quarta-feira, outubro 15, 2014

A Enxurrada e o Alcaide




Não sei o que me choca mais nas recentes inundações de Lisboa.
Se a incúria que as permitiu se a cobardia dos responsáveis que se agarraram a todos os pretextos (fraquissimos) e mais alguns para justificarem com terceiros as responsabilidades que lhes cabem e não querem assumir.
A começar por António Costa.
Que nas primeiras inundações, semanas atrás, andava entretidissimo com a campanha interna do PS e por telefone foi acompanhando o que de grave se passava no município que durante três meses lhe pagou o salário sem que ele lá pusesse os pés para trabalhar como era seu dever.
Nestas, regressado da campanha e de passagem pela autarquia, arranjou uma girândola de patéticas desculpas que iam da intensidade da chuva à falta de aviso da protecção civil e que culminaram na espantosa declaração de que não havia soluções para as cheias!
Soluções há de certeza absoluta.
Para quem tenha vontade de trabalhar na sua busca e a capacidade decisória no sentido de as implementar no terreno.
Porque se todos fossem como Costa, que há primeira dificuldade desiste de encontrar soluções, a Holanda de há muito que estava submersa.
E por isso bem se pode dizer que um politico e decisor que não encontra soluções para um problema de inundações na sua autarquia não augura nada de bom quando tem a distinta lata de se candidatar a resolver os problemas de um país.
Sabia-se que Costa, fora das zonas de conforto por onde sempre andou e sem a descarada defesa que dele é feita por parte importante da comunicação social, valia muito pouco.
Está feita a prova.
Aos primeiros pingos de chuva (não estamos a falar de temporais terríveis mas apenas de umas chuvadas) a credibilidade e a imagem laboriosamente construída do alcaide foram na enxurrada.
Restou um politico patético, sem saber que fazer, sem ideias nem soluções para coisas triviais da governação autárquica e cada vez mais ansioso por eleições antecipadas.
Percebe-se.
Fora da sua zona de conforto está exposto ao olhar critico dos portugueses que a CS atenta, veneradora e obrigada não consegue distrair da essência das questões.
Costa não sabe, não consegue, não é capaz.
E por isso cada dia que passa é um dia que o coloca mais longe do seu objectivo.
Porque os portugueses o conhecem cada vez melhor.
E isso é péssimo para ele.
Depois Falamos.

P.S. Será que Costa já pensou quantas valetas, caleiros, bueiros e afins poderia mandar desentupir com os 40.000 euros que deu à inutílissima fundação do seu "padrinho" Mário Soares?

8 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, como sempre, voltou a usar os melhores argumentos para acordar o povo. Uma boa leitura de serão que se recomenda sobretudo dirigida a todos os socialistas ferrenhos, a ver se eles tomam consciência da asneira em que estão mergulhados.
O caso das inundações de Lisboa, coincidência ou não, mostra a prioridade profissional de António Costa durante os três meses de campanha eleitoral, pago pela Câmara sem lá pôr os pés, para disputar a liderança interna do principal partido da oposição que, com este tipo de exemplo vindo de cima, mostra onde estão as prioridades socialistas do PS: primeiro eu, depois eu e no fim, só restam eu e os meus compadres para sermos donos disto tudo.
Como candidato a primeiro-ministro, António Costa entrou no labirinto do Minotauro com o PS às costas e não vai encontrar saída a menos que seja o PSD a abrir o alçapão. Ainda bem que esta governação distinguiu bem o PSD para o País como o carro vassoura a limpar a sujeira em que o PS nos instalou.
Não temos que ficar preocupados porque acredito que a maioria dos portugueses tem discernimento para não cometer o mesmo erro duas vezes. Até S. Pedro aproveitou o temporal para abrir os olhos aos lisboetas como quem diz que António Costa meteu água.
É, portanto, um homem dos sete instrumentos. Advogado, ex-ministro de Sócrates, presidente de Câmara, candidato a PM, comentador, 'traidor' de colegas de partido e, mais recentemente, pagador de favores a colegas honoris causa através de doações.
Esperemos que o povo vote pela seriedade. O PS não engana. É como uma caixa de anzóis. Sempre que se tira um, saem todos ou quase todos. E todos já sabemos o que custa desfazer o sarilho de eles estarem todos juntos a fazer seja o que for.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Creio que todos os contributos são necessários para que os portugueses percebam bem o erro em que não podem cair. Porque,como diz e bem, estamos perante um homem dos sete instrumentos. O problema é que os toca mal a quase todos!
Vá lá admito que a pagar favores a amigos políticos é bastante eficaz e gasta dinheiro público como se fosse dele. Acontece que por um conjunto de razões, que vão das "solidariedades" politicas ás "obediências" secretas,goza de uma protecção e um favoritismo em muita comunicação social que raia o obsceno. E daí a importância de usar as redes sociais para ultrapassar esses bloqueios. Já imaginou o que seria o regabofe da CS se esteas cheias fossem no tempo de Pedro Santana Lopes?

