segunda-feira, outubro 27, 2014

Invasão "Bárbara"

Esta semana Guimarães vai ser "invadida".
Pelos novos "bárbaros".
Os antigos matavam, roubavam, pilhavam e destruíam.
Estes também.
Só que de forma diferente.
Matam a verdade, roubam os sonhos, pilham o rigor, destroem a isenção.
O antigos bárbaros eram os Álanos, Vikings, Hunos, Germanos, Suevos, Vândalos, Teutónicos, Saxões, entre outros.
Que ao serviço dos seus senhores não tinham contemplações com nada nem com ninguém.
Os novos "bárbaros" tem outros nomes.
RTP,TVI, SIC, Sport-Tv, TSF, Antena 1,Público, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Correio da Manhã, etc.
Que ao serviços dos seus senhores (Benfica-Porto-Sporting) também não tem contemplações com ninguém.
Especialmente com a Verdade, o Rigor e a Isenção.
Vão"invadir" Guimarães embora cá nada lhes interesse em boa verdade.
Nem sequer uma jovem equipa, com forte componente portuguesa e origens sólidas no futebol de formação, que está a fazer um belo campeonato e ocupa o terceiro lugar para escândalo desses "bárbaros"  que odeiam ver alguém incomodar os seus senhores.
Vão "invadir" Guimarães apenas e só porque sábado vem cá jogar o Sporting e por isso há que falar do jogo, promover o visitante e, se houver tempo, dizer qualquer coisita sobre o visitado.
Para fazer de conta que são isentos.
Porque de resto só por cá aparecem quando lhes cheira a "sangue".
Então se forem incidentes nas bancadas, problemas com os adeptos, desacatos com claques adversárias ou intervenções policiais a reprimirem adeptos vitorianos aparecem cá mais depressa do que Usain Bolt corre os 100 metros!
Devo dizer que estou absolutamente confiante na resposta que o Vitória lhes vai dar no relvado.
Mas gostava que a resposta não ficasse circunscrita ao jogo jogado.
Uma resposta a salvaguardar a nossa dignidade e a valorizar a nossa honra enquanto clube seria,pura e simplesmente, decretar um black out esta semana.
Nem uma entrevista ou declaração a esses orgãos de comunicação.
Proibição rigorosa de captarem fotografias ou imagens dos treinos.
Nada.
Rigorosamente nada.
Para perceberem bem a dimensão do nosso desprezo face à (falta de ) qualidade do jornalismo que produzem.
E entenderem de uma vez por todas que com o Vitória Sport Clube não se brinca.
Nem agora nem nunca.
Depois Falamos

P.S Naturalmente que o o "black out" teria três excepções.
Rádio Santiago, Rádio Fundação e Desportivo de Guimarães.
Seria de um masoquismo idiota fazer os "nossos" pagarem pelos erros dos "deles".

19 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis,
Apos a leitura matinal dos pasquins nacionais, fico com a ideia de que não vamos ter equipa para o fim de semana... Saiem o Bernard e o Douglas, para já, e ainda só é segunda feira... ainda procurei qualquer coisa sobre a promoção massiva de gente nova que o Vitoria faz, mas nada...! Qualquer coisa sobre o Vitoria ser dos pouquíssimos clubes nacionais em que o passivo desce... Qualquer coisa sobre o nosso meio campo, que é o que mais golos tem do campeonato, e que quase todo ele jogava na 3 divisão à 2/3 anos... mas nada...!!!
Mas tive uma ideia, podíamos falar com o ex-inspector-capanga da PJ, o tal que, como administrador de um Clube, tentou subornar um arbitro, sem que o Clube soubesse... esse é capaz de nos ajudar... método tem ele.
José Vieira de Castro

Anónimo disse...

Caro Luis,
Estes "métodos" jornalísticos são a prova de a selecção deles nunca há-de ganhar nada. Falta-lhes mentalidade competitiva. Falta-lhes fair-play. Falta-lhes conhecimento do jogo. O gosto do jogo. E, nisso, o futebol tem sido bem justo. Os fracos nunca ganham.
José Vieira de Castro

Alberto Pires disse...

