sábado, setembro 20, 2014

"Dores" do Crescimento

Um mau jogo, um mau resultado, dois pontos perdidos face a um adversário que jogou um futebol que já não se usa e com uma arbitragem daquelas que se continuam a usar.
O Vitória entrou mal.
Sofreu um golo aos três minutos, naquilo que pareceu uma falha de comunicação entre Defendi e Douglas, e a equipa pareceu estranhamente afectado por esse golo madrugador fazendo até ao intervalo uma exibição muito pouco inspirada e podendo dar graças por não ter sofrido mais.
Uma defesa intranquila, um meio campo com grandes dificuldades em agarrar o jogo e um ataque perdido no terreno.
Pese embora a substituição de Gui (apagado) por Caiado (desastrado) ao intervalo só se viu Vitória quando Álvez e Bruno Alves foram chamados a jogo e foi então possível empurrar o "autocarro" pacense para mais perto da respectiva baliza.
Alvez empatou num golo de belo efeito, teve ainda outro remate perigoso e Caiado falhou um golo de baliza aberta em que o mais difícil era mesmo falhar.
Pelo caminho o trio de arbitragem, vindo da A.F. Porto ( curiosa "coincidência"),perdoou um penalti sobre Bernard, marcou um fora de jogo muito duvidoso a André que ficava isolado e permitiu quantas perdas de tempo o Paços de Ferreira quis fazer.
Mas não  nos queixemos do árbitro.
A responsabilidade maior foi mesmo nossa.
Porque a equipa depois da bela exibição contra o Porto deu hoje uma imagem inicial de descontracção, a que se seguiu uma fase de difícil concentração e depois faltou discernimento no assalto final à baliza pacense.
São as "dores" do crescimento de uma equipa jovem e talentosa mas a que , naturalmente, ainda falta experiência.
E estes insucessos não só a ajudam a crescer como contribuem para que se percepcione a realidade como ela é e não como os sonhos desmedidos de alguns a querem fazer crer.
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...

Também não gostei, Sr. Luís Cirilo. Quando jogos destes acabam, nem sei se hei-de bater palmas ou bater em retirada.
Jogou-se com demasiada preocupação em não sujar o equipamento, faltou trabalho de casa e agressividade.
Após o cartão vermelho e ainda mais depois do golo acalentei o desejo de que era possível uma remontada, mas ficamos pela metade.
Também não me consigo decidir se o resultado provém do relaxamento causado pelo emocionante jogo com o Porto e de uma semana de chuva chata para fazer treinos produtivos.. Ou se é consequência de um encontro de treinadores 'irmãos' em que nenhum deles quer ganhar. Ou se calhar o Sr. Luís Cirilo tem mesmo razão e a equipa do voltou a acusar dores de crescimento... como tem feito desde que me lembro. Um velhinho sempre em crescimento.
Por mim falo. Gostava mesmo era que o Sr. Luís Cirilo estivesse errado.

Quim Rolhas


Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo,
Bom dia,
Eu penso que este resultado deve-se à desinspiração do meio-campo e às fracas atuações de Nii Plange, Tomané e Caiado.
Dos 14 jogadores que jogaram ontem apenas 4 jogaram, bem. Traoré, Douglas,Hernâni e o Jonathan foram dos poucos a terem uma noite satisfatória.
É verdade que o Paços jogou bem e criou-nos muitas dificuldades mas isso não explica as performances de Cafú, Bernard e Tomané que não pareciam os mesmos de outros jogos.
Cafú falhou passos básicos, Bernard foi um jogador vulgar e Tomané esteve muito parado e perdido.
O Paços e o Paulo tiveram mérito mas a verdade é que o vitória, sobretudo na 1ªparte teve muito abaixo da sua qualidade real e podia ter sofrido mais golos e portanto, o resultado acabou por ser positivo.
Até à próxima,
António

Anónimo disse...

Foi um justo empate. Alguns pensam que vamos ser campeões. O Tomané fez um jogo fraco ? Trabalhou e assistiu para golo ! O Bernard não sabe jogar mal, basta ver um penalty sobre ele. Cafu foi o melhor na 1ª parte.
Preocupação em sujar equipamento ?!?! Se há coisa que não podemos acusar os rapazes é de falta de empenho. Comentar tudo dá nisto...

E com isto tudo ainda não perdemos. É um facto que deixo ao critério da secção das cortiças para análise.

