sábado, setembro 20, 2014

O Nosso 14

Não é um empate frustrante, mas adequado ao que se passou no terreno de jogo, que põe em causa a excelente época que o Vitória está a fazer.
Uma equipa jovem, a "crescer", tanto fará resultados que nos surpreenderão pela positiva como aqui ou ali dará os "tropeções" próprios do tal crescimento.
A média continua excelente, a euipa tem marcado em todos os jogos e continua invicta.
Os 14 que jogaram:

Douglas: A ele devemos o não termos perdido. Negou pelo menos três excelente ocasiões de golo aos pacenses. No golo nada podia fazer mas ficou a sensação de ter falhado qualquer coisa na comunicação com Defendi.
Plange: Um regresso pouco positivo denotando dificuldades em defender e integrações no ataque pouco conseguidas. É ,provavelmente, o lugar da equipa mais em aberto. Até porque a Bruno Gaspar se junta Amorim recuperado da lesão.
João Afonso: Esteve melhor perante Jackson Martinez, um ponta de lança de categoria mundial,do que perante Cícero cujo futebol muito "físico" lhe criou muitas dificuldades vendo-se ultrapassado algumas vezes.
Defendi: Displicente no golo do Paços deu a sensação de ter ficar afectado para o resto do jogo. Longe do seu normal.
Traoré: Ultrapassado no primeiro ataque pacense(que deu golo) teve uma primeira parte muito complicada. Foi um daqueles a quem o intervalo fez bem e na segunda parte já esteve mais próximo daquilo a que nos tem habituado.
Cafu: Foi dos poucos que na primeira parte lutou contra o estado geral de confusão da equipa. Na segunda parte continuou em bom plano até ser substituído naquilo que foi uma decisão polémica de Rui Vitória.
André André: O melhor vitoriano ao longo dos 90 minutos. Liderou a equipa em busca de dar a volta ao resultado. Tal não foi possível mas ironicamente o fiscal de linha anulou-lhe(mal) uma jogada em que tal podia ter acontecido.
Bernard:Já não é um desconhecido e isso reflecte-se nas marcações que lhe são feitas. Remou contra a maré e sofreu um penalti que o árbitro do Porto (não sei em quantos sentidos...) viu mas não quis marcar.
Gui: Passou pelo jogo na primeira parte mas sem qualquer notoriedade. Bem substituído ao intervalo poucos suspeitávamos de que ainda íamos ter...saudades dele.
Tomané: Brioso e inconformado foi uma "ilha" plantada no "autocarro" pacense. "Merecia" ter a companhia de Álvez bem mais cedo.
Hernâni: Na primeira parte alinhou pela má exibição geral. Mas o intervalo fez-lhe bem e na segunda parte foi a maior dor de cabeça para o adversário que viu vários jogadores amarelado e um(apenas...) avermelhado por o travarem em faltas sucessivos.
Caiado: Uma aposta totalmente falhada. Não trouxe nada à equipa e ainda falhou um golo de baliza aberta. Parece estar a acusar o peso da camisola.
Álvez: A melhor "notícia" da noite. Um belo golo, uma cabeçada perigosa em que quase fazia o segundo e uma ligação com Tomané a pedir sequência.
Bruno Alves: tal como André André não sabe jogar mal. Entrou para "arrumar" a equipa e fê-lo com a classe habitual. Pôs a bola no chão e esclareceu o jogo.

Depois Falamos.

P.S. No banco ficaram Assis, Josué, Bruno Gaspar e Bouba

6 comentários:

Anónimo disse...

Aí está uma análise perfeita, Sr. Luís Cirilo. É assim mesmo. Aqui não se fala pela rama, vai-se ao fundo da questão.
Também estou a mastigar a entrada de Caiado e a saída de Cafú. Falta saber o porquê?
Esperemos que no Funchal, com menor apoio nas bancadas, esta equipa revele o bom futebol que lhe é característico em ambiente hostil. Há cinco temporadas que não conseguimos ganhar lá. Vai um bom teste sem as habituais interferências contra uma equipa igualmente a lutar por um lugar europeu.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
O caminho faz-se andando. E no caldeirão dos Barreiros teremos mais um teste importante face a um adversário directo na luta pela Europa.
Quanto ao Cafu/Caiado aguardemos para ver...

Diogo Leite disse...

Bom dia,

Neste jogo, ficou a nítida sensação que a equipa não soube lidar com toda a "euforia" que se andava a viver à volta do clube. Desde uma entrada amorfa, que permitiu o golo madrugador do Paços - que arruína qualquer estratégia de jogo -, passando pela incapacidade que o nosso meio campo teve de assumir o jogo (pálidas exibições de Cafú, Bernard muito marcado e a ser constantemente fustigado com faltas e André André, longe daquilo que sabe fazer, condicionado pelo amarelo que recebeu ainda na primeira parte) e terminando na inoperância tanto de Gui, como de Caiado. Mas do Caiado eu já nem consigo ter comentários possíveis, tal é a "tremideira" sempre que a bola lhe chega aos pés. Não consigo perceber como é que um jogador não sobe no flanco quando o lateral sobe, percebo ainda menos quando as suas acções são passes de meio metro/um metro para o lateral e fico doido quando um jogador tem tempo para parar a bola e rematar e termina rematando de primeira.
São dois pontos perdidos e não um conquistado. Não obstante a excelente exibição do Paços de Ferreira, que merece ser realçada, o Vitória tem de OBRIGATORIAMENTE vencer estes adversários.
Se não vencemos estes adversários para galvanizar (ainda mais) e também para conseguirmos uma bolsa de pontos mais tranquila para os jogos menos fáceis, só complicamos um percurso espinhoso.
Espero uma reacção forte na Madeira,onde não temos sido felizes. Um triunfo corrige este empate.
Um abraço


Nota: Não percebo alguns jornais e opiniões públicas que elogiam o jogo do João Afonso. Foi simplesmente humilhado por um ponta de lança que ponta de lança tem muito pouco. Foi graças à ineficácia dele e também a um punhado de boas intervenções do Douglas que não sofremos mais. Há que corrigir posicionamento, aprimorar a velocidade e acima de tudo, estudar o adversário, porque já reconheci qualidades ao João Afonso, especialmente quando secou Jackson Martinez.

luis cirilo disse...

Caro Diogo:
A equipa talvez se tenha deslumbrado um pouco com a exibição contra o Porto e depois o golo madrugador do Paços contribuiu para alguma destabilização.
São lições que tem de ser interiorizadas para que não se repitam situações destas.
Quanto ao Caiado parece-me que neste momento (sejamos optimistas) nãotem espaço na equipa A

Anónimo disse...

Olha, o FC Porto também tinha OBRIGATORIAMENTE de vencer o Boavista... e o Rio Ave perdeu a oportunidade de se fixar no 1º lugar contra o Arouca. Já não há jogos fáceis, convençam-se disso.
João Afonso é um bom central, mas tem uma fraqueza que será difícil de melhorar: é lento. Bolas nas costas e é um Deus nos acuda. Pode compensar como bom sentido posicional que demonstra e por outro lado sai muito bem a jogar com a bola. O centro para o Tomané, que assiste para golo é dele.
O Cícero é neste momento talvez um dos melhores PL do campeonato. Muito forte e extremamente rápido. Felizmente para nós peca um pouco na finalização...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Todas as equipas acabam por ter resultados menos bons e o Vitória não foge à regra. Serve como lição e alerta para o futuro.