>Caro Luís Cirilo sou de há muito leitor atento do seu excelente blogue. Por razões de feitio comento é muito pouco e ao longo dos anos terei aqui deixado meia dúzia de comentários se tanto.
Hoje ao ler este magnifico texto como sempre repleto de vitorianismo decidi-me a dizer uma coisa que ando para lhe dizer há muito tempo e para isso vou ocupar-lhe algum espaço do que desde já me penitencio.
Não nos conhecemos pessoalmente mas acompanho à muito a sua vida pública especialmente em relação ao nosso clube. Fui espectador assíduo e deliciado do programa do Porto Canal em que todas as semanas dava um verdadeiro espectáculo de vitorianismo e defendia o nosso clube como nunca vi (excepto Pimenta Machado) ninguém fazer publicamente.
Tenho a certeza que o LC é a pessoa mais bem preparada para ser um grande presidente do Vitória e dar vazão ao sonho de muitas gerações de vitorianos.
Infelizmente acho que nunca vai ser. Ou,pelo menos, muito dificilmente o será.
Porque em 2012 o comboio passou à sua porta e o LC subiu para a carruagem errada! Em vez de assumir o comando da locomotiva, como tantos vitorianos desejavam, preferiu apanhar uma das carruagens. Ainda por cima mal "atrelada" ao resto do comboio. Não sei se o fez por convicção de ser o melhor para o clube, por entender que a dimensão da tragédia financeira estava para lá das suas capacidades de angariar soluções, ou por outra razão qualquer.
Em rigor pouco importa. Não subiu para a locomotiva e aliou-se a pessoas que nalguns casos me suscitavam fortes duvidas. Ainda assim votei na lista de que fez parte. Por ter a esperança que mesmo assim conseguisse levar as suas ideias à prática e porque da lista também faziam parte pessoas que me mereciam e merecem credibilidade como o Isidro Lobo "velho" condiscipulo de tempos já remotos e o Dr. Principe amigo de um dos meus filhos de quem sempre ouvi excelentes referências. Quanto aos outros ou não conhecia ou pelo que conhecia nunca teria grandes tentações de votar neles. Desde o eng Mendes que só descobriu que existia o Vitória quando foi vice presidente de Emilio Macedo depois de ter sido "despachado" da Camara e estava sem poiso ao responsável do marketing chamado Freitas que um sobrinho meu que fez parte do seu grupo de candidatura me diz que foi o estimável LC que o "inventou" vice presidente do clube. Fraca invenção a avaliar pela pobreza comercial do clube nas lojas e não só. Havia ainda outro, mas nesse jamais votaria, que foi empregado de um querido amigo já falecido na força da vida e bem sei o que esse saudoso amigo e a família me diziam e dizem desse ex-funcionário. Por isso votando na vossa lista nunca tive grandes ilusões. E quando ao fim de poucos meses o LC saiu por razões nunca definitivamente explicadas mas que qualquer bom entendedor do Vitória deduz não fiquei nada admirado. A partir do momento em que recusou a locomotiva e entrou numa carruagem tão apetecível como a do futebol era evidente que a prioridade de alguns iria ser fazê-lo descarrilar o mais depressa possível. Fosse por inveja do seu vitorianismo, ciumes do seu protagonismo ou ambição de ficarem com as suas tarefas, ou por qualquer outra razão era inevitável que você batesse com a porta mais dia menos dia.
E ao vir embora e deixá-los ficar com o clube e a SAD deu-lhes as armas todas para lá ficarem até quando quiserem. Porque os nossos adeptos são tão excepcionais no amor ao clube como na facilidade com que se deixam levar por qualquer folclore minimamente bem elaborado.E a taça de Portugal vai render por mais alguns anos pode ter a certeza em termos de votos para os orgãos sociais do clube. E quanto á SAD bem sabemos que quem está lá e controla a maioria do capital são eles e aquele misterioso investidor sul africano convertido miraculosamente ao nosso clube.. Por isso acho que o LC nunca conseguirá ser presidente do clube a não ser em circunstâncias deveras excepcionais. E acredito convictamente que com prejuízo para o Vitória.
Mas foi o destino e você também que assim quiseram.

Alberto Pires disse...

desculpe o espaço tomado mas há muito que queria partilhar consigo esta reflexão

Rui Cordeiro da Silva disse...

O Record (jornal associado aos sportinguistas) já começou hoje a fazer esse tarabalho de "invasão", mas de longe!
Já andam a desestabilizar, com notícias do interesse do Mónaco no Douglas e no Bernard!

Que triste maneira de fazer jornalismo desportivo...

Luis Costa disse...

Neste caso estamos 100% de acordo.
A CS só vem cá, se for para acompanhar os 3 estarolas.
E o boicote era a atitude certa a tomar, até porque, até ao final da semana vão "vender-nos" metade da equipa.
Mas não me parece que a direção alinhe nesse caminho, até porque o nosso principal patrocinador (Sport TV) também seria boicotado e JM não irá permitir isso.

Marco Ribeiro disse...

