domingo, setembro 14, 2014

Um Empate Justo

Foto: Record
Foi um bom jogo de futebol, mal arbitrado e com um resultado justo.
Estádio quase cheio,o que é de registar, um ambiente nas bancadas digno dos grandes jogos com a habitual troca de galhardetes sonoros entre adeptos mas nada mais do que isso e duas equipas muito diferentes mas que acabaram por encaixar uma na outra.
De um lado o jovem e irreverente Vitória, com uma equipa cheia de jogadores que na sua maioria ainda o ano passado jogavam na equipa B ,mas com uma qualidade individual e colectiva que vem deixando marca nesta Liga e surpreendendo os adversários pela ambição e bom futebol.
Do outro lado um FCP muito reforçado, cheio de jogadores talentosos e pagos a preço de ouro,mas que como equipa ainda está longe daquilo que pode vir a render se o seu treinador conseguir entretanto perceber melhor o clube e o campeonato que disputa.
E foi a surpresa.
João Afonso vindo do Benfica de Castelo Branco secou Jackson Martinez.
Gui, vindo do Covilhã, infernizou nos últimos minutos o actual defesa direito da selecção do Brasil.
Cafu, vindo do Vitória B ganhou o duelo do meio campo a Casemiro vindo do Real Madrid.
Tomané deu água pela barba ao central da Holanda Martins Indi.
André André envergonhou (caso ele consiga saber o que isso é) um ex seleccionador incompetente e foi o mais brilhante dos médios em campo.
E por aí fora sem esquecer Bernard que é cada vez mais uma das estrelas desta Liga.
Ou seja a aposta na formação bateu-se de igual para igual com a aposta em jogadores do Real Madrid, do Barcelona e por aí fora.
Claro que isso "dói".
Especialmente a quem apareceu no estádio do Rei pensando que era chegar,ver e vencer.
Enganaram-se.
E o empate acaba por ser o resultado mais ajustado ao desenrolar dos 90 minutos com o Vitória a dominar na primeira parte e o Porto a ser superior no segundo período.
E vamos ao árbitro.
Os seis primeiros lances de ataque do Vitória foram todos travados em falta pelo jogadores do Futebol (ou deveria dizer Râguebi?) Clube do Porto com entradas duras a merecerem (algumas delas) sanção disciplinar.
E isso marcou o jogo.
Porque se percebeu uma flagrante dualidade de critérios e uma permissividade ao jogo duro que favoreceu claramente o visitante.
Há três lances polémicos nas áreas.
No primeiro Brahimi é tocado no braço por Defendi (mas não impedindo a progressão nem o remate em perfeitas condições) mas ao arrepio da "doutrina FCP" não se atirou para o chão e prosseguiu a jogada com evidente desportivismo.
O árbitro interpretou bem as leis do jogo.
Na segunda parte o mesmo Brahimi, já instruído ao intervalo sobre a "doutrina FCP" quanto a mergulhos para a "piscina", é agarrado por Bruno Gaspar fora da área (falta clara)mas dentro dela os agarrões já são mútuos e quando o portista cai o penalti também cai.
Nesta caso do "céu" e a favor do FCP.
Depois na área do Porto um lance entre Jackson e André leva o árbitro a apontar para a marca de grande penalidade.
O lance é confuso e fiquei com duvidas sobre se o contacto justificou a queda.
Menos penalti que o anterior não foi e talvez o árbitro o tenha marcado para compensar o penalti a favor do clube visitante.
De resto o "golo" anulado ao FCP foi bem anulado porque o fora de jogo embora milimétrico foi fora de jogo. E se o Porto (e os portistas) se lembrarem de um certo golo na Luz fazem melhor em não contestarem a decisão de Paulo Baptista.
Finalmente o desacerto disciplinar teve o seu auge quando o árbitro perdoou a expulsão a Casemiro por agressão a Tomané com o jogo parado. Viu mas teve medo de expulsar o jogador do Porto.
Em síntese:
O jogo foi mal arbitrado mas não foi pelo árbitro que o Vitória ou o Porto deixaram de ganhar.
Por isso face ao que vi entendo que o resultado foi justo.
Depois Falamos

10 comentários:

Anónimo disse...

TV não deixa dúvidas. É mesmo penalty sobre André.

luso disse...

Belo jogo do Vitória.
Tivemos uma capacidade de jogar com o Porto que já não me lembrava de ver.
Boa pressão alta e capacidade de construir jogadas que normalmente o Vitória não consegue com este adversário.
Fiquei, devo reconhecer, algo surpreendido com a "timidez" do Porto, que não conseguiu ser aquela equipa dominadora e pressionante que conhecemos.

luso disse...

