segunda-feira, outubro 06, 2014

Estádios da Liga

É uma análise curiosa.
Saber de onde vem os nomes de cada um dos estádios em que se joga a 1ª liga.

Estádio da Luz (Benfica): O nome vem da paróquia em que se encontram os terrenos do estádio.
Estádio Alvalade (Sporting): O visconde de Alvalade foi o fundador do clube. Deram o nome ao estádio como homenagem.
Estádio do Dragão(Porto): O símbolo do clube tem esse animal mitológico cujo nome foi dado ao estádio.
António Coimbra da Mota (Estoril): Tem o nome de um fundador do clube.
Estádio da Madeira (Nacional): Tem o nome da região autónoma.
Estádio dos Barreiros(Marítimo): Zona do Funchal em que se encontra edificado.
Estádio do Bonfim (Vitória Futebol Clube): Tem o nome do parque em que está situado.
Cidade de Coimbra(Académica): Foi atribuído ao estádio o nome da cidade.
Estádio AXA (Braga): Nome de uma empresa patrocinadora do clube.
Estádio do Rio Ave (Rio Ave): Tem o nome do clube. Também é conhecido por estádio dos Arcos devido a um aqueduto próximo.
Estádio Municipal de Arouca (Arouca): Tem o nome do município.
Cidade de Barcelos (Gil Vicente): Foi atribuído ao estádio o nome da cidade.
Estádio do Restelo (Belenenses): Tem o nome da freguesia em que está situado.
Estádio Capital do Móvel (Paços de Ferreira): Atribuíram ao estádio o nome da principal industria do concelho a que pertence.
Comendador Joaquim Almeida Freitas (Moreirense): Foi atribuído ao estádio o nome de um grande benemérito do clube.
Estádio 25 de Abril(Penafiel): Homenagem ao movimento do 25 de Abril.
Estádio do Bessa (Boavista): Nome da zona da cidade do Porto onde está situado.
Falta um.
Estádio D. Afonso Henriques (Vitória): Homenagem ao 1º Rei de Portugal, nascido em Guimarães, e Fundador da nacionalidade. Acresce que o nome foi dado ao estádio por votação livre e democrática dos associados do clube que  o preferiram a três propostas alternativas.
É...somos diferentes.
E com quanto orgulho.
Depois Falamos

12 comentários:

Anónimo disse...

quais eram as outras propostas?

Anónimo disse...

Boa tarde,
Permita-me uma correção. O estádio construído em cima de uma pedreira cuja cor predominante é o cinzento já não se chama AXA.

Aliás, o nome dele sempre foi Estádio Municipal de Braga, pese embora o clube se aproveitasse para batizar como AXA nos eventos em que servia de anfitrião. Ou seja, sempre.

Posto isto, a publicidade da referida empresa já terminou. Foram retirados todos os painéis publicitários.

Mas peço segredo sobre este assunto. Ninguém sabe de nada, não foi oficializado nem informado por ninguém.

A única coisa que dizem quando se querem referir ao tal estádio cinzento em cima dos calhaus é "Estádio das Paixões".

Saudações
VLS

Raquel disse...

Tenho de confessar que desconhecia o facto de o nome do estádio ter sido escolhido pelos adeptos. De facto somos diferentes! Sabe quais eram as outras duas opções apresentadas?

Anónimo disse...