Só um pequeno detalhe sobre o "jornalismo" desportivo, hoje na Antena1 a classificação da Liga foi apresentada da seguinte forma:

1º SLB
2º FCP
4º SCP

O terceiro lugar sumiu-se.

Paradigmático diria eu

Anónimo disse...

Um artigo notável que subscrevo por inteiro.
Infelizmente no actual Vitória não há aquilo com que se acompanha a alface nas saladas para fazer o tal boicote.
Na verdade acho que a maior parte deles nem vitorianismo suficiente tem para entender estas coisas e a indignação dos verdadeiros vitorianos.
E de saladas apenas sabem que servem para acompanhar os seus adorados croquetes.
Estamos muito mal servidos de dirigentes. Aliás desde Pimenta Machado foi sempre a piorar

luis cirilo disse...

Caro José Vieira de Castro:
Realmente corremos o risco de termos de alinhar com a equipa B reforçada com alguns juniores.
Digo muitas vezes que se há área onde o 25 de Abril teve dificuldade em chegar foi ao futebol. E à imprensa desportiva.
A selecção foi empolada em dois tempos. O de Eusébio e o de Ronaldo. Quando este ultimo acabar receio que voltemos à mediania.
Caro Alberto Pires.
Começo pelo fim.
Disponha sempre do espaço que quiser porque comentários como o seu são sempre bem vindos e enriquecem este espaço.
Vamos à essência do comentário:Estou em grande parte de acordo consigo na análise que faz.
As razões pelas quais fiz parte de um determinado projecto pareceram-me, na altura , suficientemente poderosas para desistir de uma candidatura própria e unir esforços com a candidatura do actual presidente. Pensei mais no interesse do Vitória do que no gosto pessoal que teria em ser presidente e poder liderar um enorme projecto de mudança para o clube. Se fiz bem ou mal já não interessa. Como diz, e bem, subi para uma carruagem e não para a locomotiva. Opção minha.
As razões porque saí foram suficientemente bem deduzidas por si para eu acrescentar mais comentários. Foram pessoais e profissionais. E foram muitas!
Confirmo que quer o Isidro Lobo quer o Francisco Príncipe mereceram a confiança que também neles depositou. São duas excelentes pessoas e dois grandes vitorianos. Não foi seguramente por causa deles os dois que me vim embora.
Quanto ao futuro olho-o com tranquilidade. Ser presidente ou dirigente do Vitória não é uma obsessão nem um projecto de vida.
Sei que nunca direi não ao Vitória como também sei que nunca mais direi sim a algumas pessoas que lá estão nem para tomar um simples café. Para que não hajam confusões não me refiro a Júlio Mendes.Por ele mantenho, apesar dos nossos encontros e desencontros, consideração pessoal e a convicção de ser uma pessoa bem intencionada.
De resto para ser vitoriano nunca precisei de ser dirigente.
No papel de sócio, na "minha" bancada nascente, nas bancadas do nosso pavilhão ou das piscinas municipais, ou onde quer que jogue uma equipa do clube podendo lá estarei presente a apoiar.
Caro Rui:
Já estamos habituados. A imprensa desportiva que temos é muito fraquinha. Infelizmente!
Caro Luís Costa:
Mas deviamos fazer. Porque essa gente, incluindo a sport-tv, só entende a linguagem da firmeza. E andam,há muito, a precisarem de uma lição desse género.
Caro Marco Ribeiro:
Verdadeiramente paradigmático. É um nojo. Como ver as televisões, repetitivamente, darem os resumos de fim de semana dos jogos dos três do costume.
Caro Anónimo:
O Vitória compete com armas desiguais face aos que nos rodeiam na tabela classificativa. Muito desiguais mesmo. De orçamentos a "favores" vários. Por isso temos de usar as armas que temos. Se quisermos é claro

Anónimo disse...

