sexta-feira, outubro 03, 2014

Rivalidade?

Historicamente não existia rivalidade entre Vitória e Boavista.
Ela foi criada pelo árbitro António Garrido(ao centro na foto entrando nas Antas para a final da vergonha em 1976)) quando em duas épocas sucessivas (1974/1975 e 1975/1976) espoliou o Vitória de um apuramento europeu e de uma Taça de Portugal e criou nos vitorianos um tremendo sentimento de hostilidade contra ele e contra o próprio Boavista.
Porque nunca nenhum vitoriano se convenceu que por trás dos roubos não estivessem manobras de bastidores do Boavista.
Para nós foi o primeiro choque evidente com o famigerado "sistema".
Que já existia a favor dos dois clubes do sul( e nos roubou o titulo em 1968/1968 a favor de um deles)e a partir da década de 70 admitiu mais dois comparsas nortenhos.
Como os anos seguintes viriam a demonstrar de forma evidente.
No inicio da década de 80 Pimenta Machado e Valentim Loureiro chegam á presidência dos dois clubes e iniciam uma longa"batalha" pessoal e clubistica que se estendeu por vinte anos e mobilizou os adeptos de um e de outro clube.
Com sucessos alternados para um e outro lado o Vitória e o Boavista disputam ,campeonato atrás de campeonato, o quarto lugar e o acesso ás competições europeias.
Foram anos de grandes equipas, de um e outro lado, e de jogos épicos que a memória nos traz com certa facilidade.
Desde os grandes golos (Romeu, Pedro Mendes, Ziad...)aos grande incidentes como aquele que levou à interdição do nosso estádio por sete jogos muito por força das palhaçadas protagonizadas por Alfredo ao tempo guarda redes do Boavista.
Depois a balança começou a inclinar-se para os dos Bessa.
Especialmente a partir do momento em que Valentim Loureiro vai para a Liga e deixa o filho, João Loureiro(personagem pouco apreciada pelos vitorianos) à frente do Boavista.
Foram os anos negros do "Apito Dourado" em que o "sistema" favoreceu escandalosamente o Boavista e prejudicou quanto pôde o Vitória que tinha de ter equipas muito melhores para se bater em plano de igualdade com o seu adversário.
Vivi por dentro muitos desses jogos e sei bem do que falo.
Em 2001 o Boavista chega a campeão nacional e no Vitória é despoletado o caso do chamado "saco azul".
Parecia que a trajectória de ambos seguiria rumos bem distintos com a consolidação do Boavista e o enfraquecimento do Vitória.
Engano.
Porque  a euforia do titulo precipitou o Boavista numa espiral de asneiras financeiras que conjugadas com o "Apito Dourado" o atiraram para os escalões inferiores e para uma crise financeira que continua a parecer insolúvel.
E o Vitória, ainda que com problemas graves oriundos da investigação ao "saco azul", ainda conseguiria dois apuramentos europeus(2002/2003 e 2004/2005) antes de também ele registar uma inacreditável passagem pela II liga em 2006/2007.
O resto é recente.
Em 2007/2008  o Vitória regressa ao "seu" lugar na I liga e comandado por Manuel Cajuda consegue um brilhante terceiro lugar enquanto o Boavista,9 º classificado nessa época, é despromovido por força do processo "Apito Final".
Foi a ultima época em que as duas equipas se encontraram na I Liga ( o ano passado o Vitória B jogou com o Boavista no CNS o que deu um certo gozo aos vitorianos...)até hoje.
Em que regressa um confronto com muita história e muitas histórias em volta dele.
O Boavista, com um titulo nacional,cinco taças de Portugal e três supertaças tem um palmarés claramente superior ao Vitória é inegável.
Mas o Vitória tem mais dezoito participações na I liga, mais 484 jogos disputados, mais 177 vitórias,mais 763 golos marcados e mais 623 pontos conquistados o que dá bem a noção de grandeza histórica de cada um dos clubes.
Ao contrário do passado, em que a semana anterior a cada jogo era preenchida quase sempre por uma "guerra" de palavras entre Pimenta Machado e Valentim Loureiro ( a João Loureiro nunca Pimenta Machado, e bem, deu grande importância porque o verdadeiro "inimigo" era Valentim) nos tempos de hoje o silêncio entre as partes parece ser a regra.
A bem dizer a única coisa que nos remete para esse passado é mesmo a escolha do árbitro...
Mas é um Vitória-Boavista.
Com tudo que isso encerra de tentador, de emotivo e de...arriscado.
E por isso um jogo que dá particular prazer ganhar.
Que é o que se espera hoje dos nossos jogadores.
Que nos dêem a "especial" alegria de ganharem ao Boavista.
Depois Falamos

P.S: Volto à rivalidade.
O Vitória é o maior clube do concelho onde nasceu Portugal.
O Boavista, quando muito, será o maior clube de uma avenida da cidade do Porto.
E mesmo nela duvido que seja o clube portuense com mais simpatizantes.
Como escrevi hoje no Record o Vitória é, e será sempre, maior que o Boavista!

