quarta-feira, setembro 10, 2014

Vitória 2014/2015

Com o mercado encerrado até Janeiro, e as várias situações pendentes resolvidas, pode agora fazer-se uma análise mais fidedigna do plantel do Vitória e das perspectivas que se lhe abrem para a Liga.
Ressalvando que há vários jogadores que chegaram bem referenciados (Álvez, Chemman, Bouba) mas que ainda não foi possível ver em competição o tempo suficiente para se avaliar do seu real valor.
A análise centrar-se-à na equipa A mas a B será também citada dado tratar-se de um grupo com muitos vasos comunicantes.
Começando pelos guarda redes devo dizer que é um sector em que reina a mais completa tranquilidade. Douglas e Assis dão todas as garantias e na B estão jovens de largo futuro com Miguel Oliveira à cabeça.
Nas laterais o problema são as lesões porque existe algum abundância de opções.
Para a direita a Amorim, Pedro Correia e Pedro Lemos vieram juntar-se a bem sucedida adaptação de Plange, a contratação de Arrondel e agora a chegada do emprestado Bruno Gaspar.
Mesmo para duas equipas serão jogadores a mais.
Na esquerda ao já existente Luís Rocha vieram juntar-se as contratações de Traoré (que está a agradar) e Chemman que chega muito bem referenciado. Há ainda Dabo a "crescer" na B.
Nas laterais tudo sereno.
Quanto aos centrais também me parece que estamos bem.
Estavam Moreno e Josué, regressou Defendi, contratou-se João Afonso que tem dado excelentes indicações. É um quarteto de centrais que dá garantias. E que tem na B jogadores como Lima Pereira que podem a qualquer momento ser chamados.
Em termos de sector defensivo creio que o Vitória está muito bem guarnecido para os desafios que lhe vão ser postos nas várias competições em que participa.
No meio campo está também o plantel muito bem apetrechado.
Para o lugar de trinco tem um Cafu em plena afirmação, e que promete ser uma das certezas do campeonato, contratou um bem referenciado Bouba e tem ainda jogadores que podem fazer o lugar com qualidade como Moreno ou Bruno Alves. Na B cresce um talento que de Júnior só tem o nome porque já é um sénior em busca de afirmação.
Depois para o chamado lugar 8 está o clube muito bem servido.
André André é um dos melhores médios portugueses (excepto para um conhecido incompetente...), Bruno Alves é um jogador de qualidade e com uma regularidade impressionante, e na B há opções a ganharem a maturidade necessária como são os casos de Telmo Castanheira e Fábio Vieira.
Para a posição 10, aquela que define o jogo ofensivo da equipa, com a reintegração de Crivellaro , a a"explosão" de Bernard e o crescimento de João Pedro também não vejo que se ponham problemas .
E há Helinho a crescer e ganhar experiência na B.
Não será pelo meio campo que o Vitória deixará de cumprir objectivos.
E resta o ataque.
Aqui é que as coisas não são tão tranquilas.
Pontas de lança a começar.
Tomané é indiscutivel na equipa, Álvez se confirmar as credenciais será um reforço importante, e na B há Areias(um autêntico homem de área) e a surpreendente contratação do jovem e talentoso Alexandre Silva.
Pessoalmente acredito muito em Tomané e Areias
Mas fica a sensação de que falta "qualquer coisa" diferente.
Poderia ser Baldé mas não foi possível a contratação.
Quanto aos flancos existem várias interrogações.
Hernâni é uma certeza e tem vindo a confirmar todo o talento que se lhe reconhecia.
Alex vai pelo mesmo caminho embora jogador de caracteristicas diferentes.
Mas depois desse são muitas as interrogações.
Não sei o que vale Gui,nem Knizevic e muito menos Balazs cuja permanência parece ter-se devido a recusar sair.
Ricardo Gomes vive na indefinição entre ser ponta de lança(onde pessoalmente gosto mais de o ver)ou extremo e Caiado regressou agora ao futebol português depois de anos na Bulgária e ainda não disse ao que vem. É um jogador a confirmar.
Há ainda os jovens Cláudio (talento tem) e João Vigário que terão de mostrar credenciais embora o segundo também possa ser ponta de lança.
Creio que o ataque tem muito poucas certezas e alguns jogadores que ainda tem de confirmar se tem valor para jogarem na equipa principal do Vitória.
Em Janeiro, além de segurar os jogadores essenciais, deve ser a prioridade para a SAD reforçar.
Não referi, mas estão na equipa B em busca de um lugar ao sol, os nomes dos guarda redes Miguel Silva e Palha,dos defesas Gilberto, Pedro Campos e Tiago Marques e dos avançados Isaac e Ká.
E não referi porque me parecem, neste momento, aqueles que mais longe estarão de serem opção para Rui Vitória.
Mas posso estar enganado.
E há(?) ainda Barrientos.
Que parece excluído de ser opção.
Assunto que comento apenas pelo valor do jogador que é mais que suficiente para ser das primeiras opções do treinador.
A partir daí ele(jogador), Rui Vitória e a SAD é que sabem!
Em conclusão que objectivos se pode pedir a este grupo em termos de 1ª Liga?
Claramente a luta por um lugar europeu de acesso directo.
Ou seja o quarto ou quinto lugar e nunca menos do que isso.
E uma participação ambiciosa na Taça de Portugal e na Taça da Liga.
Depois Falamos