Aquilo que eu reparei por esta sua pérola elucidativa, muito útil, Sr. Luís Cirilo, é que à exceção do Arouca e do Rio Ave (onde também chamam de estádio dos Arcos), nenhum outro clube tem o nome do clube associado ao nome do estádio.
No caso Vitoriano não foi o nome do Clube que deu o nome ao estádio, mas o símbolo máximo do emblema. Não há dúvida que somos únicos, mas ainda não somos os maiores!
Pela perspectiva semântica, tentando combinar cara com careta, os fundadores poderiam ter optado por uma correição de outras designações que inscreveram o clube em 1922.
Por exemplo: Afonso Henriques Futebol Clube, Rei Futebol Clube, Primeiro Futebol Clube, Santiago Futebol Clube, Via Maris Futebol Clube, Guimarães Futebol Clube, Santa Maria Futebol Clube, Victorius Futebol Clube, etc.. É que 23 anos antes, em 1989, no Brasil, já tinha sido fundado o Esporte Clube Vitória. E em 1910, o Vitória Futebol Clube, em Setúbal. Se os fundadores tivessem registado o Vitória em primeiro ou tivessem usado outra originalidade não andavam hoje sempre a trocar Vitória por Guimarães para nos distinguir dos restantes.
Vitória é o feminino de Vítor. Na mitologia romana, «victoria» era uma deusa de guerra, venerada pelos generais dos império romano [rom. Victorius/masculino = por. vencedor]
Esta deusa Vitória não tem nenhuma referência implícita a Guimarães porque foi à Senhora da Luz que o primeiro rei D. Afonso Henriques pediu auxílio divino na batalha 'vitoriosa' de S. Mamede. Outra referência a «Vitória» aparece no agradecimento de D. João I, feito em Guimarães, após a Batalha de Aljubarrota. Para invocar esse agradecimento a «Santa Maria de Guimarães» pela 'vitória' concedida na batalha foi construído o Pilar de Aljubarrota, junto à capela de São Lázaro, em Creixomil
E se tivessem apreciado melhor a questão da mitologia na selecção do nome mais adequado, a deusa romana Ceres (deusa das plantas que germinam dos grãos e do amor maternal) estaria no topo das preferências, porque era esta a deusa que se venerava em Guimarães no séc. I quando os primeiros cristãos convertidos na nossa região pelo próprio Apóstolo S. Tiago derrubaram o templo romano erigido a Ceres na zona da Praça de S. Tiago e de Nossa Senhora da Oliveira.

Quim Rolhas

cards disse...

caro Luis Cirilo,
Permita-me uma correção o estádio do SL Benfica de nome oficial Estádio do Sport Lisboa e Benfica, conhecido por estadio da luz tem este nome por ter sido o primeiro estádio em portugal a ter luz artificial. daí o nome estádio da luz.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
se bem me lembro eram: Estádio da Amorosa. Estádio Dr. Castro Ferreira. Estádio do Vitória Sport Clube.
Caro VLS:
Tomei nota da sua informação.
É o problema dos estádios sem uma identificação profunda com os adeptos que os frequentam. Mudam de nome e não se dá por isso.
Cara Raquel:
Já atrás respondi a outro comentador dizendo as três alternativas. Curiosamente a proposta pela então direcção do clube (Estádio do Vitória Sport Clube) não foi a vencedora na votação.
Caro Quim Rolhas:
Aí está um conjunto de informações verdadeiramente interessante mas que nos remetem mais para opções quanto ao nome do clube que para a denominação do estádio. Os fundadores optaram por Vitória e acho que fizeram muito bem.
Mas gostei do que nos contou.
Caro cards:
Não. O primeiro nome do estádio do SLB foi estádio de Carnide por ficar situado nos limites dessa freguesia e da de S.Domingos de Benfica. Posteriormente passou a ser conhecido por estádio da Luz porque o lugar onde está implantado fica próximo da igreja da Luz pertencente à paróquia da Luz.
O primeiro estádio português onde se jogou com iluminação artificial foi o de José Alvalade(não é longe) em 1956

Anónimo disse...

Caro Cirilo,
Esqueceu-se de dizer que o Estádio de que tanto se orgulha, era primeiramente Estádio Municipal de Guimarães. Foi "vendido" , sem muita gente dar por isso,como quem vende uma camisa na feira pelo municipio ao VSC...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não me esqueci de nada. Referi-me aos nomes actuais dos estádios. Porque alguns já tiveram outros nomes e quase todos os clube já tiveram outros estádios. Como o Vitória por exemplo. Quanto à venda do estádio ao clube ela foi pública e do conhecimento de quem quis saber.

Anónimo disse...