Foi impressão minha, ou o árbitro fez uma espécie de "minuto de silêncio" por AG, assim meio clandestino?
Pelo menos arrastou o início de jogo uns bons momentos, que foi conferindo com o relógio

Anónimo disse...

Noticia triste, a morte de Joaquim Jorge.
Velha-guarda vitoriana com 75 anos.

Anónimo disse...

Vai longo o fim de ciclo do Rui Vitória...

Anónimo disse...

Bom jogo!? Até aos 33 minutos foi a melhor sequência de jogo que vi desde o início do campeonato! Quanto a mim, a exibição foi apagada pelo resultado. Depois de hoje, pode-se dizer que o céu é o limite, Sr. Luís Cirilo.
Defrontamos o principal candidato ao título, pelo menos o mais consistente, e se o Vitória continuar assim só precisa de gerir recursos, ganhar ou empatar nas Antas e manter distância dos restantes dois adversários: Rio Ave e Benfica. O bom futebol da nossa equipa trará recompensas bem maiores que o agradável sabor deste empate.
Fiquei com a impressão que podíamos ter ganho se tivéssemos jogado com a mesma toada ofensiva até à interrupção do jogo motivada pelos lamentáveis incidentes na bancada. A partir dali a situação complicou com o Porto a crescer. Comecei a pensar que quem marcasse primeiro, ganhava o jogo. Felizmente, graças à concentração do árbitro Paulo Baptista, que foi um grande árbitro, a verdade seja dita, marcou penalidades que vieram a pôr uma estranha justiça de apito no resultado final. Não podemos ser esquisitos, Sr. Luís Cirilo. Marcou, está marcada. Quem mandar, pode. O penaltie sobre o Brahimi foi tão verdadeiro como o do André André. Ponto final. Mas que sabe a pouco, sabe. E se temos equipa para ganhar ao Porto? Temos. E para muito mais.
Parabéns a toda a equipa que jogou, ao Rui Vitória, aos adeptos e às claques e ainda, não menos importante, à outra equipa que não dá a cara e que nem é convocada mas que ajuda estes craques nos treinos a manterem-se no topo da classificação. Esses também são heróis. Uma última palavra para o Flávio Meireles que neste defeso acertou na mouche dentro do orçamento que lhe foi possível fazendo o autêntico milagre.
Está a ser um ano magnífico e pode ser o melhor ano da História!
Só uma nota que tem a ver com o meu desejo insaciável deste Vitória chegar ao topo, onde merece assento.
Deste plantel do Porto e para colocar o Vitória favorito em todas as competições internas, eu traria para o Vitória: Maicon, Brahimi e Jackson, simplesmente para reforçar o banco do Vitória para quando começarmos a ser fustigados pelas lesões e pelos cartões ficarmos com alternativas frescas. É nisto que vamos precisar de muita sorte e de um mago Rui Vitória com muita imaginação.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

HILARIANTE CRÔNICA!!!!
Brahimi fora de jogo ? Agressão do Maicon ? E o jogador do vitória não fez nada ?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
sim. É penalti.
Caro luso:
O Vitória teve uma bela atitude durante todo o jogo.
Quanto ao minuto de silêncio devia ter existido. Mas por Joaquim Jorge.
Caro Anónimo:
Sem dúvida. Foi um grande jogador e uma excelente pessoa.
Caro Anónimo:
Aí esta um comentário cheio de vitorianismo. É o que se lhe oferece dizer sobre o jogo de ontem.
Caro Quim Rolhas:
Ontem a nossa jovem equipa passou um dos testes mais dificeis de todo o campeonato. E fê-lo com indiscutível brilho. Concordo que a interrupção inusitada do jogo favoreceu o Porto porque quebrou um período de claro ascendente do Vitória.
Mas sou muito mais prudente nas expectativas. acredito que esta equipa vai fazer um excelente campeonato e pode perfeitamente apontar o 4º lugar como objectivo. Para lá disso é que só em circunstâncias muito extraordinárias. Nas quais teria de se incluir um Janeiro "à maneira". Ouseja não sair ninguém e entrarem reforços que maximizassem o potencial da equipa. A ver vamos...
Caro Anónimo:
Não vou perder tempo a responder. Compre uns óculos

JRV disse...

O anónimo hilariado é a prova de que nem o anonimato oculta a burrice...nem ler sabe, pobre simio.

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Deixe-os falar. Pode ser que aliviem a azia