terça-feira, setembro 09, 2014

"Partidinho"

Partidinho é como está o PS, a vinte dias de escolher o candidato a primeiro-ministro, depois das eleições do passado fim de semana para as suas federações distritais.
Se por um lado António Costa ganhou mais(10) do que Seguro(9), embora o processo possa ainda não estar fechado, é igualmente verdade que Seguro teve mais votos e elegeu mais delegados aos congressos distritais do que o seu opositor.
Está tudo em aberto bem ao contrário do que pretende fazer crer o lobby "pró Costa" solidamente instalado em orgãos de comunicação social comummente considerados de referência.
Os três debates televisivos e as dezenas de milhares de simpatizantes apressadamente inscritos no partido ajudarão a decidir.
Caso evidente, e muito interessante, desta fractura socialista é o PS de Guimarães.
Literalmente rachado ao meio.
Na eleição para presidente da distrital saiu vencedor Joaquim Barreto(apoiante de Costa),e apoiado pela direcção vimaranense do PS, por apenas um voto de diferença em relação a Maria José Gonçalves (apoiante de Seguro) naquilo que é a mínima diferença possível.
Uma vitória,é verdade, mas um resultado mau para os apoiantes vimaranenses de Costa.
Mas mais interessante ainda foi o resultado para a eleição de delegados ao congresso distrital.
Em que a lista encabeçada por Paulo Renato(apoiante de Seguro) saiu vencedora face à lista de Armindo Costa e Silva(apoiante de Costa) por 8 votos de diferença (187-179) e elegendo 18 delegados contra os 17 da lista opositora.
Acontece que a lista de Costa e Silva levava como número dois o presidente do município(Domingos Bragança) e integrava nomes fortes do aparelho socialista local como o presidente da Assembleia Municipal(António Magalhães) e o vice presidente da câmara (Amadeu Portilha)que assim se viram derrotados dentro do próprio partido.
Inédito!
E não será difícil de prever que, ganhe Seguro ou Costa, as coisas no PS de Guimarães nunca mais serão o que foram durante décadas.
Esperemos para ver.
Acho que valerá a pena...
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

O PS é um partido de chacha, Sr. Luís Cirilo. Está feito para gente rasca e à rasca. Nem sei porque perde tempo a resolver-lhes as charadas ou chafurdices em que se metem.
Aqui há uns anos conheci um fulano com escritório na lauta avenida António Augusto de Aguiar que se gabava de fazer negócios apenas com benfiquistas e socialistas.
O maior gozo que tive, nesses anos dourados, foi que a minha empresa era um dos seus principais clientes e ele nunca se apercebeu que eu simplesmente detesto o Benfica e que raramente me sento à mesa com gente desse partidinho da treta.
Quando ele me falava de futebol, eu falava-lhe de salpicões. Quando ele me falava de política, eu falava de rolhas. E assim andamos até hoje.
Nunca mais descobre.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Não será difícil perceber que partilho do seu ponto de vista sobre essas duas agremiações.
Não fazem o meu género embora respeite aqueles que se identificam com elas como é óbvio.
Acontece que bem ou mal o PS faz parte dos partidos do chamado arco do poder e por isso não nos podemos alhear daquilo que lá se passa

Anónimo disse...

A parte interessante do seu texto é notar que os autarcas PS, mesmo a muitas léguas de distância e sem afinidades clubísticas ou religioasa, defendem-se mutuamente. Mesmo saindo derrotados, apoiam um líder faquir até às últimas consequências, independentemente disso ser incorrecto ou errado.
Vou-me rir bastante se o António José Seguro chega a primeiro ministro e um dia vem a Guimarães visitar os seus 'inimigos' na Câmara.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
A mim basta-me o Seguro ganhar as primárias e ser candidato a primeiro ministro. Quando vier a Guimarães( e a muitos outros sitíos) vai ser divertido ver certas expressões. É que não foi só Costa que se portou mal com Seguro. Há mais...