quarta-feira, outubro 01, 2014

Demagogia Cíclica

O futebol português é bem melhor dentro das quatro linhas do que fora delas.
Pese embora as arbitragens, os critérios disciplinares sem uniformidade, a falta de condições de alguns recintos para neles se disputarem competições profissionais.
Mas o maior problema está fora.
Numa Liga pateticamente paralisada há muitos meses face a um presidente sem vergonha que se agarra ao que pode para se manter num lugar em que a esmagadora maioria dos clubes não o quer.
E nos clubes.
Onde periodicamente aparecem uns "profetas" a pregarem a transparência, a revolução e "os amanhãs que cantam".
 Prometendo fazer o que os outros não fizeram, descobrir o que os outros não tinham descoberto, e assumirem a verdade desportiva por oposto à corrupção dos outros.
Infelizmente palavras leva-as o vento.
E de boas intenções está o inferno cheio!
Mas em boa verdade esses demagogos, de aparição cíclica, tem um prazo de validade.
Que normalmente se inicia com a respectiva eleição, dura enquanto conseguem através da diabolização de Pinto da Costa (sempre o alvo a abater como protótipo de dirigente que não "pode" existir) explicar os insucessos próprios e termina quando os adeptos dos clubes percebem que para lá da teoria a prática e os resultados não mudaram.
Foi assim com Jorge Gonçalves no Sporting e Vale e Azevedo no Benfica a titulo de exemplo.
E assim será, por este caminho, com Bruno de Carvalho.
Que chegou ao futebol, qual Che Guevara, convencido que ele era a revolução que ia varrer o passado negro e instaurar a nova ordem.
Infelizmente, para ele e para o seu clube,tem-se perdido em polémicas inúteis, em frases de duvidoso gosto, em considerações sobre terceiros que não lhe cabiam.
Pelo caminho atira uma pressão imensa para o treinador e para os jogadores exigindo-lhes títulos que manifestamente a valia do plantel leonino não permite ambicionar a par de,ao arrepio do que apregoa, mergulhar nas "velhas práticas" de responsabilizar os árbitros pelos insucessos da equipa.
O futebol português não é,longe disso, um mar de rosas nem um viveiro de dirigentes exemplares.
Mas passava bem sem estes fundamentalistas de ego elevado, que se auto revestem de uma aura messiânica e se acham capazes de inventar um novo futebol e uma nova gestão desportiva.
Humildade precisa-se.
E bom senso também.
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo,

Temos que lhe enviar o que escrevemos aqui, a ver se ele aprende porque já pouco falta para ficar intragável.
Ele é um filho da claque. Fez-se homem por entre a Juventude Leonina e Torcida Verde onde teve bons professores para o raciocínio rápido de dialogar insultando e insultar dialogando. Logo, como presidente, é o reflexo das amizades que cultivou ao longo de 90 minutos.
Para além dos reconhecidos talentos que lhe atribuem, que é ser inconveniente e malcriado, passou a ser visto como o principal protagonista do Sporting. Em condições normais, quando se pensa no Sporting, seria natural lembrarmo-nos do melhor jogador: Nani, Patrício, William Carvalho, Adrien, Capel, Slimani, etc, dependendo dos gostos. Mas não. O jogador agora é secundário. No Sporting a estrela maior é quem manda mais e quem fala mais.
Fundamentalmente, falta-lhe humildade e paciência. Não consegue trabalhar na sombra da equipa. É uma máquina de debitar asneiras com sotaque à tia de Cascais. Enfim, a antítese quase perfeita de Pinto da Costa num clube de futebol, que ele no fundo procura imitar. Um Presidente assim no Vitória dava com o Rui Vitória e Flávio Meireles em doidos. Aliás, com um presidente destes que não dá ar para respirar para que precisa o Sporting de treinador? Sempre poupava mais algum.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Um retrato perfeito esse que traçou de Bruno de Carvalho.
Convencido de que é um "messias" que vai revolucionar o futebol e fazer do Sporting um clube ao nível dos maiores do mundo.
Vai acabar como os anteriores.
Corrido pelos adeptos devido à falta de resultados

cards disse...

caro Luis Cirilo,

Tenho uma opinião diferente da sua Bruno de Carvalho tem o clube na mão. enquanto os sportinguistas se lembrarem de Bettencourt e Godinho Liopes votarão sempre em Bruno de Carvalho.
Bruno de Carvalho tem um discurso demagogo pois é isso que as bases gostam aTé se fartarem. Pelo menos irá ficar 2 ou 3 mandatos como presidente

Anónimo disse...

É mais um pardalito que caiu no futebolzeco dos tugas.
É um verdadeiro rafeiro, que ladra, ladra e continua a ladrar, e no fim leva um chuto no cú, e vai a ginchar!!!

luis cirilo disse...

Caro cards:
Estou de acordo consigo. É capaz de se aguentar algum tempo até a falta de resultados lhe indicar o caminho da porta. Ou então mudar de estratégia. O que me parece mais dificil.
Caro Anónimo:
Aguardemos para ver que o futuro reserva.