P.S. Quanto à equipa B, de que falarei mais para diante, apenas se lhe exige a manutenção.
E que continue a "alimentar" a A com a excelência com que o tem feito desde 2012.

9 comentários:

Luis Costa disse...

Discordo consigo em alguns pontos:
1º Na baliza: Assis simplesmente não dá garantias
2º Centrais: Precisavamos de 1 bom central
Josué tarda em afirmar-se, e quando é chamado não convence
Moreno é um médio adaptado, e com esta adaptaçao perdemos um bom médio e ficamos com 1 central que desenrasca.
3º A posiçao 6: Tenho grandes duvidas em relaçao ao Bouba, é certo que “aparentemente” tem bom curriculum, mas se analisamos bem, praticamente acabou sempre por ser emprestado (e isso levanta sérias duvidas)
4º Posiçao 8: Além do André temos o B.Alves. Quase toda a gente lhe reconhece qualidade, mas aos 24 anos ainda não deu nenhum sinal na equipa A e até hoje apenas teve uns minutos em Barcelos, pelo que não me perece que seja uma aposta firme de RV
No resto estou de acordo, nas laterais estamos servidos (ainda nao percebi o porquê do B.Gaspar vir emprestado), nos extremos temos um Hernani em grande e um Alex certinho. O Caiado quando entrou não mostrou grande coisa e o Gui muito menos. No entanto o Knizevic tem tido boas prestaçoes na B.
E no ataque falta mesmo alguma coisa. O Alvez (ou outro) já devia ter vindo à muito tempo para que caso fosse necessário, no final de Agosto retocar. Assim temos o Tomané que está a fazer um bom inicio de epoca e uma incognita.

Se dará para a LE, ainda não sei. Apesar de existirem algumas certezas no plantel, há também muitas incógnitas.
E há ainda adversários com orçamentos e equipas (teoricamente) superiores.

Anónimo disse...

É com textos destes que o Sr. Luís Cirilo cada vez mais me convence da sua habilidade dois em um: presidente e treinador.
Fundamentalmente, são essas as minhas preocupações.
No entanto, em vez de dourarmos a pílulas, vamos aguardar pelo jogo Vitória - Porto. É contra o principal rival do Vitória esta temporada que nos vamos dar conta das debilidades da equipa, se é que existem. Ou talvez seja o Porto a precisar de encontrar uma equipa à sua altura que sirva para engrossar os nossos níveis de ambição.
Veremos.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Luis Costa.