Anónimo disse...

O favoritismo de AC na comunicação social explica-se com a continuidade do irmão dele, Ricardo Costa, como diretor do Expresso. Nota-se perfeitamente que está a ser levado ao colo e compensado por qualquer assunto mal resolvido do passado. Também me parece que o Pinto Balsemão, fundador do PSD, deixou-se levar por questões de proximidade pessoal em não ter aceite a demissão de Ricardo Costa, que logo tomou consciência do que implicava estarem os dois do mesmo lado da barricada. O resultado salta à vista.
No tempo de Santana Lopes não havia redes sociais, nem havia crise a forçar pessoas em manifestar opinião ou desgosto com as consequências da má gestão governativa do PS que o Governo PSD está a reparar. É sempre assim. O PS entorta e o PSD endireita.

Quim Rolhas

Luis Costa disse...

carissimo
Quando o "seu amigo" Gaspar invocou as condições climatéricas como causa de mais um falhanço nas suas politicas/metas, não me recordo que tenha manifestado tanta indignação nem que tenha utilizado termos como incompetência, cobardia, etc . . .
E nem os desastres que foram o inicio do ano letivo e o estado da justiça até à uns dias atrás, que no minino deveriam levar à demissão dos “seus amigos” Crato e P.Teixara da Cruz mereceram nenhum tipo de reparos !!
E este é o principal motivo pelo qual cada vez as pessoas se afastam da politica e não acreditam nos políticos (SEM EXCEÇÃO)
Quando são da nossa “cor”, arranja-se uma desculpa para tudo, quando são os da outra tudo serve para deitar abaixo.
No final de contas o que todos querem . . . é tacho

il disse...

Tentei reconhecer todos os locais que mostra -dois não consegui: o 2º e o 4º (parece que este será em Almada).

Mas o pior é que se o Rossio é numa parte baixa da cidade, ou Alcântara, a verdade é que a maioria dos locais inundados é em sítios altos: Av. Novas e Pr. de Espanha; Alvalade estão a cotas elevadas e ficaram intransitáveis.

Lisboa é uma cidade abandonada, cheia de lixo; de ervas E DE ASSESSORES! Dizer que o problema é insolúvel é de INCOMPETENTE e nada mais!

Vivi até há pouco numa zona baixa e ontem estive lá - não houve inundações e querem saber porquê? Por que na zona é tradicional pedir-se aos serviços camarários para limpar as sarjetas. Os serviços não actuam autonomamente e o presidente é um irresponsável.

è melhor não dizer mais nada, senão os serviços secretos (que certa organização privada disse ir montar) ainda me encontram :(((

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas.
É isso mesmo.
Parece sina.
Caro Luis Costa:
Neste blogue critico livremente quem entendo. E já tenho feito algumas criticas ao governo e ao meu partido.
E continuarei a fazer. Quanto a essa conversa dos "tachos" e afins desculpar-me-à mas é um tipo de cassete que não faz o meu género.
Cara il:
Tanto quanto sei todas as fotografias são de Lisboa. Quanto ao resto estou naturalmente de acordo consigo. Tem,contudo, estas cheias um enorme mérito que é o de mostrarem o que Costa é na realidade.
Fraco e incompetente. Bem vistas as coisas é bem feito para o PS e para os glorificados "simpatizantes"

José Xavier disse...

Tanta preocupação com as inundações na baixa lisboeta quando o S. Pedro, apenas deu uma "mijadela". Aguardem pelo que ai virá quando todos os acólitos do Santo se decidirem a verter aguas ao mesmo tempo. Pode ser que não haja sarjetas, bueiros ou afins que (os) (nos) valha, a menos que os ditos cujos escoem, não só as aguas pluviais mas,também, o lixo "costista" e "tralha conhecida" para as profundezas do Tejo,
Jose Xavier

luis cirilo disse...

Caro José Xavier:
Se tivermos um inverno rigoroso acredito, pela amostra, que vai ser o bom e o bonito.
Mas lá aparecerá a imprensa a desculpabilizar o alcaide e a mostrar inundações noutros pontos do globo tentando fazer passar a ideia de que é igual em todo o lado