quarta-feira, outubro 01, 2014

E o Povo ?

A capacidade do PS nos surpreender, neste caso o PS de Guimarães, é praticamente inesgotável!
Veja-se, a titulo de exemplo, o sucedido na Assembleia Municipal da passada 6ª feira, no que concerne a uma proposta apresentada pela coligação "Juntos por Guimarães"(PSD+CDS+MPT)para dar sequência a um pacote de transparência nesse mesmo dia apresentado em conferência de imprensa.
Propôs a coligação que as reuniões públicas da Câmara e as sessões da Assembleia Municipal passassem a ser filmadas e transmitidas em directo no site da Câmara Municipal a exemplo do que já acontece noutros municípios como Lisboa, Cabeceiras de Basto ou Caminha.
E os exemplos não são inocentes porque Lisboa é uma câmara socialista presidida pelo próximo líder do PS entusiasticamente apoiado pela nomenclatura do PS vimaranense, Cabeceiras de Basto tem como presidente da respectiva AM o líder da federação distrital de Braga do PS e Caminha é presidida por um antigo líder parlamentar do PS na AM de Guimarães.
Posta a questão a votação mereceu os votos favoráveis da coligação "Juntos por Guimarães", da CDU (PCP+Os Verdes)e da deputada do Bloco de Esquerda.
Contudo a maioria PS chumbou a proposta!
Essencialmente com dois argumentos.
Um desvalorizando o interesse dessa inovação que permitiria a milhares de vimaranenses assistirem comodamente nas suas casas ás sessões dos orgãos autárquicos do seu município.
O outro porque entendiam que antes da apresentação pública da proposta  a coligação devia ter falado com o PS !
Curiosamente, na mesma assembleia e a propósito de outra proposta da coligação(sobre a ligação ao Avepark), o presidente de câmara referiu que apresentar propostas em conferência de imprensa é criar "ruído" e que quando se tem propostas alternativas o caminho é falar com a Câmara e não vir a público falar das coisas.
Duas situações mas uma mesma perspectiva.
O PS "nega" aos partidos da oposição o direito de terem ideias, de as apresentarem publicamente, de fazerem politica alternativa.
Nega, sem sucesso como é evidente, que a oposição estabeleça por si própria as normas de relacionamento com os vimaranenses.
Como, quando e sob que forma apresenta as suas ideias.
Prefere uma democracia tutelada pela partido maioritário.
Quase como no antigamente em que tudo se resolvia no remanso dos gabinetes e se navegava na bonança das verdades oficiais e das politicas sem contraditório.
Percebe-se por isso o conservadorismo de recusar a proposta de transmissão das sessões.
Não é ideológico nem assenta em argumentos sustentados.
É mesmo um conservadorismo virado para a conservação do poder que entende que quanto menos os vimaranenses estiverem informados (sem os filtros conhecidos)...melhor.
Estão enganados.
Depois Falamos

P.S. E o povo?
 Esse povo a que se podia facilitar tremendamente o acesso ás sessões dos seus orgãos autárquicos?
O povo?
 Lá para 2017 lembram-se dele.

4 comentários:

il disse...

Pois é, e 'ós pois' o meu primo Antº (de Stª Comba) é que era 'fâxista'.

Será que o PS tem medo que o povo vimaranense se aperceba que eles não sabem falar? Nem têm ideias?

Ups, está descoberto o problema.

luis cirilo disse...

Cara il:
Sinceramente acho-os muito identificados com o António Costa!

Anónimo disse...

Desde há muitos anos que PS Guimarães faz o PSD pagar caro as boas ideias. Nada de novo, Sr. Luís Cirilo. O que faz isto é achar-se dono da Câmara ad aeternum. Assim, os PS's dirão sempre «não» com justificações forjadas em cima do joelho que sirvam para menosprezar jogadas de génio antecipadas.
Tive uma namorada assim. Dizia sempre que não. Nunca cedia em nada até ao dia que uns brincos de ouro fizeram-na derreter-se de amores. Para ela foi o suficiente para se abrir toda, para mim foi o bastante para fechar a torneira depois de tanta abertura.
O PSD teria de encontrar uma forma parecida de obrigar o PS a dizer sim a tudo, sugerindo o contrário, levando o seu cântaro à fonte. Não é uma boa maneira de fazer política, mas é assim que o PS funciona. É mais ou menos um aceno com o Camões e depois atira-se os Lusíadas.
Não é fácil arranjar brincos para todos...

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
É como diz.
São hábitos que vem de longe e que não é fácil serem combatidos por quem está na oposição.
Especialmente quando o filtro "comunicacional" (leia-se imprensa) é largo para o poder e apertado para a oposição.
Também aí a lógica dos "brincos" tem cabimento e actualidade.