segunda-feira, setembro 08, 2014

Zero!

Portugal ontem não bateu no fundo ao perder em casa com uma potência do futebol chamada Albânia.
E não bateu no fundo...porque já lá estava.
E estava antes do Mundial do Brasil onde só esteve presente porque um génio do futebol, chamado Cristiano Ronaldo, tratou do assunto (quase) sozinho suprindo algumas carências da equipa e a monumental incapacidade do "seleccionador"para orientar uma selecção com o prestígio e as responsabilidades da portuguesa.
Aliás só no futebol português, e no entreposto de interesses que a selecção voltou a ser, se admite que alguém chegue a seleccionador nacional apenas com quatro anos de experiência a treinar equipas profissionais!
Ontem não houve Ronaldo.
E para desgosto de alguns teóricos, que sofrem em grau agudo da velha doença nacional chamada inveja, defensores que Portugal até jogava melhor sem ...Ronaldo foi o que se viu,
Nem jogou melhor nem pior.
Simplesmente quase não jogou.
Perante uma selecção de futebol algo primitivo, com jogadores que denunciavam carências técnicas cada vez que eram pressionados, Portugal fez uma exibição miserável em que apenas uma vez criou uma situação de real perigo com um remate ao poste de Ricardo Horta.
Teve,porém, a vantagem de se confirmar(mais uma vez) que Paulo Bento não tem o mínimo de condições para continuar a ocupar o cargo para que nunca devia ter sido escolhido.
Porque quem selecciona e põe a jogar futebolistas da "elevada" craveira de Éder e Cavaleiro, ou jogadores sem clube como João Pereira ou ainda quem tem vinte minutos de competição esta época (Veloso) das duas uma:
Ou não sabe o que anda a fazer ou o que está a fazer não é exactamente aquilo para que foi contratado que é para cada jogo escolher os melhores.
Aliás vem a talhe de foice recordar a curiosidade de nos dias que antecedem os jogos da selecção existirem sempre jogadores que não saem do hotel ou do ginásio mas depois são titulares indiscutiveis enquanto muitos dos que fazem os treinos todos vão direitinhos para o banco dos suplentes.
Não fiquei admirado e muito menos aborrecido com a derrota.
Porque era previsível que um dia PB demonstraria exuberantemente o seu "Principio de Peter" e porque um seleccionador (e uma FPF) que desprezam jogadores portugueses com valor mais que suficiente para jogarem na selecção(Quaresma, Danny, André André entre outros)e que conseguiram a proeza de por um estádio inteiro a vaiar e a mostrar lenços brancos merecem bem o que aconteceu.
Terei pena, isso sim, dos emigrantes portugueses que estão a contar com Portugal no europeu de França.
Porque por este caminho e com este "seleccionador" corremos o sério risco de não nos apurarmos.
Depois Falamos

P.S Foi uma derrota ridícula mas ainda podia ter sido pior.
Pior?
Sim. Se o "seleccionador" tem lançado no jogo Pedro Tiba.
Não porque este ilustre "desconhecido" seja pior do que alguns dos que lá andaram.
Mas porque aproveitando uma certa ausência teve o "atrevimento" de vestir a camisola sete.
E "este" sete e não o "outro" (o verdadeiro) seria se calhar a melhor e mais ridícula caricatura do que é hoje a selecção de Paulo Bento.

15 comentários:

Anónimo disse...

Foi tudo ridículo. Até a bola na trave. E não foi por falta de aviso, Sr. Luís Cirilo. Todas as debilidades que o seu texto fala, e mais algumas, evidenciadas durante o jogo, nasceram de uma convocatória que revelou teimosia e estupidez.
O que nós vimos ontem foi um 'crime' em flagrante delito e, por isso, tem que dar 'cadeia'. Ou seja, Paulo Bento tem de se pôr na alheta ou ser mandado borda fora.
Desta vez não há desculpas, embora gostasse que a Federação agisse logo e não tivesse adiado a decisão de o demitir para hoje ou para amanhã.
Porque à primeira, no Brasil, todos caem. À segunda, em Aveio, só cai quem quer. À terceira, Fernando Gomes corre o risco de ser tão burro como Paulo Bento.
Portanto, mandam as regras que o selecionador, que por acaso também é treinador, seja despedido. Mais vale agora e depressa do que depois quando falharmos a qualificação.
Se fosse eu, escolheria Manuel José para o suceder. Enquanto ele pode e enquanto a qualificação é possível.

Quim Rolhas

Pedro disse...

Caro Cirilo,

A exibição foi de acordo com o expectável, a única coisa que não contávamos era com um golo albanês. De resto, correu tudo com a normalidade habitual.
Cumprimentos,
Pedro

Nota: era bom que o Ronaldo não fizesse nenhum jogo desta fase de apuramento, para muitos dos que o criticam perceberem que nunca foi um problema mas a única solução.

Francisco Guimarães disse...

O meu comentário a esta derrota é:
"Sem Comentários!"

