segunda-feira, setembro 15, 2014

O Nosso 14

Numa análise mais detalhada aos jogadores do Vitória autores de mais uma bela exibição.
Douglas: A classe habitual. Fez bem feito tudo que tinha para fazer. No penalti o mérito é de Jackson Martinez.
Bruno Gaspar: Uma estreia difícil perante o melhor jogador do Porto (Brahimi) que lhe deu muito trabalho. Mostrou qualidade mas também aspectos a corrigir no posicionamento. Nota positiva.
João Afonso: Bela exibição. "Secou" por completo Jackson e ainda podia ter feito um golo se tem ido ao lance com mais convicção. Uma aposta ganha.
Defendi: Liderou a defesa com a tranquilidade habitual. Um jogador decisivo neste novo Vitória.
Traoré: Bem a a defender, bem a atacar embora condicionado pelo valor do adversário. Alguém se lembra de Addy? Acho que não.
Cafu: Um dos trincos presentes neste jogo pertence ao Real Madrid! Não é Cafu? Quem diria. Uma excelente exibição a barrar caminhos, a recuperar bolas, a transmitir garra. Vai brilhar alto nesta Liga.
André André: Não sabe jogar mal mas, em contrapartida, sabe jogar muito bem. Foi o que ontem fez. Mais uma vez um jogador decisivo no nosso modelo de jogo. Espera-se que o próximo seleccionador não seja tão incompetente como o que acaba de sair.
Bernard: Só abre a boca de espanto quem não o conhecia da equipa B. Mesmo assim é louvável que aos 19 anos já jogue com a maturidade e desenvoltura com que o vem fazendo nesta Liga. Seja com com o Gil Vicente seja com o Porto. Atente-se na classe serena com que marcou o penalti. Já é uma das figuras do campeonato. E ainda estamos no principio.
Hernâni: Fez uma exibição intermitente. Com altos e baixos mas sem desequilibrar como tem conseguido noutras ocasiões. Há dias assim e o adversário também não era fácil.
Tomané: Um bom jogo ganhando muitas bolas e dando imenso trabalho aos centrais portistas. Pena a falta de pontaria nas duas oportunidades que teve de visar a baliza.
Caiado: A exibição menos conseguida no "onze" vitoriano. Melhor a ajudar em tarefas defensivas do que a atacar. Teve um lance de golo mas rematou precipitadamente.Um jogador a rever.
Gui: Entrou bem no jogo. Desinibido, atrevido até, desassossegou a defesa do Porto. Deixou boas expectativas.
Bruno Alves: Tal como André não sabe jogar mal. E por isso jogou bem. Dando consistência ao meio campo, segurando a bola e temporizando o jogo. Confirma tudo que dele se sabe há pelo menos dois anos. É um jogador de classe que tem na equipa A o seu espaço natural.
Bouba: Entrou para queimar uns segundos e nem deve ter tocado na bola.

Depois Falamos

P.S. No banco ficaram Assis, Josué, Knezevic e Álvez.

6 comentários:

Anónimo disse...

Estou muito contente com a postura e prestação do Vitória em campo, à altura da maturidade das grandes equipas.
Tive algum receio, ainda na primeira parte, que o árbitro Paulo Baptista fosse sério demais e marcasse um castigo máximo sobre João Afonso, também um excelente jogador, por ter feito um agarrão estratégico ao Brahimi quando este seguia isolado na grande área. Felizmente, só me dei conta do agarrão em câmara lenta. Ainda bem que o Douglas estava lá.
De resto, acho que o Sr. Luís Cirilo sabe descrever muito bem a qualidade deste Vitória, de fio a pavio, cuja espinha dorsal, diria à boca cheia, está baseada em cinco jogadores de craveira e destreza acima da média: Hernâni, Cafú, André André, Bernard e Tomané. Se algum deles sair em Janeiro, então concordo com o Sr. Luís Cirilo quando aponta o quarto lugar como prémio de consolação.
Também acho, Sr. Luís Cirilo, que se o Vitória conseguir segurar a tal espinha dorsal até ao final da época e conseguir ganhar o campeonato, poderá negociar a saída destes jogadores na ordem das dezenas de milhões por cada um se as cláusulas de rescisão estiverem projetadas para esta eventualidade, o que eu duvido, dada a surpresa geral na classificação.
Por último, chamo a atenção que este plantel está todo a valorizar-se de jogo para jogo e seria oportuno rever essas mesmas cláusulas de rescisão, no interesse dos jogadores e do Clube, antes que seja tarde demais. Os 90 minutos de ontem poderão ter encarecido todo o potencial do Vitória em pelo menos 20 milhões de euros e disso ninguém fala.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
O segredo do nosso sucesso está em janeiro de 2015 sermos surdos mas não mudos.
Se conseguirmos...o sonho comanda a vida.
Quanto ás renovações tem toda a razão. A começar por Bruno Alves que acaba contrato

Pedro disse...

Caro Cirilo,
O Vitória foi uma agradável confirmação. Estou muito esperançado nesta época. Este teste de fogo passámos com distinção. A equipa bateu-se muito bem, os últimos 10 minutos foram sofríveis, fruto do cansaço e da qualidade do adversário. É injusto destacar algum jogador, por isso opto pelo colectivo. Gostei bastante do que vi. Já tinha saudades de ver o Porto jogar em Guimarães receoso e meio atarantado, como esteve até à pausa aos 30 minutos da primeira parte.
Desculpe a linguagem mas tenho de o dizer fruto desta intoxicação que vemos contra o árbitro por paineleiros, jornalistas e afins afectos ao Porto: Ouvir benfiquistas e portistas a queixarem-se de arbitragem é o mesmo que ouvir um pedófilo a queixar-se que lhe foram ao cu. Haja vergonha!
Cumprimentos,
Pedro

Rui Cordeiro da Silva disse...

Caro Luís,
Excelente jogo e excelente análise.
Gostei de ver o estádio quase cheio...Mas gostava ainda mais de ter estado lá! Isto de ver um jogo destes a milhares de quilómetros através da net dá um sofrimento danado!
Addy??? Não me lembro. Quem era esse? :)
Espero que com um adversário menos complicado como o da próxima jornada, possamos voltar aos triunfos e continuar a encher o estádio e a mostrar que em Guimarães estamos a criar uma grande equipa que nos irá dar ainda muitas mais alegrias!

Anónimo disse...

Gostaria também de ver a sua análise ao comportamento do treinador.
Quanto aos jogadores, que o Cafu ainda vai melhorar muito. Acima de tudo parece-me que se perder 3 ou 4 kg e ganhar mais agilidade vai evoluir tremendamente.
O Traoré faz-me lembrar o Mohma, muito certinho.
Estamos no bom caminho.

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Estou de acordo consigo.
passaram com distinção o teste e permitem que sonhemos com uma grande época. Mas o campeonato é longo e esse é o outro desafio que se põe a este plantel.
Quanto aos paineleiros e jornalistas é uma batalha que temos de travar.
Caro Rui:
Uma bela equipa que permite algumas ambições. As habituais,ou seja, o quarto lugar.
Temos agora a recepção ao Paços de Ferreira, a ida ao Maritimo e a recepção ao Boavista. Um ciclo que poderá definir muita coisa.
Caro Anónimo:
O trabalho de Rui Vitória está bem evidente no rendimento da equipa.
E por isso concordo que estamos no bom caminho