sábado, outubro 11, 2014

Bom Ensaio

Uma derrota é sempre um mau resultado.
Mas o ensaio foi bom.
Bom naquilo que se viu de positivo e bom naquilo que terá permitido a Fernando Santos perceber o que é preciso modificar para na próxima terça feira, em Copenhaga, frente à Dinamarca a nossa selecção possa obter o triunfo.
Foi um jogo atípico frente a uma França contra a qual andamos há 40 anos para "matar o borrego".
No primeiro lance do jogo os franceses fizeram o primeiro golo face a uma defensiva portuguesa completamente atarantada e com jogadores ainda em busca do sei posicionamento.
Depois foram vinte minutos de quase "terror" com Portugal a não conseguir ter bola e submetido a uma grande pressão ofensiva por parte da selecção adversária que só não voltou a marcar graças a Rui Patrício e ao acertos de Pepe e Bruno Alves.
E aí foi possível, desde logo, constatar a fragilidade defensiva dos nossos laterais bem como a facilidade com que os franceses apareciam em situações de dois para um pelos flancos face a Portugal não compensar devidamente nessas zonas.
Depois Portugal recuperou do susto. E a segunda metade da primeira parte foi toda portuguesa com Danny, Nani e André Gomes a desperdiçarem três boas situações de golo que a selecção bem fez por merecer.
Na segunda parte...mais do mesmo.
Portugal a dominar, quase a chegar ao golo num cabeceamento de Ronaldo muito bem defendido pelo guardião francês, com uma exibição agradável e beneficiando das alterações de Fernando Santos ao intervalo nomeadamente adiantando Tiago no terreno.
E quando se esperava o empate (mesmo com o árbitro a perdoar um penalti aos franceses) a França, a exemplo do acontecido na primeira parte,na primeira vez que se aproximou com perigo da nossa baliza...marcou.
Ficou aí traçado o destino do jogo.
Pese embora a seguir ao golo de Quaresma (que amenizou a derrota) ainda tenha havido um lance muito suspeito em que o árbitro marcou um livre à entrada da área que mais parecia...penalti.
Importa ,mais que o resultado, é a exibição.
E essa foi prometedora.
Mas para terça feira há correcções a fazer.
Nas laterais e no meio campo.
Porque no ataque sendo Ronaldo indiscutivel é evidente que de três (Danny, Quaresma e Nani) jogarão dois.
E a qualidade está garantida jogue quem jogar.
O problema é que os três referidos não são pontas de lança e a Ronaldo dava muito jeito ter um...Benzema a abrir-lhe espaços e a segurar os centrais.
Mas não há hoje, na selecção portuguesa, um ponta de lança da qualidade dos extremos e por isso Fernando Santos terá de encontrar uma solução que permita potenciar Ronaldo que é um grande goleador sem ser ponta de lança.
Creio que há boas razões para olharmos o jogo de terça feira com optimismo.
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Foi um jogo de treino ou de teste, Sr. Luís Cirilo, e uma estreia de Fernando Santos antes do castigo. A exibição desta noite, assim espero, deixa antever o regresso em breve de Portugal às vitórias.
Como resultado, nem foi bom, nem foi mau, e até motivos os jogadores para não irem à Dinamarca a pensar que são favas contadas.
Jogou-se à cautela, em clara gestão de recursos, suplentes à experiência, acima de tudo, serviu para Fernando Santos evitar os erros que cometeu e transmiti-los a Ilídio Vale. A França ficou bem na fotografia, pois como anfitriã terá de usar estes jogos amigáveis para aguçar os índices máximos de agressividade, com Portugal a provocar nos franceses o desejo de não voltar a encontrá-los quando a competição chegar.
Mais do que o resultado importava saber se temos equipa ou não para ganhar à Dinamarca, a principal adversária do grupo.
Na minha opinião, podemos perfeitamente jogar para ganhar em Copenhaga, apenas com a agravante de não termos o apoio de 30 mil adeptos nas bancadas.
Na primeira parte, não deu para sentir diferença entre Eliseu e uma barata tonta. Neste caso, gostaria de ter visto uma substituição por Antunes. Cédric está um pouco verde. Esperei ver jogar José Fonte, capitão do Southampton. Fábio Coentrão fez falta. No segundo tempo notou-se uma considerável diferença com a entrada dos 'reservas'... e o empate esteve muito perto se o Éder, como ponta de lança, deixasse de jogar como defesa contrário.
Portanto, até foi bom que Portugal não gastasse os cartuchos todos porque o que importa é ganhar terça-feira à Dinamarca que anda longe da qualidade de outros tempos.
Haja calma!

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Foi um bom teste.
Também esperava ver Antunes na segunda parte (em bom rigor admirou-me não ser titular)mas o treinador não teve esse entendimento.
Acho que temos todas as hipóteses de vencer na Dinamarca até porque os jogadores que foram entrando(especialmente Ricardo Carvalho e João Mário)deram excelente resposta.
Há o problema do ponta de lança,é verdade, mas para terça feira nada há a fazer. Os 23 convocados tem valor mais que suficiente para ultrapassarem todas as dificuldades.

Anónimo disse...

Partilho da mesma fezada para terça-feira.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
A ver vamos...