Quanto ao "resto" dizer que aguardo sem sobressaltos e "com muita tranquilidade", a destituição de Paulo B. do seu cargo.
Por isso continuo a achar que o Vitória se deve manter calmo e sereno quanto à não convocatória dos seus craques nacionais pois o podre vai cair de podre sem ser necessário gastar energia e outros recursos.
Pensando bem até se poupam os nossos jogadores a trabalhos extra e a esta desvalorização do jogador nacional.
E vai ser mesmo esta desvalorização que vai fazer com que tudo mude pois perder valor NÃO é, com certeza, o objectivo da Federação Gestifute de Futebol.

Rui Cordeiro da Silva disse...

A contagem decrescente para o "chuto ao Bento" começou! Haja alguém na FPF com coragem suficiente para dar o chuto!
E nos seguintes chutos iam bem os Tibas, os Hortas, os Eders, os Andrés Almeidas e quejandos que por lá se arrastam!

E o Vitória que aguarde serenamente, porque quando houver novo seleccionador (e eu espero que seja breve), de certeza vamos ter jogadores nossos na equipa!

Para o lugar do Bento, nesta altura parace-me que só mesmo um estrangeiro de qualidade acima da média é que tem lugar!
Quem será o proximo?

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Infelizmente parece-me que a saída do seleccionador já não será remédio suficiente para a recaída da FPF num entreposto de interesses. Porque sair (e tem de sair é claro) PB significará ir para lá outro escolhido pelos mesmos critérios. Que não servem. Manuel José seria,evidentemente, uma boa escolha. Mas quem manda não deixa.
Caro Pedro:
Sim, foi dentro do expectável. Mas mesmo sem Ronaldo temos a obrigação de nos apurarmos e muito mais de ganharmos a uma equipa tão modesta como a albanesa.
Caro Francisco:
Concordo. Para a Gestifute a continuidade de Paulo Bento começa a ser um problema porque desvaloriza activos a par de não valorizar outros

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ON disse...

Disse a FPF que o que se passou no Brasil foi incompetência, RESULTADO foi reformulado o departamento médico.
E a gora a culpa é de quem?

Reparem bem, o "ponta de lança" Éder tem 13 jogos pela nossa seleção e 0(zero) golos, como é possível?

PB deixa de brincar com os portugueses...

luis cirilo disse...

Caro Rui:
O próximo ainda vai demorar uns anos. Porque isto está tudo montado para o PB continuar. A minha duvida é se "alguém" acha que o PB lhe desvaloriza uns activos e não valoriza outros. se assim for o PB vai de patins. O problema é que vem outro de perfil identico

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cards disse...

caro Luis CIrilo,
eu acredito que vamos estar no euro 2016 pelo simples facto de que a fase finalfoi alargada para 24 equipas e no play off vamos jogar contra as ilhas feroé, moldávia, azerbeijão, estónia desta vida...

cards disse...

caro luis cirilo,
li atentamenteo seu texto e tenho um reparo a fazer se critica a convocaçãonde veloso só porque jogou até ao momento 20 minutos como pode defender a convocação de quaresma?

Anónimo disse...

Sinceramente nao percebo a sua obsessao pelo Braga. Em vez do eder devia lá estar sem duvida um craque de nome tomané, e em vez de tiba outro icone de nome andre andre. Com esses dois seriamos sem duvida campeoes mundiais.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 2.47

Só com esses dois, não chegava, mas se incluir o Hernani e o Cafú, pode crer que a Albânia não ganhava.
Já o seu avançado Éder ou Éderzito, como o caro amigo bem sabe, não joga um caralho na Seleção!

Quim Rolhas

Luis Costa disse...

Meu caro,
tenho a dizer o seguinte:
1º Gostei da exibição
2ª Gostei do resultado
3º PB irá continuar na Seleção
4º Os convocados serão os do costume
5º Infelismente, dado o alargamento e face ao grupo onde estão inseridos é praticamente impossível não ser apurado para o Europeu
6º No próximo jogo, ninguém volta a falar dos Tibas, Cavaleiros, etc (que vão continuar por la,)
toda a gente volta apenas estar centrada no joelho, no corte de cabelo, nos calções, etc, de CR7


P.S. Se não nos conseguirmos apurar para o Europeu será sem duvida uma grande "proeza" de PB.

luis cirilo disse...

Caro ON:
Tem, naturalmente,toda a razão. Mas ainda há quem defenda Eder na selecção.
Caro cards:
Só se for. Porque quanto ao apuramento directo já vi o filme.
Quanto ao Quaresma ele já jogou muito mais do que vinte minutos. Foi titular em dois dos três jogos do FCP na Liga.
Caro Anónimo:
Os meus parabéns. É preciso coragem, e lata, para defender um Tiba que ninguém conhece (excepto Paulo Bento) e um Eder que já todos conhecemos bem demais. De resto fique certo que nunca troacaria André e Toamné por esses dois jogadores. Livra!
Caro Quim Rolhas:
Mal estavamos se o Vitória não ganhassse à Albânia.
Caro Luís Costa:
Saudável ironia.
Mas tem razão. esta semana recomeça a Liga e as pessoas só voltarão a lembrar-se de selecção aquando dos jogos com França e Dinamarca. E respectivos resultados...