Eu também gosto do nome de Estádio D. Afonso Henriques, Sr. Luís Cirilo, mas teria preferido Estádio Vitória Sport Clube. Desculpe a discussão ter resvalado para um tema paralelo que está interligado. Claro que podemos reforçar a escolha de "Vitória" enquanto nome de Clube, calando os divergentes, com o facto de antes de haver Brasil e de Setúbal fazer parte de Portugal, já havia Guimarães e de cá foram realizadas batalhas com as vitórias precisas que nos deram a portugalidade. Porém, tal como o absurdo dos acidentes, é justo estarmos preparados para qualquer fatalidade que o futuro nos possa reservar.
O mundo é de modas. Desde há 100 anos que o futebol está na mó de cima. Amanhã pode ser outro desporto qualquer. Nessa medida, o Sr. Luís Cirilo certamente concordará com a frase celebrizada a propósito do episódio do despedimento do treinador René Simões, referida por Pimenta Machado de modo a fazer prevalecer a sua palavra diante da teimosia dos jornalistas: «o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira». Embora o contexto fosse diferente, a essência da frase mostra que é assim em tudo. Nada é eterno. O que importa é ter predisposição para começar de novo.
Sendo verdade, hoje mentira, que o fim do Vitória é um destino que está escrito também para clubes como Porto, Benfica, Sporting, por aí fora, no nosso caso pode ser acelerado com investidores angolanos, com a diminuição da taxa de natalidade ou por outras razões financeiras. O fim lá chegará quando tiver de chegar. Ninguém sabe quando. E queira Deus que eu ou o Sr. Luís Cirilo não estejamos cá para assistir. Imagine o que era D. Afonso Henriques, dono de um condando transformado em reino e depois em país, vir aos nossos dias com a República à perna! Os seus pertences expostos em museus do Estado e a única coisa que ele teria de pleno direito, seria um emblema e o nome num estádio. Logo ele que foi dono de tudo acabaria os seus dias num hospício.
Voltando à realidade presente. Os fundadores lá tiveram os seus motivos para dar o nome Vitória ao Clube, mas as razões históricas que deram o nome ao Estádio não fazem inteira justiça ao nome do Clube e vice-versa.
Convém frisar que Vimaranes já existia antes de Afonso Henriques ter nascido cá para se tornar primeiro Rei. O milénio de História iniciado com Afonso Henriques é uma pequena parte da fração de tempo do que antes existia antes de ter havido reino de Portugal.
Não tenho nenhum preconceito aristocrático relativamente ao nome do Estádio, mas o orgulho sobre a nossa Cidade, concelho ou região, por mais que haja razões históricas de estreia marcantes, começou 20 séculos antes de Afonso Henriques, fruto de muitas Vitórias. Por mim o Vitória é um clube de Portugal e não exclusivamente de uma cidade porque temos simpatizantes e adeptos em todas as partes do Mundo. Assim vejo o Vitória quando está a competir na EUFA e um dia na Liga dos Campeões. É isso que me faz arrepiar.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
deixando de lado as considerações sobre o nome do estádio e o nome do clube, que são assuntos interessantes mas resolvidos,comentarei duas afirmações suas.
Uma quando recorda a célebre frase Pimenta Machado. Que já foi mil vezes "crucificado" na praça pública por tê-la dito. Quando se limitou a dizer uma imensa verdade que todos os dias é confirmada por casos práticos.
Outra para manifestar a minha concordância quando diz que somos muito mais que um clube de uma cidade, porque somos do país e do mundo.
É verdade.
E por isso me "arrepio" quando vejo vitorianos em todo o lado a apoiarem o Vitória mas também me "arrepio" quando vejo discursos redutores que fazem crer que somos um clube de uma cidade e nada mais.
´Não temos que ter vergonha da nossa grandeza.

Anónimo disse...

outro erro : o estádio municiapal de coimbra tem o nome de estádio municipal de coimbra efapel , mais um nome de um patrocinador

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não é um erro porque ele chama-se estádio cidade de Coimbra. É uma informação incompleta dado que acrescentaram ao nome a denominação do patrocinador