sexta-feira, setembro 26, 2014

Obrigado Pedro e Fernando

Como vitoriano o meu mais sincero e genuíno obrigado a Pedro Guerreiro e Fernando Sá.
Bem como aos seus mais directos colaboradores.
Na quarta feira, depois do jogo com o Cáceres, assumiram um compromisso que eu como vitoriano ansiava há mais de 45 anos.
Ver um responsável directivo e um treinador de uma equipa profissional vitoriana assumirem sem reservas nem medos uma candidatura do Vitória a campeão nacional.
Neste caso de basquetebol.
E mais do que assumirem, o que já é um passo gigantesco, garantirem (à Mourinho) que na próxima época o Vitória vai ser campeão.
Venha o Benfica ou venha quem vier.
Sem tacticismos ou reservas.
Sem medo ás brutais diferenças de orçamento face ao seu principal adversário.
Com uma ambição e um querer que a eles os honra e a nós vitorianos muito orgulha.
Isto é o ADN Vitória!
Ambição. Espírito de Conquista. Querer  triunfos e títulos.
Já nos deram duas taças de Portugal, um vice campeonato, um titulo na Próliga e um troféu António Pratas.
Mais do qualquer outra modalidade profissional do clube.
E por isso merecem o nosso crédito, e um apoio como só os vitorianos sabem dar, nesta ambição suprema de ganharem o titulo nacional.
E estou certo que tudo farão para o ganhar.
E se não o conseguirem este ano conseguem para o ano ou para o outro a seguir.
Porque tem raça de campeões.
Mas a alegria e o orgulho de os ver assumir essa ambição, sem temores nem vénias aos poderosos do costume, esse é um titulo que já ninguém lhes tira.
Campeões da ambição vitoriana!
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Mais do que qualquer modalidade? Então e o voleibol? Titulo da 1ª divisao, vice-campeoes, 2ª divisão e taça de portugal.. Nao querendo fazer uma maior que a outra, penso que será errado dizer que o basquetebol deu mais...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se o que retira como essencial do texto é comparar as duas modalidades eu não vou discutir o seu critério.
Nem desvalorizar o titulo nacional de voleibol que foi um grande momento do nosso clube.
Importante para mim é esta ambição que traduz a compreensão perfeita do que é o nosso clube.

cards disse...

caro luís cirilo,
a coisa é simples ou ganham este ano onde o Benfica vai jogar nas competições europeias, onde terá maior desgaste ou tão cedo não ganham o título, relembro que nos últimos 6 anos o Benfica ganhou 5 títulos (não ganhou 6 porque no ano que não ganhou estiveram a jogar nas competições europeias) para além de que o Benfica viu partir a sua maior estrela para a liga espanhola. Já o vitória foi buscar o melhor poste da nossa liga, ao lusitânia, e mantém o fernando sá que para mim é o melhor treinador da liga.
Mas para mim o Banfica continua a ser favorito, tem mais equipa, mas o vitoria terá uma palavra a dizer.

quanto ao orçamento não sei qual é o do vitória mas o do Benfica baixou, mas continua a ser o mais elevado da liga.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Realisticamente o Benfica é o principal favorito. Mas onde a diferença se nota mais não é nos jogos entre ambos (o ano passado na primeira fase um triunfo para cada lado)mas sim na regularidade ao longo da época e depois no play off do titulo. Ou seja onde a "riqueza" do banco ser faz sentir. Este ano melhoramos nesse aspecto e a dispersão do SLB por várias provas pode ajudar. Mas a diferença de orçamentos continua imensa. Quanto ao Fernando Sá é de longe o melhor treinador português.

cards disse...

caro luís cirilo,

Dificilmente alguma equipa, em Portugal, vence o Benfica no play-off, pois são precisas 3 vitórias isto é: é preciso o benfica estar mal 3 vezes e a outra equipa superar-se 3 vezes.
já para vencer taça de portugal, taça hugo dos santos, supertaça e troféu António pratas as outras equipas têm maires hipóteses de vencer pois é só um jogo.

para esta época o vitória esteve muito bem no planeamento, manteve o treinador (para mim o melhor da liga), Manteve o núcleo duro da equipa, contratou, em minha opinião, o melhor poste da nossa liga, Momplasir, é um excelente defensor e ressaltador (poste ideal para uma equipa como o vitória que usa e abusa dos 3 pontos)

É bom ver que um clube e uma cidade começam a despertar para o basquetebol...

luis cirilo disse...

Caro cards:
tem toda a razão. E o nosso calcanhar de Aquiles era precisamente a necessidade de superar o SLB em três jogos seguidos. Porque num só já lhe ganharmos várias vezes incluindo a final da Taça de Portugal da época anterior. Creio que este ano encurtamos distâncias nessa matéria mas tenho consciência que apesar disso o SLB ainda é mais forte. Mas com Fernando Sá no banco tudo é possível.
Quanto aos adeptos é verdade que tem vindo a despertar para o basquetebol e o ano passado no play off tivemos jogos com mais de 1500 vitorianos nas bancadas. Um número excepcional para a modalidade. Quw alguns clubes das ligas profissionais de futebol não conseguem atingir.