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Desta equipa é sensato não se esperar mais do que aquilo que ela pode dar. E nesse contexto estamos a fazer um excelente campeonato. Mantendo esta regularidade atingiremos seguramente o apuramento para a liga Europa. Que é o objectivo exígivel. Para mais do que isso teríamos de ter mantido jogadores como Paulo Oliveira, Ricardo, Soudani, Baldé e Marco Matias.
Caro António:
A equipa não esteve bem.Foi por isso que não ganhamos. É evidente que houve jogadores abaixo do habitual mas só por si tal não justifica aquela primeira parte de "pesadelo" em que o Paços podia ter sentenciado o jogo.
Caro Anónimo:
Cada adepto tem o direito de ter a sua expectativa. O Quim Rolhas acha que podemos ser campeões e está no seu direito. Tomara eu ter tal convicção mas não tenho. Esta equipa dá para o 4º ou 5º lugar e esse é um bom resultado. Menos do que isso será frustrante.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 6.44,

Sabe o que me deixou mais contente nesta jornada do fim de semana? Foi o empate do Nacional com o Braga. Agora o nosso empate com o Paços, face ao que já tínhamos jogado, não foi justo e apanhou-me completamente de surpresa. Era um jogo para ganhar porque tínhamos argumentos de peso com outras equipas aparentemente superiores ao Paços, estávamos a jogar em casa, as claques nem estavam vigiadas, enfim, estádio estava quase todo à nossa disposição.
Caro anónimo, sei perfeitamente quem vale ouro no Vitória, mas não se pode exigir aos restantes que os acompanhem pelas limitações técnicas evidenciadas.
Já agora, só nos últimos minutos dos cinco dados como tempo extra é que vi uma frincha do que a equipa fez noutros jogos, reservando o melhor para o fim.
Nem tive o trabalho de comentar todo o jogo porque se o fizesse podia melindrar um ou outro jogador e o que eles todos precisam é de confiança para ganhar em conjunto e não para empatar ou perder porque este ou aquele não jogou.
Que parte é que não entendeu do meu comentário 'jogou-se com demasiada preocupação em não sujar o equipamento'? A si chegou-lhe como falta de empenho. A minha visão é outra. Repare neste exemplo que lhe vou dar. Para além das minhas empresas em diversos ramos profissionais que exerço há mais de 15 anos, tenho vinhas. Daqui a uns dias vou fazer a vindima e pago aos meus trabalhadores à jorna. Se algum deles, ao fim do dia, me aparece de de calçado e roupa limpa ao escritório, dificilmente volta a trabalhar para mim no dia seguinte. Pode ser bom a lavar cestos, mas para vindimar não serve.
Acho que fui claro.

Quim Rolhas

Mr.Karvalhovsky disse...

Concordo em absoluto com a sua análise.

O Vitória entrou mal no jogo, com o Paços a dominar e a criar lances sucessivos de perigo.
Os sectores da equipa (defesa / meio-campo / ataque) pareciam desligados uns dos outros.
Mas na 2ª parte, impulsionados pela expulsão do jogador do Paços (devido às várias arrancadas, ora de Bernard, ora de Hernâni) o Vitória fez por ganhar e criou ocasiões claras para conseguir vencer.
O problema é que tivemos em campo um árbitro (encomendado ou não) demasiado pressionado por tudo o que se falou durante a semana que antecedeu o jogo, tendo como assunto a arbitragem do jogo contra o porto.

Julgo que a direcção do Vitória nestas situações peca por permanecer calada. Porque isso tem grande influência nos jogos, como se viu agora contra o Paços, em que perdemos claramente 2 pontos.
Sempre quero ver se algum, entre os variadíssimos comentadores desportivos, terá a decência de tecer algum comentário sobre a arbitragem do jogo do Vitória contra o Paços de Ferreira, como o fizeram durante toda a semana passada.
Obvio que não o farão, porque não lhes interessa. E como não temos voz nesses programas, a nossa direcção, em meu entender, deveria mudar de postura e começar a falar quando estas situações ocorrem.
Porque senão passa sempre aquela imagem de impunidade. E como ninguém diz nada, é como se nada tivesse acontecido. Já diz o velho ditado popular: "Quem não se sente, não é filho de boa gente".
E o Vitória SC é um clube de boas gentes!

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
apenas para realçar a excelência dos seus exemplos. Esse das vindimas é notável. E diz tudo. Tal e qual.
Caro Mr. Karvalhovsky:
A SAD do Vitória recusa-se a "sujar as mãos" no combate mediático que é necessário fazer contra estes apitadores manhosos que nos aparecem com excessiva frequência. Acham que não resolve nada protestar.E embora a experiência já tenha demonstrado que estarem calados é que não resolve mesmo nada e torna o Vitória num alvo fácil, persistem nessa postura. Tem legitimidade para ela como é óbvio. Mas estão errados.
Profundamente errados.