

P.S. A excelente fotografia de MP Jacobeu é apenas mais uma prova da atenção que os adversários dão a André.
Exactamente a mesma que o caro engenheiro não dá.

7 comentários:

Pedro disse...

Caro Cirilo, o André não é convocado para não valorizar o seu passe. Assim, sempre pode sair por um parco valor atendendo que não é ....internacional.
Depois de vendido ao Porto já pode ir à selecção.
Abraço,
Pedro

Francisco Guimarães disse...

E que falta fez no passado Domingo, é certo que B.Alves e Cafú fizeram o que podiam, mas André faz melhor.
Viu-se um Bernard "desamparado" e um Alex a vir muitas mais vezes atrás por causa dessa ausência.
Viram-se também menos jogadas "para a frente" e mais liberdade para os Vilacondenses no miolo.
Não vou dizer que foi por isso que empatamos, mas que poderia ser diferente isso poderia.

Quanto à "selecção das esquinas" que se lixe!

Nota: Cunhei este termo neste preciso momento e espero que não ofenda os patriotas, mas atinja bem na pança os "futebolotas" (outro termo novo que é a aglomeração da palavra "Futebol" com "Idiotas").

Anónimo disse...

As verdades custao muito a ouvilas .sr..Cirilo

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Não me admirava muito que fosse exactamente isso.
Caro Francisco:
Dois belos termos esses. E bem adequados.
Quanto ao André é claro que é um jogador preponderante e neste momento indiscutível na equipa. O Bernard não esteve desamparado. Acho que se desamparou a ele próprio. Cafu e Bruno Alves bem o ajudaram ao recuperarem bolas que ele perdeu em excessos de individualismo.
Caro Anónimo:
Pois custam. Mas não deixam de ser verdades.

cards disse...

Caro Luis Cirilo, se para si André André tem sido o 2 melhor do campeonato quem tem sido para o senhor o Melhor?
Não confunda Josué e Licá com André Almeida até porque o André neste, momento é titular do campeão nacional enquanto que os outros dois andam perdidos na Turquia (Josué) e Espanha (Licá)

Eduardo Ferreira disse...

Caro Luis Cirilo, creio que a questão não tem a ver com a qualidade do(s) jogador(es), mas antes com o peso que os clubes têm junto do "mundo do futebol". Quase que aposto que o André André apenas será convocado para a Selecção após a definição do seu futuro próximo, ou seja, depois do negócio da sua futura transferência estar tratado... a preços de jogador "não internacional", claro!... os empresários também "defendem" os clubes ditos grandes, porque é com eles que fazem também os maiores negócios!... Como costuma dizer "depois falamos"!

luis cirilo disse...

Caro cards:
Não é para mim. Foi a votação do sindicato dos jogadores que o colocou em segundo lugar atrás do Nani.
Quanto ao André Almeida é um jogador banalissimo, que no Vitória seria suplente, e só foi à selecção por jogar num dos clubes do "sistema".
Caro Eduardo:
É evidente que se o André for para um dos clubes do "sistema" (espero que quando sair vá é para o estrangeiro)passa imediatamente a ser convocado.O que lamento,isso sim, é que da parte do clube não exista qualquer pressão para ele ser seleccionado.