Se nao viste os amigaveis nao venhas dizer estupidezes. O Gui quando entrou no amigavel contra o penafiel mexeu logo com o jogo. Se nao o conheces nao fales do que nao sabes

luso disse...

Estou muito apreensivo (embora esperançado) em relação ao jogo com o porto.

Não tenho muitas ilusões quanto ao resultado, mas que ao menos a exibição nos permita continuar a sonhar, e não desmoralize, quer os adeptos, quer os jogadores.

Há que manter os pés no chão, contra uma equipa que é do primeiro pelotão europeu

Luis Costa disse...

Caro anonimo das 9:10
Agora que me alertou/lembrou que o Gui "mexeu no jogo" nos 45 minutos que fez, no segundo jogo da pré-epoca (!), a minha opinião sobre ele mudou . . . 360º
Muito obrigado e um bem haja para si.

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Ponto prévio: Qualquer um de nós ambiciona o melhor para o clube. E evidentemente que para todas as posições gostaríamos de ver o Vitória contratar jogadores de topo. Mas sabemos que não é possível e por isso tem de haver prioridades. Que para mim seriam um ponta de lança e não um central por exemplo.
Quanto a Assis eu acredito nele. Tem tido o azar de ser chamado para jogos de grande dificuldade(Porto, Benfica)e depois volta ao banco. É muito difícil um GR afirmar-se em circunstâncias dessas. Vi-o treinar muitas vezes e fazer excelentes jogos pela B. Vamos ter calma.
Quanto aos centrais já disse atrás o que penso. E acrescento que João Afonso pode ser uma bela confirmação de talento.
Em relação ao Bouba...aguardemos. Tem curriculum mas na verdade muda muito de clube. Lembra Maazou.
O Bruno Alves é um excelente jogador que há muito merece estar na A. Nunca percebi as duvidas(a existirem) de Rui Vitória sobre ele. Nos ultimos três anos jogou sempre e sempre bem ou muito bem pela B.
Quanto ao restantes nomes que cita estou genericamente de acordo. Nomeadamente quanto ao Caiado e ao Gui a quem ainda não vi nada de especial. Mas como a época é longa esperemos que justifiquem a contratação.
Caro Quim Rolhas:
São apenas opiniões sobre um plantel. Que genericamente me parece bem feito e capaz de nos proporocionar alegrias.
O jogo com o FCP é apenas a oportunidade de percebermos o que vale a nossa equipa perante aquela que é,em teoria, a equipa mais forte da Liga.
Caro Anónimo:
O Luís Costa tem direito à sua opinião sem que isso signifique ser desconsiderado. E devo dizer que quanto ao Gui também ainda não vi nada de especial. Mas há tempo para ele mostrar que vale mais do que aquilo que mostrou até agora.
Caro luso:
O jogo com o Porto é daqueles em que não temos nada a perder e muito a ganhar. Temos é de jogar precisamente para isso, para ganhar.

Anónimo disse...

Há que dar merito ao trabalho do Rui Vitoria e do Armando Marques. Sem duvida, grande texto

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É com mais gosto que elogio trabalhos bem feitos, como o plantel desta época, do que aponto defeitos como o estado miserável em que está o estádio (relva e não só) ou a pobreza de produtos nas lojas do clube.
Mérito a quem o tem.
E no caso do plantel o mérito é de Rui Vitória, Flávio Meireles e da SAD.

luis cirilo disse...

Carissimos "papagaios" (comentários anónimos não publicados por excesso de estupidez):
Ainda não perceberam que não vale a pena?
Que nem me intimidam nem me condicionam?
E que a falta de inteligência que infelizmente vos afecta apenas contribui para que confirme (como se alguma vez tivesse a mínima duvida)quem vos inspira?
É que quando citam,embora mentindo e deturpando, factos e conversas que decorreram em ambiente restrito apenas estão a denunciar que foram participantes dessas conversas que vos foram contar o teor das mesmas.E eu sei bem quem lá estava!