domingo, outubro 19, 2014

Palmarés

Foto: Troféus ganhos em 2012/2013 nas diversas modalidades.

Hoje, dia em que o Vitória iniciou a sua participação na presente edição da taça de Portugal, é apropriado fazer uma curta reflexão sobre os troféus que o Vitória tem em comparação com os que a sua grandeza devia permitir ter...mas não tem.
E essa é uma das maiores "dores" dos vitorianos.
Um palmarés curto face à dimensão do clube.
É verdade que nos últimos anos o Voleibol, o Basquetebol, o Pólo Aquático, a Natação,o Kickboxing e outras modalidades tem dado um sério contributo para a nossa sala de troféus, confirmado a excelência do nosso ecletismo e permitido ao clube ganhar dimensão em termos de conquistas.
Mas o futebol, a verdadeira "pedra de toque" do clube em termos de avaliação pelos adeptos,esse continua deficitário.
Três títulos nacionais na formação, uma supertaça e uma taça de Portugal.
É de facto muito pouco.
Mas em termos de taça, a segunda prova em importância do nosso futebol, é importante que se diga o seguinte.
Jogamos até hoje seis finais perante cinco adversários diferentes.
Porto (duas vezes), Benfica, Sporting, Belenenses e Boavista.
Precisamente os cinco clubes que até hoje foram campeões nacionais.
Em 1942 perdemos com o Belenenses. Nesse tempo um dos mais fortes clubes nacionais e que nessa época se tinha classificado em terceiro lugar.
Em 1963 perdemos com o Sporting. Que na época anterior tinha sido campeão nacional e na época seguinte ganharia a Taça das Taças.
Em 1976, na final da "vergonha", perdemos com o Boavista que se classificara em segundo lugar no campeonato ( a apenas dois pontos do Benfica)e já ganhara a edição anterior da Taça.
Em 1988 perdemos com o Porto acabado de se sagrar campeão(com 15 pontos de avanço ao Benfica quando o triunfo valia apenas dois pontos), que na época anterior fora campeão europeu e nessa ganha além do campeonato já tinha ganho a supertaça europeia e a taça intercontinental.
Em 2011 perdemos com o Porto, campeão invicto com 21 pontos de avanço em relação ao segundo (Benfica), e que também nessa época ganhou a Liga Europa.
Em 2013 ganhamos(finalmente!!!) ao Benfica que ficara em segundo na Liga a um ponto do campeão(Porto) e que também disputara a final da Liga Europa.
E na valia dos adversários, no azar de os apanhar a todos em momentos de grande brilho e poderio futebolistico, está uma explicação para em seis finais termos ganho apenas uma.
Sem esquecer que a de 1976 foi-nos roubada!
Sendo certo que podíamos ter atingido mais finais, que em circunstâncias diversas estiveram ao nosso alcance, e deixamos-las escapar por entre os dedo por responsabilidade própria ou porque nos impediram de lá chegar com as "artistices" habituais.
Em qualquer dos casos temos poucos troféus para a dimensão do nosso clube.
Há que inverter essa situação.
E hoje,quem sabe, podemos ter dado o primeiro passo para mais uma conquista.
Depois Falamos

5 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo,
sempre pensei que o Vitória SC tivesse um palmarés maior sabia o do futebol profissional uma taça de portugal e uma supertaça, mas a nível de formação pensava que era maior, nas modalidades ditas amadoras já foram 1 vez campeão de voleibol e disputaram várias finais consecutivas, mas penso que o voleibol está neste momento meio adormecido, no basquetebol sei que já venceram 2 taças de Portugal, sendo que na primeira conquista foi histórica no basquetebol português pois foi a primeira vez e única, até ao momento, que uma equipa de uma divisão inferior venceu a taça, nessa época estavam na proliga e um troféu António Pratas.

luso disse...

Num país em que o orçamento dos 3 grandes vale quase 80% do total da 1ª liga, o que é estranho é quando outro clube ganha uma qualquer competição.
Somos um país macrocéfalo, a maioria da população está na zona de Lisboa ou do Porto, e a que não está apoia os clubes de lá.
Eu fico francamente admirado como é possível um clube como o Vitória ter vários títulos nacionais ganhos nos últimos anos.
Claro que todos nós gostaríamos de um título na 1ª liga, mas uma situação como essa é praticamente impossível. Como LC disse e muito bem, há sempre algum dos grandes que está mal, mas há dois que estão bem e não é fácil vencer um grande que esteja bem.
Em cima de tudo isto, nem sequer conseguimos consistentemente assentar numa estratégia para a equipa de futebol; a que temos agora, de apostar na formação, seria eficaz se fosse possível fazer crescer os jogadores, mas como vemos, ao menor indício de valor, já se fala em transferências, como se vê agora com o Bernard.
E como se viu há pouco com o Ricardo e com o Tiago Rodrigues, cuja saída não teve, para eles, grande impacto na carreira futebolística (claro que financeiramente não se pode dizer o mesmo).
Em resumo, não tenho grandes expetativas de títulos, e dou muito valor aos que vamos conquistando

folha seca disse...

Caro Luís.
Quando pesquisava na net o significado da palavra "Bufo" encontrei um texto seu aqui publicado. "Os Bufos".
Não conseguindo comentar no respectivo post, aqui lhe apresento as minhas desculpas por o ter surripiado (com a devida indicação da proveniência) Está na minha página do facebook e no MR50.

Cumprimentos
Rodrigo Henriques

Luis Costa disse...

Se mantivermos a média dos últimos anos, costumamos ir a final da Taça de 2 em 2 anos, por isso este ano devemos voltar ao Jamor :)

luis cirilo disse...

Caro cards:
Infelizmente o nosso palmarés nas modalidades profissionais do clube (futebol/voleibol/basquetebol)é curto.
Especialmente no futebol era legitimo termos um palmarés equiparável ao Vitória Futebol Clube ou ao Boavista. Por várias razões ainda não o temos mas também não desistimos. Mais conquistas virão.
Caro luso:
É como diz.
Num futebol macrocéfalo como o nosso é muito dificil escapar à tirania dos três que sabemos.
Pese embora clubes como o VFC ou o Boavista terem mais troféus do que nós.
Acredito que poderemos conquistar mais troféus a nível de taças e até um dia ganhar a Liga.
Mas para isso,lá está, teremos de ter uma estratégia para o futebol diferente da actual.
Caro Rodrigo Henriques:
Esteja à vontade.
Caro Luís:
Aí está uma perspectiva que nos agrada a todos. O primeiro obstáculo já foi ultrapassado