Que completa distorção da realidade, que grande texto incendiário. A discriminação da Comunicação Social em relação a certos clubes deve-se simplesmente a esses clubes venderem menos do que outros. É a leia do mercado meu senhor. O Moreirense, o Paços de Ferreira, só para citar alguns, são clubes simpáticos, agradáveis, etec etc, mas têm poucos adeptos, têm poucos adeptos que consomem notícias, por isso é perfeitamente natural que o produto vá de encontro ao consumidor. O consumidor consome batatas, logo produzem-se batatas, percebe? É a lógica. Difícil de aceitar para mentes tacanhas e fechadas, como se Guimarães ainda fosse rodeado por muros. O Vitória pode-se queixar em alguns casos, em outros não. Jornais como a bola e o jogo dão destaque ao clube, o record é flutante (quase sempre dá pouco destaque, mas por vezes dá algum), o JN dá todos os dias qq coisinha...
Por isso, quando generaliza é perigoso e incendiário.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Mais um pregador de moral anónimo.
Há quem nasça para se ajoelhar perante o poder e quem insista em viver de pé. Os vitorianos estão seguramente no segundo caso. Porque não são meia dúzia de linhas por edição que nos satisfazem. Não gostamos de migalhas. E incendiários são os que deturpam a verdade não os que dizem que o rei vai nú.Eu sei que o que dá jeito aos três estarolas e aos seus seguidores são clubes e adeptos submissos e sempre veneradores de suas excelências. Em Guimarães batem a má porta. E não é uma questão de tacanhez. É mesmo de orgulho próprio.
Só mais duas coisas: Com todo o respeito por eles a dimensão do Vitória é incomparável com a dos clubes que referiu.
E se você e o seu clube se satisfazem com qualquer coisinha do JN é porque são mesmo pequeninos.

Anónimo disse...

Se estiver a dar na tv um gil vicente-moreirense e um real-barça qual jogo verá??? não é normal desviarem-se mais jornalistas para um jogo vitória-sporting do que para um boavista-paços... é a lei do que vende mais, é a lei o mercado, etc, etc.
Aliás, é por textos destes que continua a fazer que foi corrido do vitória (ah, apresentou a demissão, ou foi forçado a apresentar). Olhe

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Saí do Vitória pelo meu pé.
Sozinho mas convicto da minha razão.
O que se diz, o que lhe dizem, ou o que se inventa passa-me ao lado.
E com muito orgulho em dar a cara, com estes e outros textos,na defesa do que entendo serem os interesses do Vitória.
Nunca me escondi atrás de anonimatos para ter opiniões nem atrás de silêncios para não desagradar a quem quer que seja.
Entendeu?

Anónimo disse...

Não.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tenha paciência.
Eu também tenho.
E muita...

Anónimo disse...

ok

Macaco careca disse...

O problema da net é o anonimato, pois é nele que os cobardes vao beber da coragem para disparatar. Ninguém aqui questiona que os 3 estarolas tem mais adeptos que os outros, como ninguém aqui diz que o destaque não possa ser dado a esses 3, apenas dizemos que também merecemos respeito, é certo que se o povo quer batata, quem vive das vendas produz batatas (sic e tvi), mas a rtp não tem outras obrigações? Não é de todos nós? Não recebe do estado para se poder abstrair das guerras de audiências? Em relação a um real -barça por oposição a um gil - rio ave, é verdade que vejo o real - barça, mas também te digo, até podia ser um slb - fcp que eu continuaria a preferir o real - barça. Não pedimos para ser capa de jornais, nem que nos destaquem mais que aos outros, apenas que também nos noticiem, dantes ainda havia o Domingo Desportivo com todos os resumo , actualmente se quiser ver o resumo do vitoria de setubal - VSC tenho de procurar na net ou então de subscrever a sportv, caso contrário nepia, e convém não esquecer que tanto a rtp, como sic e tvi tem imensos programas desportivos semanais..

luis cirilo disse...

Caro Macaco Careca:
Apenas posso estar inteiramente de acordo consigo.
Infelizmente há adeptos dos 3 estarolas que acham que isto é tudo deles e os outros apenas existem para fazer número.
O reparo que faz em relação à RTP (serviço público de televisão) é verdadeiro e oportuno. Porque essa não tem de se reger por critérios de concorrência comercial embora, infelizmente, seja igual ás outras.
Uma nota mais: Referiu que se estiver a dar um Real Madrid-Barcelona também opta por ver esse jogo mesmo que em alternativa a um Benfica-Porto. Eu até lhe digo mais; excepto se estiver a dar o Vitória eu prefiro ver qualquer jogo do Barcelona ou do Real Madrid a jogos do campeonato português.

luis cirilo disse...

Caro Macaco Careca:
Apenas posso estar inteiramente de acordo consigo.
Infelizmente há adeptos dos 3 estarolas que acham que isto é tudo deles e os outros apenas existem para fazer número.
O reparo que faz em relação à RTP (serviço público de televisão) é verdadeiro e oportuno. Porque essa não tem de se reger por critérios de concorrência comercial embora, infelizmente, seja igual ás outras.
Uma nota mais: Referiu que se estiver a dar um Real Madrid-Barcelona também opta por ver esse jogo mesmo que em alternativa a um Benfica-Porto. Eu até lhe digo mais; excepto se estiver a dar o Vitória eu prefiro ver qualquer jogo do Barcelona ou do Real Madrid a jogos do campeonato português.