domingo, outubro 05, 2014

O Nosso 14

Vinda de um jogo de má memória a equipa vitoriana precisava de um jogo assim.
Um adversário frágil mas sobre quem uma vitória tem um sabor especial.
Foi o caso deste Boavista a anos-luz de outras equipas axadrezadas que o Vitória tem defrontado ao longo dos anos.
Individualmente:
Douglas: Jogou a primeira parte e foi dos dois guarda redes vitorianos aquele que o adversário mais importunou. Resolveu as situações com a classe habitual.
Bruno Gaspar: Rendeu Plange e fez uma exibição equilibrada entre defender e atacar. Também não lhe foram postos grandes problemas.
João Afonso: Um jogo tranquilo (poucos terá assim no resto de época)em que teve o mérito de não complicar.
Defendi: O "patrão" da defesa tinha oscilado nos dois últimos jogos. Voltou ao normal neste.
Traoré: Um defesa que gosta mais de atacar do que de defender. E este foi um jogo propício a isso.
Bouba: Rendeu Cafu e procurou jogar simples não complicando quando tinha a bola. Mas,lá está, não foi um jogo que valesse como um verdadeiro teste.
André: Tem a enorme vantagem de não saber jogar mal. E por isso jogou...bem. Sereno,como um verdadeiro capitão, na transformação do penalti.
Bernard: Jogou entre o meio campo e o ataque vagabundeando por várias posições. Pese embora já ser alvo de marcações mais apertadas ( a fama paga-se) conseguiu rubricar mais uma boa exibição.
Alex:Na alteração táctica de Rui Vitória  foi o único extremo em campo, quer á direita quer á esquerda, e procurou combinar com os laterais em lances de envolvimento para idas á linha. Não destoou mas também não brilhou.
Tomané: Jogou no "seu" sitio. Aquele em que pode render mais e que é o de avançado solto aparecendo na área a finalizar ou criando jogadas para a finalização do ponta de lança. Uma excelente opção de Rui Vitória a que Tomané correspondeu com uma boa exibição. Quase marcou...e merecia!
Álvez: Um verdadeiro ponta de lança. Marcado um golo em excelente entendimento com Tomané e outro em que fez tudo sozinho. desarmou o adversário, galgou todo o mio campo axadrezado e finalizou com muita classe. Está emprestado e é melhor resolverem isso depressa...
Assis: Também ele estava a precisar de um jogo calmo para "conhecer" os cantos à baliza da equipa A depois de em anteriores ocasiões ter sido chamado a render Douglas em jogos(Porto e Benfica) de elevado grau de dificuldade. O pouco que teve para fazer...fez bem.
Hernâni: Desta vez ficou no banco mas quando entrou a equipa notou a sua presença. Trouxe velocidade, fantasia e espectáculo. Quase marcava mas a bola saiu ao lado.
Crivellaro: Na sua primeira aparição na equipa A , nesta época, não teve tempo para grandes feitos. Apenas confirmar o bom toque de bola e "dizer" ao treinador que é uma opção válida.

Depois Falamos

P.S. No banco estiveram Cafu, Plange, Bruno Alves e Ricardo

4 comentários:

Anónimo disse...

Análise certíssima.
Só acrescentava o seguinte, Sr. Luís Cirilo: o nosso menino Hernâni precisa domar aquele ímpeto. Não há necessidade de ele jogar como se estivesse a fugir de um enxame de vespas. E às vezes parece que a bola lhe queima nos pés. Haja calma, moço! O mundo não acaba amanhã. O talento está lá, qual é a pressa?
E o Traoré, como eu já suspeitava, e ainda bem que não sou o único a pensar o mesmo, tem que se decidir e deixar de fazer duas coisas ao mesmo tempo. E, sobretudo, não se esquecer que a baliza não tem pernas, nem asas.
O Alvez cumpriu. Mostrou que está preparado. Só os grandes jogadores marcam às grandes equipas. Este jogo, quer me parecer, foi só o primeiro teste. Quero ver muito mais e que ele corresponda com a média de golos que lhe é habitual, mais de 25 por temporada.
Uma vitória destas, sobre um Boavista que foi empatar ao Dragão, duas semanas antes, coisa rara para uma equipa com alma de terceira divisão, equivale a boas perspectivas com os adversários diretos.

Quim Rolhas

Rui Cordeiro da Silva disse...

Muito bom jogo, com uma segunda parte demolidora!
Apesar disso, ainda se notam algumas fragilidades no controle do jogo, talvez fruto do "susto" da semana passada!
A linha avançada foi brilhante. Será que temos ali a reedição da dupla Assis-Romeu?
Resta agora aproveitar esta quebra no campeonato para descansar, rever esquemas, continuar a fazer jogos treino e nunca perder a ambição de ganhar e fazer sempre melhor em cada jogo!

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Creio que ao Hernâni só lhe falta uma coisa para ser um jogador de topo. Aprender a definir melhor. Quando deve driblar,passar, rematar. Mas creio que Rui Vitória lhe saberá aperfeiçoar essas caracteristicas. E aí é jogador de selecção. Não vejo extremo português tão espectacular como ele no nosso campeonato. Quanto ao Traoré e Álvez creio estarmos de acordo. Sendo que este ultimo pode ser uma segunda oportunidade do "destino"ao Vitória .

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Dentro do contexto e da qualidade do adversário fizemos um jogo em que nossa superioridade nunca foi posta em causa.Ultrapassado o trauma da Madeira é tempo de se preparar os dois proximos jogos da liga que a correrem bem nos poderão catapultar para uma época muito interessante