11 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

Esperemos que o senhor do apito não faça as asneiradas habituais dele em jogos do Vitória!

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Também espero.
Mas...Depois Falamos

Armando Freitas disse...

notável artigo este.
li-o com imenso prazer e só tenho pena que o senhor Cirilo faça esta "guerra" necessária enquanto adepto quando devia fazê-la como dirigente do clube. Onde desde que saiu (nunca aceitei essa demissão) nunca mais ninguém soube defender o clube com a mesma garra e conhecimento das coisas.
Referiu Pimenta Machado que foi um presidente polémico mas que sabia defender o Vitória em todos os palcos. E acho que ele nunca iria passear para África antes de um jogo com o Boavista. Infelizmente estamos entregues a vitorianos de ocasião e oportunidade.

Anónimo disse...

"Não estamos atrás de rival nenhum. Nem somos levados ao colo como ele com árbitros a abrirem-lhe caminho com "vermelhos" anedóticos." Parece que a azia já começa a fazer efeito. Quando o Alan e Paulo Vinicius foram expulsos no DAH em jogos de anos anteriores, em que os jogadores(numa delas João Alves) do vitória fizeram teatro a simular cotoveladas sem pinga de sangue à vista, não o vi ou ouvi a criticar essas mesmas expulsões. O seu problema é analisar os lances com os óculos da Casa Clemente, quando devia ser isento, mas a sua cegueira é por demais evidente. Não o vi criticar a actuação do árbitro Vitória-Porto ou a actuação selvagem da PSP sobre os adeptos do Vitória? Porquê? Cumpr. Vitorino Tadeu

Anónimo disse...

Caro Rui Cordeiro, depois do célebre SCBraga 3 - Vitória 2, no estádio Axa, já este árbitro arbitrou muitos jogos do Vitória e sem problemas. Nesse jogo do Axa, apenas o 3º golo de penalty a favor do ScBraga foi inexistente. O Rui Vitória com as declarações que fez, incendiou o relvado e a bancada. Não me admiro nada que logo haja distúrbios, porque a rivalidade entre os dois clubes ainda está bem latente.

luis cirilo disse...

Caro Armando:
Também tenho pena. Até porque este combate mediático feito por um dirigente tem outra influência e visibilidade.
Caro Vitorino Tadeu:
A história negra dos prejuizo em braga ao Vitória não se esgota em Soares Dias. Há mais exemplos e recentes.
Quanto ao resto vejo os jogos suficientemente bem para não me deixar levar em ingenuidades. Quanto ao Vitória-Porto (em Braga há sempre uma dor secundária como se sabe)o árbitro não teve influência no resultado. São choradinhos que já nem vontade de rir dão. Quanto á actuação policial pronunciei-me aqui e noutros espaços. Por falar em cegueira...

Diogo Leite disse...

Eu não ia comentar, mas dizer que só o 3º penalty, no famigerado jogo em Braga, é que de facto não foi penalty devia constituir pena de prisão. Eu estou a hiperbolizar a questão, mas há pessoas que arruínam qualquer espécie de raciocínio.

NOTA: Ainda há vídeos desse escândalo. Se quiser, eu ou o Sr.Luís Cirilo temos vídeos disso, ou então, pesquise no youtube. Não fica difícil.

Abraço

cards disse...

caro luís cirilo, gostei deste texto deu para perceber melhor a origem uma suposta rivalidade entre o Boavista e o Vitória SC.

P.S. Até ao momento, prometeu e cumpriu (era bom que os nossos politicos fossem todos assim). O senhor prometeu nunca mais chamar Setúbal ao Vitória Futebol Clube e pude ler num seu outro texto, o do sorteio da taça, que escreveu VFC em vez de Setúbal, os meus parabéns.

luis cirilo disse...

Caro Diogo:
Acho que só por pura má fé e fanatismo se pode defender essa arbitragem de ASD. Claro que no you tube estão imagens mais que esclarecedoras. Mas só para quem quiser ser esclarecido.
Caro cards:
A rivalidade entre os dois clubes tem muitos episódios engraçados e outros nem tanto. Mas comparada com outras do nosso futebol é uma rivalidade não muito antiga. Quanto ao VFC espero continuar a cumprir. Se aqui ou ali me distrair conto consigo para me chamar a atenção. Porque se há alguém que nunca pode chamar Setúbal ao Vitória Futebol Clube são os vitorianos do Vitória Sport Clube. Por razões óbvias.

Anónimo disse...

a isto chama-se Grande dor de coto.
Sigam o vosso caminho, que nós seguimos o nosso.
Ja agora, quem ė que vos ofereceu o estádio? O herário público, digo eu!
Antonio Tiago
Sócio do Boavista FC

luis cirilo disse...

Caro António Tiago (sócio do Boavista):
Escreve-se erário.